...e a Natureza vinga-se!
A Fuzeta, uma freguesia de Olhão, banhada pela Ria Formosa, teve uma ilha que foi considerada uma das melhores e mais bonitas desta Ria. Muita gente de fora a escolhia para as suas férias de Verão, entre elas o Zeca Afonso (com ligações familiares à via por vias da Zélia, sua mulher) pois estava ao alcance de uma travessia de barco de 10 minutos..
Acontece que a ganância e a estupidez humana deram cabo da ilha, ao construírem, desalmadamente,casas de alvenaria, barracas , cafés e o diabo a sete... até que a Natureza começou, ano após ano, a comer o areal. No ano passado , na última maré viva, o pouco que restava de pé, foi-se,assim como a maior parte do areal.
Agora andam a dragar a ria e a aumentar a ilha com dunas que vão fazendo, artificialmente, com a colocação de areia...Será que ainda vamos a tempo? A ilha de Faro também praticamente já não existe. E isto tudo, porque alguns quiseram ser mais do que os outros e terem uma casa de férias numa zona onde o bom senso dizia para não se fazerem construções...mas até prédios de 2 andares fizeram...
Deixo-vos aqui 4 das fotografias que tirei ontem, na Fuzeta, do lado de cá da Ria .
Fotografias de Em@
©