Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Da Educação

Como é do conhecimento geral o ME não chegou a acordo com os sindicatos dos professores na reunião que teve lugar hoje.
.
Posição da FENPROF
Sem que os bons professores atinjam o topo da carreira NÃO HÁ ACORDO COM O M.E.
Na reunião realizada a 30 de Dezembro entre o Ministério da Educação e a FENPROF foi analisado, ponto a ponto, a contraproposta negocial enviada ontem ao Ministério da Educação. Verificou-se abertura, por parte do ME, para, no âmbito de um acordo global de princípios, nenhum docente que se encontra no sistema ter de se sujeitar à prova de ingresso na profissão, serem introduzidas alterações no modelo de avaliação proposto e serem corrigidos aspectos do regime de transição entre carreiras de forma a evitar distorções e ultrapassagens nessa mesma transição.
Foi ainda manifestada disponibilidade para, em sede de revisão do ECD, serem alterados outros aspectos, nomeadamente os relacionados com horários de trabalho.
Contudo, aspecto essencial, o ME não admitiu que todos os bons professores, assim considerados por serem classificados com a menção de Bom em sede de avaliação do seu desempenho, atinjam o topo da carreira o que, para os professores, é inaceitável. Por esse motivo, a FENPROF nunca aceitará qualquer acordo que não garanta que os professores avaliados com Bom atinjam o topo da carreira. Depois de um grande debate em torno desta matéria, o ME solicitou a disponibilidade da FENPROF para uma nova e última ronda negocial, comprometendo-se a apresentar um novo texto sobre as questões em debate. Uma proposta que a não garantir de que todos os bons professores atingirão o topo da carreira, não merecerá o acordo da FENPROF.

Nova reunião a 7 de Janeiro

A FENPROF disponibilizou-se para essa reunião que foi marcada para o próximo dia 7 de Janeiro, a partir das 9.30 horas, considerando-a a derradeira oportunidade para o ME dar os passos necessários à construção dos consensos indispensáveis para a existência de acordo.
Mantendo-se o desacordo entre as partes, a FENPROF não irá requerer qualquer negociação suplementar, pois isso seria uma pura perda de tempo.
A manter-se o desacordo, fruto da falta de vontade política do Governo para solucionar este problema que criou com os professores, a FENPROF dirigir-se-á, de imediato, à Assembleia da República no sentido desta assumir responsabilidades que, então passarão a ser suas; convidará todas as organizações sindicais de docentes para uma reunião onde, entre outros aspectos, se faça o balanço do processo fracassado e encontrem formas de acção convergentes; orientará a sua acção para a as escolas e os professores promovendo a sua mobilização com vista ao prosseguimento de uma luta que se iniciou há cerca de dois anos e meio.

O Secretariado Nacional da FENPROF
30/12/2009

Daqui: http://www.fenprof.pt/?aba=27&cat=34&doc=4396&mid=115

4 comentários:

  1. Sobre as conversações de ontem e as subsquentes anunciadas, lembra-me que dizia o velho professor Sebastião Silva Dias, sobre os inícios da Universitas:
    «No princípio era a Verba…»
    Agora a Socratina Alçadinha diz de alto:
    «És bom!
    És Bom!!
    És BOMMM!!!
    Mas,
    se queres dinheirinho,
    espera
    – só –
    um
    bocadinho!»

    (Sorte macaca!)
    .. e bjnhs, Em@!

    ResponderEliminar
  2. Esta espera até dia 7 é a para a ME se reunir com o PM e o MFinanças.

    ResponderEliminar
  3. Ângel(inh)o:
    Diz bem, sorte macaca!
    Fóoooooooooooooonix!Mas vamos continar nisto ad eternum???
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gastão:
    Tu por acaso, meu amigo, colega e companheiro de outras lutas, logo no início de carreira, achas que vai mudar alguma coisa?
    Huuuuuuuuuuuuuuuuum...

    ResponderEliminar