Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Outro muro

Outro muro
Paulo Condado




Um outro muro de vergonha

O Paulo Condado quer ser investigador e não pode. Por causa da legislação. É um outro muro (de vergonha) que temos que deitar abaixo...como o de Berlim. Esperemos é que não demore tanto tempo .

"O meu nome é Fernando Lobo e sou professor no Departamento de Engenharia
Electrónica e Informática da Universidade do Algarve.Escrevo esta carta aberta para sensibilizar a sociedade portuguesa e apelar para que seja dado apoio a um jovem que tem paralisia cerebral e que concluiu o doutoramento na Universidade do Algarve. O jovem chama-se Paulo Condado. A sua tese de doutoramento é intitulada Quebra de Barreiras de Comunicação para Portadores de Paralisia Cerebral e foi defendida no dia 14/Abr/2009.
O Paulo Condado realizou um trabalho brilhante durante o doutoramento, tendo contribuído de forma significativa para o avanço do estado da arte na área das acessibilidades.
Especificamente, desenvolveu um sistema informático denominado de EasyVoice (disponível gratuitamente através do endereço http://w3.ualg.pt/~pcondado/easyvoice/)
que permite que pessoas com deficiências na fala possam efectuar chamadas telefónicas utilizando uma voz artificial gerada pelo computador.Trata-se do primeiro sistema a nível mundial que permite a comunicação à distância usando síntese de voz.O trabalho foi publicado nas mais conceituadas conferências mundiais na área de Computers and Accessibility e foi alvo dos maiores elogios por parte de cientistas de renome internacional.
A título de exemplo, deixo um apontador para um testemunho dado por Jim Fruchterman a propósito do EasyVoice (ver http://benetech.blogspot.com/2008/07/austria-conference-on-access-technology.html). O artigo que descreve a essência do EasyVoice foi publicado em 2008 na International Conference on Computers Helping People with Special Needs (ICCHP-2008) e pode ser lido em http://w.ualg.pt/~pcondado/papers/easyvoice-icchp2008.pdf
(...)
O sonho do Paulo Condado é poder continuar a fazer investigação na área das acessibilidades,contribuindo assim para a melhoria a vida de muitos deficientes. Actualmente o Paulo Condado não tem trabalho.Tenho feito tudo o que está ao meu alcance para ajudá-lo mas até ao momento não tenho tido sucesso.
(...)
Custa-me ver um jovem tão talentoso não ter oportunidade de colocar em prática os
elevados conhecimentos técnicos que possui. A única coisa que tenho conseguido arranjar para o Paulo são bolsas esporádicas ao abrigo de projectos de investigação. Tratam-se de bolsas com uma duração limitada e que não lhe garantem o mínimo de segurança para o futuro, sendo apenas uma solução de curto prazo. Para agravar a situação, a mãe do Paulo tem tido problemas de saúde graves. Esta situação vem reforçar a necessidade urgente de proporcionar ao Paulo Condado alguma estabilidade financeira.
Apesar do sonho do Paulo ser fazer uma carreira de investigação na área das acessibilidades,está disposto a trabalhar na área da informática em empresas/instituiçoes(de preferência na região do Algarve onde tem o apoio familiar, mas não excluindo a possibilidade de ir para outros locais do país.) O Paulo Condado domina várias áreas da informática, desde a programação, bases de dados, redes de computadores,desenvolvimento de interfaces.
Poderá encontrar informaÇão adicional sobre o Paulo em http://w3.ualg.pt/~pcondado. O seu Curriculum Vitae está disponível em
http://w3.ualg.pt/~pcondado/vitae-pcondado2009.pdf
(...)
Fernando Lobo
fernando.lobo@gmail.com
http://w3.ualg.pt/~flobo
DEEI-FCT, Universidade do Algarve
Campus de Gambelas
8005-139 Faro
27 de Outubro de 2009"

5 comentários:

  1. Eu sei Dudú.Pedi ajuda à nossa Amiga Anabela.Espero pela dica dela porque não sei o que fiz mal...deve ter a ver com o facto do vídeo ser do sapo e não youtube.Sabes como se postam os vídeos do sapo?
    Só espero que o futuro laboral do Paulo perca depressa este cenário escuro, tal como o vídeo aqui! :(

    ResponderEliminar
  2. Estive a experimentar no meu blogue, e o resultado é igual ao teu. Terás de esperar pela Anabela. Depois diz como se faz.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Dudú.Esperemos pois! :)E, claro que te digo,depois, como se faz. Se ela demorar muito ainda escrevo um 'méle' ao Paulo e pergunto-lhe como se faz :)))
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Dudú:
    O Elenáro disse-me para quando abrirmos o vídeo irmos ao personalizar e copiar o link que fez no 'embeded' e colá-lo. Fiz assim e ficou.
    Não consegui contactar com a Anabela. O teleél não serviu de nada :((

    Bj

    ResponderEliminar