Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Inteligências...múltiplas!

.
...ou uma criança sobredotada do Alentejo profundo.
.

.
Nota:
Obrigada, Guida!

15 comentários:

  1. E eu também.

    Olááá, Ema

    Muito haveria a dizer sobre o Egipto que também faz parte da nossa História; afinal, foi lá que Moisés foi criado como um filho de princesa e foi de lá que partiu com a liberdade do povo em que se reconheceu e em nome de quem veio a renovar a Aliança em que se fundamentaram os Mandamentos que ainda hoje reconhecemos e nos servem de guia. Para além de outras história das mais belas que há, como a de José é apenas um exemplo.

    Pois bem, há que clamar pela democracia para esse povo que já na nossa era se islamizou e confundiu numa mescla desse mundo antigo com a nova cultura que os árabes lhe levaram. Seria uma pequena dádiva para o Mundo se aí vingasse uma sociedade aberta e democrática, mas eu, pessoalmente, receio que não seja isso que venha a resultar de todo este movimento que agora agita aquele país.

    Só lamento não ter tempo para desenvolver esta ideia e conversar consigo a esse respeito, mas a verdade é que tenho que me apressar pois sigo para um concerto de Prokofiev, na Gulbenkian. Enfim, delícias de meio da semana de trabalho.

    E assim me vou, deixando com sempre os votos para uma noite em paz
    Luís

    ResponderEliminar
  2. Ai Luís,
    um concerto no meio de uma semana de trabalho é ouro sobre azul.
    mas a sua pressa foi tanta que postou o seu comentário no post errado.:S
    Pobre desta criança, que atrevendo-se aos 3 anos, a ler números "grandes" não foi devidamente apreciada por si. e eu tenho a certeza, que isso só não aconteceu ,por causa da pressa e do Prokofiev...;)
    Quanot ao resto, pois receios também eu tenho, e muitos , mas agora apetece-me ter Esperança!
    bom concerto, Luís.
    Paz e saúde.

    ResponderEliminar
  3. Tchiiii, Ema, estou sem palavras!
    Espero que o miúdo não se perca nas contradições do nosso sistema.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  4. Olá querida Ema,
    É de facto espantoso!...Mas a Srª. Prof. não considera que ser-se sobredotado pode ser muito problemático? Infelizmente a sociedade é malévola nestes casos e o menino é realmente fantástico, resta saber como chegou aí com três anos!
    Beijos
    Manuela

    ResponderEliminar
  5. Quem é o menino em@? Teu amiguinho? Inteligente e com uns olhos de quem interroga.

    Ps.Ainda com a casa em pantagens e montões te testes para corrigir. Só mais um «cadinho».Pode ser?

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Um encanto....que orgulho daquela família...
    Alentejano ou não...são tres aninhos de inteligência que nos espanta...
    Fizeram um vídeo tão pequeno!!!!!....
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Fofíssimo!

    E gosta do que faz!...

    Beijos, em@

    ResponderEliminar
  8. Olááá,

    Vejo que me enganei; como sempre, a pressa é má conselheira. Espero estar desculpado por isso.

    Mas é claro que aprecio a inteligência destas crianças; há muitas assim, muito mais do que normalmente imaginamos. O ser humano é prodigioso, para o bem e para o mal e isso é justamente uma das bases que podemos apontar à falta de sentido prático -sem qualquer juízo de natureza moral que não decorre da realidade dos factos- para o mundo de injustiça social em que vivemos. A questão está em compreender como é que havendo tão poucos seres humanos com acesso a uma vida que lhes permita tirar amplo parido da sua inteligência individual, conseguimos, apesar disso, enquanto espécie, ter chegado tão longe quanto o é o patamar de termos conseguido enviar máquinas para lá do sistema solar, para viajarem pelo espaço inter-sideral até que os materiais de que são feitas se desfaçam, por este ou aquele motivo, ou sejam capturados por outras inteligências que seguramente existirão por esse Universo fora.

    Enfim, malhas de um mundo em que apesar de toda essa inteligência, o Homem, essa espécie tão bizarra, continua a ser predador de outros homens sem que lhes reconheça a centelha de dignidade com que todos nascemos.

    Mas estes meninos podem servir-nos para isso, para pensarmos quão injusto é um mundo que deixa de fora tanta gente capaz de lhe conferir acréscimos que poderíamos utilizar para benefício de todos. É a vida e no entanto temos esse valor de que me falou a propósito do comentário sobre a situação no Egipto; a esperança, a esperança Ema, neste caso, em dias em que todos os meninos do mundo possam gozar das oportunidades de deixarem que a inteligência se revele e as outras inteligências mais velhas os saibvam conduzir para que isso se faça em prol da felicidade do próprio e do seu semelhante, em geral.

    Um concerto para piano de Grieg e o "Alexandre Nevski" do Prokofiev são sempre momentos de tocarmos as estrelas com a alma e quando temos uma pianista de primeiro plano mundial -uma chinesa de que neste momento não tenho presente o nome- e uma orquestra e coro do mesmo quilate, com o cenário de uma enorme montra virada para um jardim... Aí estamos numa daquelas ocasiões em que nos é fácil
    compreender o quanto a vida é bela.

    Suponho que teria gostado tanto quanto eu gostei.

    Uma noite de paz, é o que lhe desejo
    Luís

    ResponderEliminar
  9. AC, também eu.
    e sabendo como nós sabemos que os sobredotados também precisam de acompanhamento especializado porque se isso não acontecer , perdem-se e podem vir a ser tão marginalizados e/ou marginais como os outros, que têm de menos o que este tem de mais, até estremeço só de pensar no seu futuro.
    espro que ele tenha uns pais e professores que estejam despertos para esta questão.

    abreijo

    ResponderEliminar
  10. Manú:
    o comentário que deixei para o AC, responde à pergunta que me fazes.
    esperemos que este menino não seja olhado pelos como um fenómeno circense e à custa de quem se pode ganhar algum dinheiro. é que estas coisas ddos sobredotados pode virar o bico ao prego e depois ser um graaaaaande problema.
    só desejo mesmo que ele consiga fazer uso das suas inteligências para bem dele e de todos nós.

    ResponderEliminar
  11. cliquei antes de te dixar o meu beijo...foi sem intenção: muaaaaaaaaack!

    ResponderEliminar
  12. ibel,
    não conheço o menino. foi um amigo que me mandou o vídeo.
    ______
    claro que pode ser. eu espero. as minhas obras estão em stand by. o resto não pode ser feito com chuva. mas já vou vendo luz ao fundo do túnel.
    beijo no coração

    ResponderEliminar
  13. corrigindo no 2º comentário/resposta à manú:
    dEixar! nunca mais aprendo a não ser speedada.
    desculpem lá ehehehe

    ResponderEliminar
  14. Andrarte:
    só espero que ele tenha o acompanhamento que merece e não se perca...como tantos outros sobredotados.
    beijo

    ResponderEliminar
  15. Gizelda,
    é mesmo uma fofura.esperemos que não se perca por falta de acompanhamento ou por excesso de exposição.
    beijo

    ResponderEliminar