Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Comemoração Ao Meu Jeito - 5 de Outubro - Implantação da República

Fotografias de Em@ e I God
©

10 comentários:

  1. Gostei de te rever nesta original fotografia.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. ÉS UMA VAIDOSA...NÃO FOSTE ESPREITAR A FUNDAÇÃO CHAMPALIMAUD?

    BEIJINHOS REPUBLICANOS

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Isso é um dos meus segredos, por enquanto...os meus "até já" estão cheios de de testemunhos das visitas que fiz e faço!

    beijo no coração.

    ResponderEliminar
  5. Este é que é um olhar na tua perspectiva! :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. As imagens contam uma história que é preciso descodificar. Vou tentar fazê-lo com mais tempo. Hoje é só para dizer que voltei e dar um beijinho.
    Sobre a República falaremos daqui a alguns dias.
    Caldeira

    ResponderEliminar
  7. Ora cá estamos nós Em@ para falar do panteão e da República.
    Primeiro o Panteão é obra monárquica aproveitada por muitos republicanos, sem escrúpulos, para a sua feira de vaidades.
    Depois a República. Foi positiva a mudança do regime? Cá para mim tenho muitas dúvidas. Eu sei e tu sabes que a Maçonaria - sociedade secreta, que só por esse facto me dá arrepios -valendo-se da imbecilidade de uns pobres diabos carbonários, conseguiu à custa de muitas mortes, muita violência e muita vingança impor um regime nunca referendado pelo Povo. Logo, ilegal. A Constituição de 1822 deu liberdades individuais e colectivas mas exigia mais responsabilidade dos súbditos. Não estamos aqui a defender o Regime que caiu de podre. Mas, para sermos coerentes, não podemos pactuar com esta pompa e circunstância das apregoadas virtudes da República. Ninguém nos garante que na monarquia não pudessemos estar melhor, quanto à Ética, Honra, Palavra, Respeito, Disciplina, Segurança e outros atributos indispensáveis a uma vida Sã. Mesmo quanto à economia e finanças e até à grande bandeira "a educação" não tenho a certeza de a república tivesse trazido melhorias significativas. Se uma das palavras chave da 1ª República foi a Educação porque é que acabaram com as Escolas móveis das duas últimas décadas da Monarquia?
    Dando de barato que foi bom para o Povo Português e que foi uma atitude patriótica contra o Ultimatum Inglês, porque não se caminhou nessa senda e hoje se vende a Pátria a Bruxelas, aos EUA e até à China, a troco de mais uns cêntimos?
    Quando olho para uma Holanda, Suécia e Reino Unido e até para a Espanha, assolam-me dúvidas quanto à intencionalidade, quanto à validade da mudança do regime em 1910. Mais vergonha tenho da República de 2010.
    Beijinhos
    Caldeira

    ResponderEliminar
  8. Zé, obrigada pelo beijinho e pela gentileza em comunicar o seu regresso. Senti a falta da sua pegada, embora eu também tenha andado p'ró ausente. ;)
    beijo

    ResponderEliminar
  9. Zé,
    obrigada pelo seu comentário e esclarecimentos.
    eu quando olho para um monumento, abstraio-me, a maioria das vezes, de quem foi o seu mandatário.interessa-me como objecto de arte principalmente e, depois, todas as informações servem só para o situar no tempo e contextualizar historicamente. Muito poderíamos falar sobre monarquia/república... de uma coisa eu tenho a certeza. do que eu não gosto mesmo é da injustiça e da ditadura.as monarquias que temos parecem não estar de boa saúde, e as repúblicas também.só espero é que por causa disso não venha daí uma ditadura.O que eu queria mesmo, era a abolição da pobreza, o acesso ao ensino e à saúde de todos nas mesmas condições, que não houvesse tantos sem-abrigos e tantas casas habitáveis fechadas...que não houvesse tantas crianças e idosos institucionalizados. que todos tivessem acesso ao Belo em todas as suas vertentes - porque a vida assim torna-se mais fácil de levar.que não houvesse ganância nem guerras.
    eu sou uma utópica , eu sei.mas já bastam os acidentes genéticos para fazerem da vida das pessoas um inferno. para quê contribuirmos nós para ele?
    Saúde e Paz, Zé, para todos nós e um beijo.

    ResponderEliminar