Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Poema Com Dedicatória - Pássaro de Fogo

.
Para todos os que precisam de Esperança e Harmonia,
envio o meu pássaro de fogo.



um beijo grande, JB.

6 comentários:

  1. Olááá,

    Numa tarde em que a brisa sussurra nas folhagens a frescura que bem poderíamos designar de revolta pelos incêndios criminosos que pululam por aí, mas isso será outra guerra que não vem à conversa.

    Antes de tudo por nada ter a ver com a harmonia que é um estado de graça interior que se goza e se reconhece ou não, dependendo de cada um na medida em que é pessoal e intransmissível. Como a ela se chega é outra questão, mais complexa do que aparenta, pois não haverá apenas um caminho para o conseguir. Mas estamos sempre a falar de atitudes individuais.

    A esperança é um sentimento que tem tanto de corriqueiro como de estranho, na medida em que teima em surgir mesmo entre aqueles que racionalmente e à primeira vista, nenhum motivo teriam para a sentir.

    E poderia o mundo viver sem ela?
    Não, seria de todo impossível e se nunca aquela os seres humanos a tivessem sentido, das duas uma, ou a Humanidade, tal como a conhecemos, estaria extinta ou no limiar disso ou, em segunda hipótese, seria seguramente diferente da espécie de que somos membros.

    Não sei se um tal sentimento se adquire cedo ou não. Também não sei se está disseminada a consciência do que expressei no parágrafo anterior e devo confessar que raramente tenho pensado a esse respeito e sou praticamente ignorante de leituras em torno de reflexões que sobre o tema tenham sido produzidos, tanto a nível filosófico como literário, quer em outros âmbitos do conhecimento.
    Sei que pessoalmente me defrontei com estes pensamentos quando em relações laborais contactei com situações de pobreza extrema que se materializam no pleno da miséria. Foi aí que aprendi que na expressão mínima esta se reduz à crença de que o dia de amanhã será melhor que o de hoje, a esperança de que o mundo melhore, vá melhorando e foi aí que eu compreendi como a esperança é das molas mais importantes para a continuidade dos Homens neste berlindezinho cósmico, a nossa casinha comum, por enquanto o único lugar que temos para viver.

    E a verdade é que atravessamos tempos cinzentos, céus de chumbo que os rastos precipitados de luz vão rasgando, aqui e ali, prenúncios da tempestade eminente que incendiará as ruas das cidades. E volta a ter peso tonelar a filosofia vernácula que um dia escutei, que do "que outra coisa tem?", concluiu ser "o que resta ao pobre."

    E pronto, já desabafei e como não quero abusar de si e do seu espaço, resta-me desejar-lhe um resto de um dia em paz e harmonia também.

    Luís Gomes

    ResponderEliminar
  2. As tuas palavras, deixam-nos sem palavras:
    ...que o vento eterno espalhe as palavras precisas.

    ResponderEliminar
  3. Luís:
    desabafar faz bem a todos nós. e ajuda-nos a conhecermo-nos melhor e a dar-nos a conhecer aos outros.
    está tudo bem!

    paz e saúde

    ResponderEliminar
  4. Em@...

    apesar das muitas vezes que aqui estive, continuo encantada com a leveza com que você enreda as palavras e em textos tão pequenos produz tanta intensidade.

    parabéns!

    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Gizelda:
    muito obrigada pelo seu carinho.
    um dia gostava de aoprender a falar só com os olhos...
    não sou minimalista, nem tão pouco quero ser muda, mas ,às vezes, ouvir falr/tagarelar...cansa tanto.
    beijo

    ResponderEliminar