Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Tâmega- O drama de um Rio

Catástrofe no Tâmega - Tujidos - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Introdução:
Porque o Ambiente é uma das causas que me é mais cara e a ele junto a Amizade, aqui fica, ipsis verbis, o post da Anabela Magalhães - http://anabelapmatias.blogspot.com/2009/12/politica-nojenta.html.
Amplio a sua difusão junto dos meus leitores e amigos e continuarei ao lado da Anabela e de todos os que defendem o Tâmega, o Ambiente e consequentemente este nosso Planeta.
-
"Política Nojenta

Chegam-me rumores do extremo incómodo, para não lhe chamar outra coisa mais feia, por mim causado a algum triste poder local, para não lhe chamar outra coisa mais feia, que se terá verificado aquando das minhas postagens sobre o estado catastrófico do rio Tâmega.
Ao que parece, nem todos gostaram de ler e, principalmente, nem todos gostaram de ver.
Por acaso as fotografias até nem me saíram nada mal, apesar de eu, enquanto fotógrafa muito mais do que amadora, ter a perfeita noção das minhas limitações e saber que estou mesmo a anos luz de um Eduardo Pinto. Mas, confesso, até gostei delas, esteticamente falando, e só lamentei o objecto fotografado, o incómodo para os meus olhos que foi ver um rio surrealista que ainda hoje mantenho na minha cabeça. Ok, o fedor nauseabundo também não foi nada agradável de sentir e a viscosidade verde do alguedo e o lamaçal preto das margens putrefactas a agarrarem-se às minhas sandalinhas também, confesso, não foi coisa bonita de se ver.
Ora, ao que parece, este não é o problema para esta gente medíocre, para os "palhaços" de que fala Mário Crespo, e, assim sendo, o estado do rio que se lixe. Mas que se lixe mesmo!
Parece até que na cabeça desta gente medíocre enraizou a ideia que o problema por certo se resolverá de uma maneira mui simples - não se fala do assunto e prontus. E prontus!
Ora, ora meus senhores, no lo creo que euzinha "dê mau nome à terra onde nasci e a deixe ficar mal". Até muito pelo contrário. Se por cá esperneasse mais gente do meu calibre por certo, mas por certo, estaríamos bem melhor! Modéstia à parte.
Já agora aproveito para postar uma outra fotografia sobre o desastre ambiental do Tâmega, com silhueta minha, elegante, a contrastar com o alguedo em que se transformou o rio após a construção da Barragem do Torrão. Sublinho - Após a construção da Barragem do Torrão. Pena que não a consiga postar em tamanho gigantesco pois em tamanho gigantesco aproximava-se da verdadeira dimensão da catástrofe ambiental que por aqui se quer silenciada.
Pois posto a fotografia e não a tiro. E também não me calo. Porque a editora do blogue Anabela Magalhães, euzinha, não é pressionável. Sorry. Para vocês, claro. E é verdade, por vezes tropeçam por aqui uns jornalistas abelhudos que parece não se calarem também. Sorry. Para vocês, claro!
E deixo sugestões para actuação:
- Cortar o abastecimento de água cá a casa.
- Meter um batoque no esgoto que sai desta minha casa.
- Cortar o abastecimento de electricidade cá a casa....
- ...
- Encanar o rio, tornando-o invisível. (Esta é boa! E sempre delapida mais uns recursos ao país, coisa que agora passou a estar na moda.)
- ...

Nota/Esclarecimento final

A fotografia é minha, sem truques nem trocadilhos, que foi disparar e já está. Pode ampliá-la clicando sobre ela. Chama-se "Catástrofe no Tâmega" sendo que, nada de confusões, a catástrofe não sou eu.
Percebido? Ou terei que fazer um esquema? "

5 comentários:

  1. Olha só que beleza ficou! Está já imparável.
    Estes políticos da treta ainda não perceberam que o seu reinado está a terminar.
    Mas é que já não há paciência!

    ResponderEliminar
  2. Façamos um cordão, bem grande e grosso, que chegue até onde já não consigam fingir que não vêem, não cheiram e não sentem!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela postagem...
    Escolhi como blog da semana no Historia Viva, se desejar retire o selo no endereço http://historianovest.blogspot.com/2009/12/blogs-da-semana_16.html

    Obrigado por sua presença no Historia Viva.
    abraços e tenha um bom dia

    ResponderEliminar
  4. Ola,Eduardo:
    Muito obrigada pela distinção. Claro que vou lá buscar o selo pois é uma honra para mim. Não se quer juntar ao cordão da defesa do Rio Tâmega?
    Para se informar melhor pode ler nos links abaixo:
    http://emapretoebrancoouacores.blogspot.com/2009/10/ambiente.html
    http://emapretoebrancoouacores.blogspot.com/2009/10/premio-em-defesa-do-nosso-rio.html

    Quanto mais visibilidade dermos a esre caso, mais incomodaremos os senhores do poder...aqueles que podem resolver uma série de crimes ambientais no imediato.

    Um abraço e obrigada distinção, pelo selo, que acho lindo, e pela visita

    ResponderEliminar