Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Love Birds - Periquitos - E o St Valentine's Day

Fotografia de Em@
©


É nas mãos
que guardo os cheiros
do teu corpo

- barco vogando nas marés
de todas as madrugadas,
desta casa rente ao mar -
e
é com elas
que planto
as oliveiras do nosso jardim.
o sol,
esse guardo-o nos olhos,
para que nos aqueça
os ossos
no Inverno
do nosso futuro.

Em@

*

Hoje festeja-se ,essencialmente, de uma forma comercial, "O Dia Dos Namorados" ,ou o "St. Valentine's Day", uma festividade importada dos países Anglo-Americanos.
Os periquitos ou Love birds, como são conhecidos nos EUA, são um símbolo deste dia.
Como é fácil de ver, eu amo animais e dentro destes a minha preferência vai para os cães, gatos e pássaros. Mas gosto dos pássaros em liberdade. Um dia poderei contar-vos a minha experiência com um periquito branco, que andava em liberdade pela minha casa e que se chamava Anacleto. E de um pato que me adoptou como mãe quando eu era criança.
Mas agora quero falar-vos destes dois periquitos que acabei de postar. São de uma grande amiga minha, mãe de uma amiga que me acompanha desde os 14 anos.
Pois estes periquitos vivem em liberdade numa marquise. Têm 2 ramos para se exercitarem voando de um para o outro e lá vivem felizes.
Por acaso, desta vez não consegui fotografá-los aos beijinhos, o que foi pena.
Às vezes aventuram-se para a cozinha e a sala, mas basta a dona agitar um pano do pó ou de louça que eles voltam logo para o seu ambiente.
Nem sempre é preciso ter os passarinhos engaiolados...

Sejam felizes então, hoje e nos outros dias também, quer tenham ou não namorado(a).



19 comentários:

  1. Maravilha, minha querida Ema!
    Eu, que também adoro passarinhos, e quero vê-los livres, fiquei encantada!
    Você me fez lembrar Dona Zica, vizinha do sítio de minha amiga Regina, que tem sempre um bando de beija-flores revoando por dentro de sua casa.
    Ela lhes oferece água com açúcar num bebedouro. Uma das avezinhas, a menor de todas, costuma reclamar para a dona da casa, quando as maiores não lhe dão oportunidade de alimentar-se: fica voando bem pertinho do rosto dela.
    Bem, amiga, se me der corda não paro mais...
    Parabéns pela encantadora postagem!
    Abraço da
    Zélia

    ResponderEliminar
  2. Também gostaria de os ver aos beijinhos e gostei da tua mensagem...principalmente a da Liberdade!!!

    Feliz dia para ti

    ResponderEliminar
  3. Em@,
    Adorei o poema. Lindíssimo. Basta falar de Sol, de mar, de barcos e de oliveiras para me sentir em casa. Adorei a explicação sobre o dia dos namorados e a história do periquitos.
    Sou um bocado avesso a comemorações de dias disto ou daquilo, quando o que é importante é que todos os dias fossem disto ou daquilo. Acho um aproveitamento comercial ilegítimo que traz consigo um diploma de menoridade intelectual a todos aqueles que participam nestas campanhas. Mas a vida é o que é. Vivam os periquitos em semi-liberdade e os seus beijinhos.
    Beijinhos também para ti.
    Caldeira

    ResponderEliminar
  4. Gostei!
    Sê feliz sempre, amiga!
    Beijinho de chicoronha.

    ResponderEliminar
  5. Olááá,

    Há um namoro permanente entre aqueles que se amam; tal quais dois pássaros se beijando, há sempre um rodopiar de partilhas carinhosas mesmo nas mais pequeninas coisas do dia a dia. Tão simples como isso, é justamente o que materializa o amor.

    Mas o seu poema é muitíssimo belo e não só, igualmente muitíssimo profundo, no plano em que expressa o sentimento do amor, justamente o da partilha encantada do quotidiano.

    A Ema está de veia criativa aberta em enxurrada. Deliciado, o leitor agradece.

    A paz esteja convosco,
    Luís

    ResponderEliminar
  6. PS

    Desculpe, mas um telefonema interrompeu-me.

    o sol,
    esse guardo-o nos olhos,
    para que nos aqueça
    os ossos
    no Inverno
    do nosso futuro."

    Uma preciosidade.

    Bem-haja por ela.

    Luís

    ResponderEliminar
  7. Zélia,
    eu gosto mesmo da partilha pelo que pode continuar a falar eheheh
    essa dos beija-flor é interessantíssima. eu aqui deixo sempre no meu jardim comida e água para os passarinhos e tenho 2 casinhas, mas ainda nenhum quis nidificar lá. :( mas os passarinhos que me aparecem são s+o os pardais , gaivotas e pombos. bem que eu gostava de ter um melro ou um beija-flor.
    beijo, Zélia e muito obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  8. Pedras, que os ventos soprem de feição para todos nós.livres , sim!
    beijo

    ResponderEliminar
  9. Zé,
    eu também acho que não deveria haver um dia comemorativo disto e daquilo. contudo , se os há é porque houve a necessidade de se chamar a atenção para determinados problemas sociais e/ou mundiais e consciencializar todos sobre eles.
    só que atrás disso vem o marketing, o lucro, o folclore...
    se a humanidade toda tomasse consciência de que todos os dias do ano deveriam ser disto ou daquilo, não precisaríamos de um dia (só) comemorativo.
    na escola nós comemoramos as festividades de cada país das línguas que se estudam e muitas vezes dos países dos alunos que frequentam a escola, e o St Valentine´s tem que ser trabalhado.
    obrigada por teres gostado.
    beijo

    ResponderEliminar
  10. Didium, Dudú, minha querida!
    que bom que vieste até cá. nem imaginas as saudades que tenho tido tuas.
    desejo-te dias felizes todos os dias!
    beijinhos de chicoronha (sempre)!

    ResponderEliminar
  11. Luís,
    por acaso até tenho andado a viver um bocado para dentro. há sempre períodos assim e que depois dão origem a mais coisas.
    fico contente que tenha gostado.
    paz e saúde.
    Em@

    ResponderEliminar
  12. Eu também gostei. E sejam todos felizes, hije e sempre.
    Beijocas especiais para ti e para a Dudú, que já anda a rapiocar na blogosfera... qual passarinho batendos as asas...

    ResponderEliminar
  13. Adoro passarinhos, deixaste-nos uma bela mensagem a "liberdade" acompanhado de um belo poema.

    Infelizmente tenho pássaros engaiolados e não tenho hipotese de os ter de outra forma, também me entristece saber que estão presos...enfim...cuido-lhes o melhor que consigo...

    Beijinho doce :-), Em@!

    ResponderEliminar
  14. Essa foto está divina e seu texto condiz com ela.

    Querida Em@,em qualquer dia ou em qualquer ocasião , você tem sempre algo encantador que nos deixa feliz.
    Obrigada. Beijos.

    ResponderEliminar
  15. Fico contente que tenhas gostado, Miga.
    saudades da nossa Dudú, temos e muitas, num é?
    não tarda nada e ela está aqui como dantes.
    Entonces um beijinho para ti e sê feliz em todos os dias do resto da tua vida.
    muaaaaaaaaaak.

    ResponderEliminar
  16. Andy,
    eu sei que sim, que tratas os teus passarinhos o melhor que podes e sabes.
    mas eu não consigo vê-los em gaiolas. talvez porque em casa dos meus pais sempre tivessem existido viveiros enormes, onde o meu pai coleccionava pássaros de todas as espécies e feitios...para mim era uma dor d'alma. e para +, por causa dos pássaros, engaiolados, nunca pude ter um gato :(
    agora o que eu queria mesmo, era ter um melro a cantar-me à janela, ou aqui no meu pátio. que me viesse visitar todos os dias.era uma felicidade e tanto!
    beijo doce, docinho.

    ResponderEliminar
  17. Minha querida Gizelda,
    fico contente por lhe proporcionar algo bom. nem que seja só um bocadinho.
    beijo no coração

    ResponderEliminar
  18. o poema é de um encantamento ímpar, sugestivo de imagens,


    beijo

    ResponderEliminar