Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Da Educação

ECD e Avaliação do desempenho - 2º episódio das negociações

Propostas do ME sobre estrutura da carreira e avaliação do desempenho continuam amarradas a mecanismos administrativos que a FENPROF rejeita
Como se esperava, o Ministério da Educação apresentou (2/12/2009) à FENPROF a sua proposta de estrutura da carreira (8 escalões de quatro anos, um de dois e um total de 34 anos para atingir o de topo - 10.º escalão - que garante a paridade com a carreira técnica superior) e de avaliação de desempenho.
A FENPROF regista o facto de o ME propor uma avaliação centrada na escola, realizada entre pares e da responsabilidade do conselho pedagógico que, para o efeito, constitui uma comissão específica. Porém, tanto a avaliação de desempenho, como a estrutura de carreira, que são propostas, continuam amarradas a mecanismos administrativos que, no caso da avaliação de desempenho, são as quotas para atribuição de Muito Bom e Excelente, e no que respeita à estrutura da carreira é a contingentação por vagas para progressão a alguns escalões.
Como a FENPROF tem afirmado e fez questão de recordar na reunião, a existência desse tipo de estrangulamentos administrativos (quer ao reconhecimento do mérito em sede de avaliação, quer à progressão na carreira) condicionará fortemente a possibilidade de se chegar a consenso, requisito indispensável à existência de acordo.
Todavia, a FENPROF não deixa de registar a posição manifestada pelo ME de, perante as posições e contrapropostas sindicais, que serão enviadas na próxima segunda-feira, poder evoluir para propostas que se aproximem das que, há muito, são defendidas pelos professores e educadores e assumidas pela FENPROF nesta negociação.

O Secretariado Nacional da FENPROF
2/12/2009

Nota: Atenção, vigilância e confiança! É o que é preciso.

4 comentários:

  1. Trabalhei 25 anos em sala de aula. Em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, vivemos uma crise social intensa nos bairros periféricos. Estou sendo aposentado por Estresse Crônico, aos 46 anos.
    O Plano de Carreira é um instrumento fundamental na carreira do professor, sem ele eu estaria em difícil situação.

    Boa escrita !!

    ResponderEliminar
  2. Cláudio:
    Por aqui a crise também é grande. E nem imagina a quantidade de colegas que estão se aposentando sem que a saúde os obrigue a isso (por enquanto). Perdem dinheiro, mas preferem sair desta confusão monstruosa em que vivemos, principalmente, nos últimos 2 anos.

    Tudo de bom e continue a alimentar o seu belíssimo blogue. :))

    Tenho vontade de pintar um quadro, com base numa fotografia que você postou sobre a poluição - um rio 'verde' e um barco(piroga?).

    ResponderEliminar
  3. Faça isso !! A pintura reflete os olhos da alma. Vou postar um quadro que tenho e gostaria da sua opinião. Foi pintado por um militar aposentado.
    Boa Noite !

    ResponderEliminar
  4. Eu pinto e desenho muito, isto é, em todos os bocadinhos livres do meu dia ou noite :). Embora a minha formação de base seja em letras e educação , vou alimentado em pequenos cursos e workshops a minha tendência natural para as artes.
    Estarei atenta em relação ao quadro.
    Que tenha um bom dia (aqui já é uma boa tarde :))))

    ResponderEliminar