Aqui o Zeca já estava muito doente. Morreria 3 anos depois sensivelmente. Como é actualíssimo tudo aquilo que ele dizia naquela altura. Como está de chuva, proponho que o ouçamos e meditemos. Pode ser que algo mude.
Em@, me penitencio pela longa ausência de escrita em teu emapretoebrancoouacores... Mas, como falavas do Zeca, que tive a grande felicidade de conhecer, nada mais tenho a dizer-te senão o te felicitar pelas palavras que dele aqui deixaste e com as quais estou (como sei estarás) de pleno acordo. E, em homenagem a José Afonso (já uma saudade), e aos jovens, que, como tu, e nossos filhos lutam, te deixo o meu consabido poema: Zeca: Na tarde lenta recostavas-te pelos bancos corridos da CGD à Luísa Tody esperando que caísse na tua magra conta alguma pensão ou tença das usualmente concedidas a Famintos de Paz. Ar acossado d’anónimo kosovar a quem são dadas roupas lavadas, sabonetes, pasta de dentes, toalhas, alguns desodorizantes, ousaras soltar teu grito desperto de clarim: ‘Um rio de sangue do peito aberto sai.’ Pague-se-te já agora a paga certa: Se, no fim, caíste, faça-se-te no talhão em que não cabes reflorir das flores vermelhas da madrugada os frescos cravos, pra que para sempre viceje da canção que és a chã certeza. C/ Beijinhos do Angelo Ochoa
Tens razão, Ema, o que ele diz mantém-se actual. A grande diferença é que as coisas estão muitíssimo piores, e as más práticas já se fazem à descarada. Futuro para os jovens de hoje? Qual futuro?
Em tarde de espelhos no solo qu tremem, ondulados, pela carícia de folhas que o vento arrasta sem preocupações de rumo.
É isso mesmo, Ema, vale sempre a pena recordar um homem que nos deu o exemplo de uma vida ética e que para si nada mais quis que a recompensa de uma consciência tranquila.
Em tempos como os actuais em que paree que os únicos valores que contam são os que os números expressam, faz sentido apresentar os rostos da diferença e de pensamentos alternativos em que as pessoas se não resumem a uma conta de deve e haver em que o mais importante são os ganhos que se observam na segunda coluna.
É a Ema que nos convida à inquietação, mesmo à sombra das oliveiras de paz da praça encantadora com nos vai oferecendo, dia a dia.
POIS É EM@...EU OUVI BEM O QUE ELE FALOU NESSA ENTREVISTA...E TENS RAZÃO,MONTES DE RAZÃO...É ACTUALÍSSIMO, SEM TIRAR NEM POR...LAMENTAVELMENTE...PARECE MENTIRA MAS É VERDADE!!!
O Zeca foi um visionário. Teve razão antes do tempo. Era um homem solidário. Foi um lutador contra algumas arbitrariedades da ditadura mas nunca se aproveitou, como outros, que menos fizeram e menos sofreram, logo a seguir ao 25 de Abril. É bom para reflectir em qualquer altura, seja em dia de chuva ou de Sol radiante. Para além das palavras referidas na entrevista, que são actualíssimas, quero recordar aquela "máxima" expressa em canção: "traz um amigo também", para a luta que é preciso travar todos os dias e cada vez com mais intensidade. Beijinho caldeira
Ângelo, cada um sabe de si , mas eu sei que o Ângelo é, sempre, bem vindo cá! obrigada pelo seu testemunho. A ver se o F. se decide a dar algum testemunho das suas vivências com o Zeca! beijinho
Em defesa do Ambiente. Em defesa da Terra. Em defesa do Universo.
Campanha
Paz Para A Palestina
Campanha
Solidariedade Com O Povo Saharaui
Campanha
Na compra do livro ajuda a Regaço que apoia crianças em risco...
2010 - Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social
"É proíbida a entrada a quem não estiver espantado de existir." José Gomes Ferreira
Viva A Diversidade
As Minhas Raízes
ÁFRICA
Reticências
"As reticências são os três primeiros passos do pensamento que continua por conta própria o seu caminho..."
Mário Quintana
Exílio
"Quando a pátria que temos não a temos
Perdida por silêncio e por renúncia
Até a voz do mar se torna exílio
E a luz que nos rodeia é como grades."
Sophia de Mello Breyner Andresen
Nos teus olhos
"É nos teus olhos que o mundo inteiro cabe, mesmo quando as suas voltas me levam para longe de ti; Nuno Júdice
Vazio
"A mãe reparou que o menino
gostava mais do vazio
do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores
e até infinitos.”
Manoel de Barros
Poema do Contra
"Todos estes que aí estão atravancando o meu caminho, eles passarão. Eu passarinho!" Mario Quintana
Quando Eu Morrer
"Quando eu morrer voltarei para buscar
os instantes que não vivi junto ao mar."
Sophia de Mello Breyner Andresen
Quem
"...Quem nos deu asas para andar de rastos?
Quem nos deu olhos para ver os astros
Sem nos dar braços para os alcançar?!..." Florbela Espanca
Livro
"O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive." Vieira, António (Padre)
Palavras
"As palavras não dizem tudo quanto é preciso. Diriam mais, talvez, se fossem asas." José Saramago
Escrever
"Escrever é fácil: começas com uma letra maiúscula e terminas com um ponto final. No meio colocas as ideias." Pablo Neruda
Dúvida
"Duvido, portanto penso."
Fernando Pessoa
Sabedoria Africana
Ter sempre pressa não impede a morte, tal como ter vagar não nos impede de viver."
Provérbio Escandinavo
"Visite os seus amigos com frequência. O mato cresce depressa em caminhos pouco percorrido."
Trabalho
"O homem não nasceu para trabalhar, mas para criar."Professor Agostinho da Silva
Futuro
"O Futuro é a solidão por estrear." José Agualusa in Barroco Tropical
Poeta
"Quando já não havia outra tinta no mundo, o poeta usou do seu próprio sangue. Não dispondo de papel, ele escreveu no próprio corpo. Assim, nasceu a voz, o rio em si mesmo ancorado. Como o sangue: sem voz nem nascente."
Mia Couto
Talvez poema
"(...) Osamigosnãomorrem
somosnósquemorremos namortedeles"
Jad
Sensibilidade
"A sensibilidade é a pele da alma..." Miguel Loureiro
Sentidos
"Nós temos cinco sentidos: são dois pares e meio de asas.- Como quereis o equilíbrio?" David Mourão-Ferreira
"Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira. O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos. Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos." Martin Luther King
"To see a world in a grain of sand, and heaven in a wild flower... hold infinity in the palm of your hand, and eternity in an hour." William Blake
Caos
"É preciso muito caos interior para se poder parir uma estrela que dança." Nietzsche
Quase
"Quem quase morre ainda vive. Quem quase vive já morreu." Luís Fernando Veríssimo
O valor das coisas
"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". Fernando Pessoa
Playing For Change
“Behind the storms of daily conflict, crisis and struggle, it is the artist, and the poet and the musician that continues the quiet work of the centuries, building bridges of experience between peoples, and reminding us the universality of our feelings, desires, and despairs, and reminding us that the forces that unite are deeper than those that divide.”
Em@,
ResponderEliminarme penitencio pela longa ausência de escrita em teu emapretoebrancoouacores...
Mas, como falavas do Zeca, que tive a grande felicidade de conhecer, nada mais tenho a dizer-te senão o te felicitar pelas palavras que dele aqui deixaste e com as quais estou (como sei estarás) de pleno acordo.
E, em homenagem a José Afonso (já uma saudade), e aos jovens, que, como tu, e nossos filhos lutam, te deixo o meu consabido poema:
Zeca:
Na tarde lenta recostavas-te pelos bancos corridos da CGD à Luísa Tody
esperando que caísse na tua magra conta alguma pensão ou tença
das usualmente concedidas a Famintos de Paz.
Ar acossado d’anónimo kosovar a quem são dadas roupas lavadas,
sabonetes, pasta de dentes, toalhas, alguns desodorizantes,
ousaras soltar teu grito desperto de clarim:
‘Um rio de sangue do peito aberto sai.’
Pague-se-te já agora a paga certa:
Se, no fim, caíste, faça-se-te no talhão em que não cabes
reflorir das flores vermelhas da madrugada os frescos cravos,
pra que para sempre viceje da canção que és a chã certeza.
C/
Beijinhos do Angelo Ochoa
Tens razão, Ema, o que ele diz mantém-se actual. A grande diferença é que as coisas estão muitíssimo piores, e as más práticas já se fazem à descarada.
ResponderEliminarFuturo para os jovens de hoje? Qual futuro?
beijo :)
Olááá,
ResponderEliminarEm tarde de espelhos no solo qu tremem, ondulados, pela carícia de folhas que o vento arrasta sem preocupações de rumo.
É isso mesmo, Ema, vale sempre a pena recordar um homem que nos deu o exemplo de uma vida ética e que para si nada mais quis que a recompensa de uma consciência tranquila.
Em tempos como os actuais em que paree que os únicos valores que contam são os que os números expressam, faz sentido apresentar os rostos da diferença e de pensamentos alternativos em que as pessoas se não resumem a uma conta de deve e haver em que o mais importante são os ganhos que se observam na segunda coluna.
É a Ema que nos convida à inquietação, mesmo à sombra das oliveiras de paz da praça encantadora com nos vai oferecendo, dia a dia.
Um Santo Sábado para ela,
Luís
POIS É EM@...EU OUVI BEM O QUE ELE FALOU NESSA ENTREVISTA...E TENS RAZÃO,MONTES DE RAZÃO...É ACTUALÍSSIMO, SEM TIRAR NEM POR...LAMENTAVELMENTE...PARECE MENTIRA MAS É VERDADE!!!
ResponderEliminarESTÁS BONITA NESSA FOTO.TENS DE DAR A CARA...RSRS
BEIJOCAS E BOM DOMINGO
O Zeca foi um visionário. Teve razão antes do tempo. Era um homem solidário. Foi um lutador contra algumas arbitrariedades da ditadura mas nunca se aproveitou, como outros, que menos fizeram e menos sofreram, logo a seguir ao 25 de Abril.
ResponderEliminarÉ bom para reflectir em qualquer altura, seja em dia de chuva ou de Sol radiante. Para além das palavras referidas na entrevista, que são actualíssimas, quero recordar aquela "máxima" expressa em canção: "traz um amigo também", para a luta que é preciso travar todos os dias e cada vez com mais intensidade.
Beijinho
caldeira
Ângelo,
ResponderEliminarcada um sabe de si , mas eu sei que o Ângelo é, sempre, bem vindo cá!
obrigada pelo seu testemunho.
A ver se o F. se decide a dar algum testemunho das suas vivências com o Zeca!
beijinho
AC,
ResponderEliminarpois ... que futuro? mas para todos...e os idosos? e as crianças?
beijinho
Luís, neste momento estou mesmo em paz...vim de um concerto maravilhoso de gente virtuosa,e única. ainda levito!
ResponderEliminarpaz e saúde.
Pedras, ahahah
ResponderEliminarobrigada por gostares do meu semi-perfil.
um dia quem sabe?
beijo
Zé, tem toda a razão. por isso mesmo ele foi único.e felizes daqueles que o conheceram e privaram com ele!
ResponderEliminarbeijinho