Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Aminetu Haidar

Sara Ocidental: Aminetu Haidar a caminho do aeroporto
De António Sampaio (LUSA) – Há 15 horas
Arrecife de Lanzarote, Espanha, 17 Dez (Lusa) -- Aminetu Haidar, que cumpriu mais de 32 dias de greve de fome, abandonou hoje, cerca das 21:38 horas, o hospital de Lanzarote, seguindo para o aeroporto desta cidade das Canárias, de onde partirá para El Aaiun.
À saída e numa curta declaração aos jornalistas antes de entrar na ambulância, Aminetu Haidar garantiu que, se não puder seguir para El Aauin, manterá a greve de fome.
Aminetu Haidar seguiu para o aeroporto de Lanzarote, onde embarcará num avião com destino a El Aaiun.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Saara Ocidental
Aminetu Haidar vai regressar a casa
O protesto pacífico surtiu efeito. A activista pela independência do Saara Ocidental que está em greve de fome há 32 dias deverá em breve regressar a casa, depois de ter sido expulsa por Marrocos, revelou o primeiro-ministro espanhol em primeira mão a Pilar del Río, mulher de José Saramago
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=157370&tab=community

Última notícia
Em directo de Lanzarote
Haidar finalmente em casa com os filhos

Aminetu Haidar, em greve de fome há 32 dias, saiu hoje de Lanzarote num avião fretado pelo Governo espanhol, às 22h25 locais (mesma hora de Lisboa) rumo a El Aauin no Sara Ocidental. O Expresso sabe através da mulher do médico que a acompanhou, que Aminetu Haidar já se encontra em casa com os dois filhos.
Haidar recusou regressar a casa numa ambulância, preferindo aguardar a chegada de um carro da família que se deslocou em direcção ao aeroporto de El Aaiun.
O voo que deveria ter efectuado o percurso em 35 minutos, demorou mais uma hora do que o previsto. As razões do atraso não são conhecidas.
As autoridades marroquinas devolveram a Haidar o seu passaporte, que lhe tinha sido confiscado a 13 de Novembro passado, quando a activista saruí foi expulsa pelas autoridades de Rabat.
Segundo informações fornecidas ao Expresso por um elemento da Plataforma de Apoio de Haidar em Lanzarote, o aeroporto e a casa da activista pelos Direitos Humanos estiveram cercados por um alto contingente policial.
Aminetu Haidar, que esteve no hospital da capital Arrecife desde ontem à noite, viajou hoje na companhia da irmã e do seu médico.
Os apoiantes da activista pelos direitos humanos não desmobilizaram de Lanzarote até receberem confirmação de que Haidar está finalmente em casa.
O regresso de Aminetu Haidar só foi possível graças à intervenção diplomática da França e dos EUA. Nos últimos dois dias negociaram com Marrocos os termos da viagem, no entanto, subsistiam dúvidas quanto ao estatuto que seria atribuído a Aminetu à chegada a Marrocos, uma vez que lhe fora retirado o passaporte.
Desde que foi expulsa de El Aaiun, Aminetu Haidar permaneceu no aeroporto em Lanzarote.
http://aeiou.expresso.pt/haidar-finalmente-em-casa-com-os-filhos=f553675


16 comentários:

  1. Blog bonito e cheio de interesse. Sem desprimor, lembra-me outro, há muito encerrado que foi das melhores coisas que vi na blogosfera. Cheguei aqui por acaso, mas fiquei e vim até aqui, preso pelo olhar e depois pelas palavras e o resto das lindezas que este espaço tem. Parabéns por ele.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Rudolfo, pelas suas simpáticas palavras.
    Eu sou nova nestas andanças e o blog só existe desde Out de 2009. Como se chamava o blog a que se refere? Dá ainda para ver?
    Volte sempre, será mum prazer senti-lo por aqui.
    Fique bem

    ResponderEliminar
  3. Olha que engraçado, em cima do acontecimento, como se costuma dizer.
    Não, não dá para ver, está desactivado. Chamava-se “Pequenas Nadas”, creio, há uns bons três anos que está fechado, mas ao contrário do nome, era verdadeiramente uma grande maravilha. Muitíssimo bom, mesmo.
    Felicidades para o seu blog.

    ResponderEliminar
  4. OLá, Luis F.
    Estava a ficar baralhada... O Luís não é o Rudolfo, certo? Coincidência, só...e que coincidência.:)
    Obrigada pela visita.
    Por acaso conheci o "Pequenos nadas", era de uma amiga minha. Muito bom mesmo.
    Só que ela divulgava obras de outros e eu divulgo, essencialmente, o que é feito por mim. Abro algumas excepções.Mas o objectivo deste blog foi sempre postar as minhas "coisas".
    Volte sempre e obrigada pelos votos.

    ResponderEliminar
  5. Podemos então dizer que o mundo é pequeno e assim sendo pode avaliar a opinião que lhe dei. Sem desprimor para o seu blog, é claro.
    São opções e as escolhas que ela fazia eram de um muito bom gosto, sem dúvida alguma.

    Mas o Luís é de facto o Rudolfo, sim, peço desculpa pela confusão. Este último é um pseudónimo com que assino comentários num jornal electrónico e tinha justamente acabado de fazer um que, por acaso não enviei. Mas estava, por isso, na conta google de Rudolfo e só dei conta depois de ler a sua resposta; entretanto tinha-a desligado e por isso entrei novamente já com a conta de Luís F. de A. Gomes que é na verdade, o meu nome. Mais uma vez peço desculpa pelo lapso.

    Boa sorte então, para a apresentação do seu trabalho.

    ResponderEliminar
  6. Tudo bem Luís/Rudolfo.
    E porque poderia ser um desprimor? Não vejo que o facto de o meu blog lhe fazer lembrar outro que era muito bom seja um desprimo. Antes pelo contrário.
    E, mais uma vez, obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Olá, uma vez nais

    Espero não estar a ser aborrecido e desde já peço que me perdoe por perguntar, mas há qualquer coisa que me escapa e como deve compreender não tenho muito interesse em estar a façar deste assunto à frente de qualquer um.

    "Já que tem 2 filhas dê uma vista de olhos a este post http://emapretoebrancoouacores.blogspot.com/2010/02/da-escola-da-sociedade.html."

    Eu disse que tenho duas filhas?

    Bem, desejo-lhe boa noite e desculpe a pergunta, sim? Mas a senhora adivinha?

    Luís F. de A. Gomes


    "

    ResponderEliminar
  8. Luís:
    Já me fez rir.
    Num comentário do Bullying não falou nas suas filhas? Olhe que tenho quase a certeza que sim. Se não referiu quantas tinha e eu errei, as minhas desculpas antecipadas. Mas eu costumo acertar eheheh. Se reparar tenho uma leitora (Beta) que é minha colega e amiga, que até me chama "bruxinha" e tudo eheheh. Aliás tratamo-nos por bruxinhas.
    Mais uma vez desculpe se disse algum disparate. :S

    ResponderEliminar
  9. Olá,

    Ok| Nada como iniciar o dia vendo que bem dispomos alguém, pelo que só tenho que registar com humor essa sua capacidade de adivinhação. Não há mal algum por isso.

    Mas não, não reparo nas leitoras que tem, embora tenha que admitir que de facto tenho duas filhas, apesar de não ter deixado qualquer indicação quanto a esse número no post que refere e em que, na verdade, falei nos meus queridos pardalitos, sem, contudo, especificar o número.
    Concluimos então que adivinhou e não disse qualquer disparate, fique descansada. Enfim...

    Como não percebo nada disto, já agora permita que lhe pergunte o que quer dizer, :S, não que eu esteja a pensar que possa ser algum bruxedo, como é óbvio -e agora sou que estou a tentar fazer humor.

    Bem, até mais daqui a nada pois quero deixar uma pergunta sobre o interessante post do Bullyng que fez e que muito despertou a minha curiosidade.

    Até já, então

    Luís F. de A. Gomes

    ResponderEliminar
  10. E lá volto eu outra vez a gargalhar.
    Esta questão de nos tratarmos por buxinhas não tem nada de +. Tem a ver com o 6º sentido apurado. Só isso.Coisas de mulher... Às vezes digo coisas(inconscientemente) e acerto.Mas de uma coisa pode ter a certeza, eu respeito os meus feelings,mas se eles me enganarem, eu peço desculpa.
    Paz e saúde e não fique a pensar que faço bruxedos eheheheh

    ResponderEliminar
  11. Ora esta, e com tanta gargalhada lá fico eu sem a resposta.
    Afinal o que quer dizer :S? Ainda não disse.

    Fico à espera e na verdade estou sentado.

    Hasta luego,

    Luís F. de A. Gomes

    ResponderEliminar
  12. Não tinha percebido a pergunta ehehehe
    :S = preocupada/o

    ResponderEliminar
  13. Ah!

    E não tinha que ficar preocupada.

    Boa noite, de paz e com saúde

    Luís F. de A. Gomes

    ResponderEliminar
  14. Eheheheh
    Esses necos do msn/skype ou bate-papo do gmail são bem giros e audam-nos a sintetizar o que queremos verbalizar.
    Umagine se eu tivesse dito uma barbaridade??? Era mesmo de ficar :S
    Boa noite!

    ResponderEliminar