Muito haveria a dizer sobre o Egipto que também faz parte da nossa História; afinal, foi lá que Moisés foi criado como um filho de princesa e foi de lá que partiu com a liberdade do povo em que se reconheceu e em nome de quem veio a renovar a Aliança em que se fundamentaram os Mandamentos que ainda hoje reconhecemos e nos servem de guia. Para além de outras história das mais belas que há, como a de José é apenas um exemplo.
Pois bem, há que clamar pela democracia para esse povo que já na nossa era se islamizou e confundiu numa mescla desse mundo antigo com a nova cultura que os árabes lhe levaram. Seria uma pequena dádiva para o Mundo se aí vingasse uma sociedade aberta e democrática, mas eu, pessoalmente, receio que não seja isso que venha a resultar de todo este movimento que agora agita aquele país.
Só lamento não ter tempo para desenvolver esta ideia e conversar consigo a esse respeito, mas a verdade é que tenho que me apressar pois sigo para um concerto de Prokofiev, na Gulbenkian. Enfim, delícias de meio da semana de trabalho.
E assim me vou, deixando com sempre os votos para uma noite em paz Luís
Ai Luís, um concerto no meio de uma semana de trabalho é ouro sobre azul. mas a sua pressa foi tanta que postou o seu comentário no post errado.:S Pobre desta criança, que atrevendo-se aos 3 anos, a ler números "grandes" não foi devidamente apreciada por si. e eu tenho a certeza, que isso só não aconteceu ,por causa da pressa e do Prokofiev...;) Quanot ao resto, pois receios também eu tenho, e muitos , mas agora apetece-me ter Esperança! bom concerto, Luís. Paz e saúde.
Olá querida Ema, É de facto espantoso!...Mas a Srª. Prof. não considera que ser-se sobredotado pode ser muito problemático? Infelizmente a sociedade é malévola nestes casos e o menino é realmente fantástico, resta saber como chegou aí com três anos! Beijos Manuela
Um encanto....que orgulho daquela família... Alentejano ou não...são tres aninhos de inteligência que nos espanta... Fizeram um vídeo tão pequeno!!!!!.... Beijo
Vejo que me enganei; como sempre, a pressa é má conselheira. Espero estar desculpado por isso.
Mas é claro que aprecio a inteligência destas crianças; há muitas assim, muito mais do que normalmente imaginamos. O ser humano é prodigioso, para o bem e para o mal e isso é justamente uma das bases que podemos apontar à falta de sentido prático -sem qualquer juízo de natureza moral que não decorre da realidade dos factos- para o mundo de injustiça social em que vivemos. A questão está em compreender como é que havendo tão poucos seres humanos com acesso a uma vida que lhes permita tirar amplo parido da sua inteligência individual, conseguimos, apesar disso, enquanto espécie, ter chegado tão longe quanto o é o patamar de termos conseguido enviar máquinas para lá do sistema solar, para viajarem pelo espaço inter-sideral até que os materiais de que são feitas se desfaçam, por este ou aquele motivo, ou sejam capturados por outras inteligências que seguramente existirão por esse Universo fora.
Enfim, malhas de um mundo em que apesar de toda essa inteligência, o Homem, essa espécie tão bizarra, continua a ser predador de outros homens sem que lhes reconheça a centelha de dignidade com que todos nascemos.
Mas estes meninos podem servir-nos para isso, para pensarmos quão injusto é um mundo que deixa de fora tanta gente capaz de lhe conferir acréscimos que poderíamos utilizar para benefício de todos. É a vida e no entanto temos esse valor de que me falou a propósito do comentário sobre a situação no Egipto; a esperança, a esperança Ema, neste caso, em dias em que todos os meninos do mundo possam gozar das oportunidades de deixarem que a inteligência se revele e as outras inteligências mais velhas os saibvam conduzir para que isso se faça em prol da felicidade do próprio e do seu semelhante, em geral.
Um concerto para piano de Grieg e o "Alexandre Nevski" do Prokofiev são sempre momentos de tocarmos as estrelas com a alma e quando temos uma pianista de primeiro plano mundial -uma chinesa de que neste momento não tenho presente o nome- e uma orquestra e coro do mesmo quilate, com o cenário de uma enorme montra virada para um jardim... Aí estamos numa daquelas ocasiões em que nos é fácil compreender o quanto a vida é bela.
AC, também eu. e sabendo como nós sabemos que os sobredotados também precisam de acompanhamento especializado porque se isso não acontecer , perdem-se e podem vir a ser tão marginalizados e/ou marginais como os outros, que têm de menos o que este tem de mais, até estremeço só de pensar no seu futuro. espro que ele tenha uns pais e professores que estejam despertos para esta questão.
Manú: o comentário que deixei para o AC, responde à pergunta que me fazes. esperemos que este menino não seja olhado pelos como um fenómeno circense e à custa de quem se pode ganhar algum dinheiro. é que estas coisas ddos sobredotados pode virar o bico ao prego e depois ser um graaaaaande problema. só desejo mesmo que ele consiga fazer uso das suas inteligências para bem dele e de todos nós.
ibel, não conheço o menino. foi um amigo que me mandou o vídeo. ______ claro que pode ser. eu espero. as minhas obras estão em stand by. o resto não pode ser feito com chuva. mas já vou vendo luz ao fundo do túnel. beijo no coração
Em defesa do Ambiente. Em defesa da Terra. Em defesa do Universo.
Campanha
Paz Para A Palestina
Campanha
Solidariedade Com O Povo Saharaui
Campanha
Na compra do livro ajuda a Regaço que apoia crianças em risco...
2010 - Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social
"É proíbida a entrada a quem não estiver espantado de existir." José Gomes Ferreira
Viva A Diversidade
As Minhas Raízes
ÁFRICA
Reticências
"As reticências são os três primeiros passos do pensamento que continua por conta própria o seu caminho..."
Mário Quintana
Exílio
"Quando a pátria que temos não a temos
Perdida por silêncio e por renúncia
Até a voz do mar se torna exílio
E a luz que nos rodeia é como grades."
Sophia de Mello Breyner Andresen
Nos teus olhos
"É nos teus olhos que o mundo inteiro cabe, mesmo quando as suas voltas me levam para longe de ti; Nuno Júdice
Vazio
"A mãe reparou que o menino
gostava mais do vazio
do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores
e até infinitos.”
Manoel de Barros
Poema do Contra
"Todos estes que aí estão atravancando o meu caminho, eles passarão. Eu passarinho!" Mario Quintana
Quando Eu Morrer
"Quando eu morrer voltarei para buscar
os instantes que não vivi junto ao mar."
Sophia de Mello Breyner Andresen
Quem
"...Quem nos deu asas para andar de rastos?
Quem nos deu olhos para ver os astros
Sem nos dar braços para os alcançar?!..." Florbela Espanca
Livro
"O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive." Vieira, António (Padre)
Palavras
"As palavras não dizem tudo quanto é preciso. Diriam mais, talvez, se fossem asas." José Saramago
Escrever
"Escrever é fácil: começas com uma letra maiúscula e terminas com um ponto final. No meio colocas as ideias." Pablo Neruda
Dúvida
"Duvido, portanto penso."
Fernando Pessoa
Sabedoria Africana
Ter sempre pressa não impede a morte, tal como ter vagar não nos impede de viver."
Provérbio Escandinavo
"Visite os seus amigos com frequência. O mato cresce depressa em caminhos pouco percorrido."
Trabalho
"O homem não nasceu para trabalhar, mas para criar."Professor Agostinho da Silva
Futuro
"O Futuro é a solidão por estrear." José Agualusa in Barroco Tropical
Poeta
"Quando já não havia outra tinta no mundo, o poeta usou do seu próprio sangue. Não dispondo de papel, ele escreveu no próprio corpo. Assim, nasceu a voz, o rio em si mesmo ancorado. Como o sangue: sem voz nem nascente."
Mia Couto
Talvez poema
"(...) Osamigosnãomorrem
somosnósquemorremos namortedeles"
Jad
Sensibilidade
"A sensibilidade é a pele da alma..." Miguel Loureiro
Sentidos
"Nós temos cinco sentidos: são dois pares e meio de asas.- Como quereis o equilíbrio?" David Mourão-Ferreira
"Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira. O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos. Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos." Martin Luther King
"To see a world in a grain of sand, and heaven in a wild flower... hold infinity in the palm of your hand, and eternity in an hour." William Blake
Caos
"É preciso muito caos interior para se poder parir uma estrela que dança." Nietzsche
Quase
"Quem quase morre ainda vive. Quem quase vive já morreu." Luís Fernando Veríssimo
O valor das coisas
"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". Fernando Pessoa
Playing For Change
“Behind the storms of daily conflict, crisis and struggle, it is the artist, and the poet and the musician that continues the quiet work of the centuries, building bridges of experience between peoples, and reminding us the universality of our feelings, desires, and despairs, and reminding us that the forces that unite are deeper than those that divide.”
E eu também.
ResponderEliminarOlááá, Ema
Muito haveria a dizer sobre o Egipto que também faz parte da nossa História; afinal, foi lá que Moisés foi criado como um filho de princesa e foi de lá que partiu com a liberdade do povo em que se reconheceu e em nome de quem veio a renovar a Aliança em que se fundamentaram os Mandamentos que ainda hoje reconhecemos e nos servem de guia. Para além de outras história das mais belas que há, como a de José é apenas um exemplo.
Pois bem, há que clamar pela democracia para esse povo que já na nossa era se islamizou e confundiu numa mescla desse mundo antigo com a nova cultura que os árabes lhe levaram. Seria uma pequena dádiva para o Mundo se aí vingasse uma sociedade aberta e democrática, mas eu, pessoalmente, receio que não seja isso que venha a resultar de todo este movimento que agora agita aquele país.
Só lamento não ter tempo para desenvolver esta ideia e conversar consigo a esse respeito, mas a verdade é que tenho que me apressar pois sigo para um concerto de Prokofiev, na Gulbenkian. Enfim, delícias de meio da semana de trabalho.
E assim me vou, deixando com sempre os votos para uma noite em paz
Luís
Ai Luís,
ResponderEliminarum concerto no meio de uma semana de trabalho é ouro sobre azul.
mas a sua pressa foi tanta que postou o seu comentário no post errado.:S
Pobre desta criança, que atrevendo-se aos 3 anos, a ler números "grandes" não foi devidamente apreciada por si. e eu tenho a certeza, que isso só não aconteceu ,por causa da pressa e do Prokofiev...;)
Quanot ao resto, pois receios também eu tenho, e muitos , mas agora apetece-me ter Esperança!
bom concerto, Luís.
Paz e saúde.
Tchiiii, Ema, estou sem palavras!
ResponderEliminarEspero que o miúdo não se perca nas contradições do nosso sistema.
Beijo :)
Olá querida Ema,
ResponderEliminarÉ de facto espantoso!...Mas a Srª. Prof. não considera que ser-se sobredotado pode ser muito problemático? Infelizmente a sociedade é malévola nestes casos e o menino é realmente fantástico, resta saber como chegou aí com três anos!
Beijos
Manuela
Quem é o menino em@? Teu amiguinho? Inteligente e com uns olhos de quem interroga.
ResponderEliminarPs.Ainda com a casa em pantagens e montões te testes para corrigir. Só mais um «cadinho».Pode ser?
Beijinho
Um encanto....que orgulho daquela família...
ResponderEliminarAlentejano ou não...são tres aninhos de inteligência que nos espanta...
Fizeram um vídeo tão pequeno!!!!!....
Beijo
Fofíssimo!
ResponderEliminarE gosta do que faz!...
Beijos, em@
Olááá,
ResponderEliminarVejo que me enganei; como sempre, a pressa é má conselheira. Espero estar desculpado por isso.
Mas é claro que aprecio a inteligência destas crianças; há muitas assim, muito mais do que normalmente imaginamos. O ser humano é prodigioso, para o bem e para o mal e isso é justamente uma das bases que podemos apontar à falta de sentido prático -sem qualquer juízo de natureza moral que não decorre da realidade dos factos- para o mundo de injustiça social em que vivemos. A questão está em compreender como é que havendo tão poucos seres humanos com acesso a uma vida que lhes permita tirar amplo parido da sua inteligência individual, conseguimos, apesar disso, enquanto espécie, ter chegado tão longe quanto o é o patamar de termos conseguido enviar máquinas para lá do sistema solar, para viajarem pelo espaço inter-sideral até que os materiais de que são feitas se desfaçam, por este ou aquele motivo, ou sejam capturados por outras inteligências que seguramente existirão por esse Universo fora.
Enfim, malhas de um mundo em que apesar de toda essa inteligência, o Homem, essa espécie tão bizarra, continua a ser predador de outros homens sem que lhes reconheça a centelha de dignidade com que todos nascemos.
Mas estes meninos podem servir-nos para isso, para pensarmos quão injusto é um mundo que deixa de fora tanta gente capaz de lhe conferir acréscimos que poderíamos utilizar para benefício de todos. É a vida e no entanto temos esse valor de que me falou a propósito do comentário sobre a situação no Egipto; a esperança, a esperança Ema, neste caso, em dias em que todos os meninos do mundo possam gozar das oportunidades de deixarem que a inteligência se revele e as outras inteligências mais velhas os saibvam conduzir para que isso se faça em prol da felicidade do próprio e do seu semelhante, em geral.
Um concerto para piano de Grieg e o "Alexandre Nevski" do Prokofiev são sempre momentos de tocarmos as estrelas com a alma e quando temos uma pianista de primeiro plano mundial -uma chinesa de que neste momento não tenho presente o nome- e uma orquestra e coro do mesmo quilate, com o cenário de uma enorme montra virada para um jardim... Aí estamos numa daquelas ocasiões em que nos é fácil
compreender o quanto a vida é bela.
Suponho que teria gostado tanto quanto eu gostei.
Uma noite de paz, é o que lhe desejo
Luís
AC, também eu.
ResponderEliminare sabendo como nós sabemos que os sobredotados também precisam de acompanhamento especializado porque se isso não acontecer , perdem-se e podem vir a ser tão marginalizados e/ou marginais como os outros, que têm de menos o que este tem de mais, até estremeço só de pensar no seu futuro.
espro que ele tenha uns pais e professores que estejam despertos para esta questão.
abreijo
Manú:
ResponderEliminaro comentário que deixei para o AC, responde à pergunta que me fazes.
esperemos que este menino não seja olhado pelos como um fenómeno circense e à custa de quem se pode ganhar algum dinheiro. é que estas coisas ddos sobredotados pode virar o bico ao prego e depois ser um graaaaaande problema.
só desejo mesmo que ele consiga fazer uso das suas inteligências para bem dele e de todos nós.
cliquei antes de te dixar o meu beijo...foi sem intenção: muaaaaaaaaack!
ResponderEliminaribel,
ResponderEliminarnão conheço o menino. foi um amigo que me mandou o vídeo.
______
claro que pode ser. eu espero. as minhas obras estão em stand by. o resto não pode ser feito com chuva. mas já vou vendo luz ao fundo do túnel.
beijo no coração
corrigindo no 2º comentário/resposta à manú:
ResponderEliminardEixar! nunca mais aprendo a não ser speedada.
desculpem lá ehehehe
Andrarte:
ResponderEliminarsó espero que ele tenha o acompanhamento que merece e não se perca...como tantos outros sobredotados.
beijo
Gizelda,
ResponderEliminaré mesmo uma fofura.esperemos que não se perca por falta de acompanhamento ou por excesso de exposição.
beijo