Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Breve Abordagem Ao Tango

O tango é ao mesmo tempo um género musical e um tipo de dança (de par) . Nasceu no final do século XIX provavelmente como resultado de uma mistura de vários ritmos dos subúrbios de Buenos Aires. (habanera e polcas).
É uma dança carnal, de desejo, de corpos que se entrelaçam num jogo de sedução, num diálogo corporal representado pelo roçar sensual dos sapatos enquanto o par se movimenta num ir e num vir.
É uma dança exibicionista e esteticamente muito bela e forte.
O seu início esteve ligado a bordéis e cabarés frequentados ,essencialmente,pela população imigrante, maioritariamente masculina.
Por isso, e porque só as prostitutas se disponibilizariam a este tipo de dança , era comum que o tango fosse dançado por um par masculino, daí os rostos se posicionarem de lado ,sem se fitarem.
Há contudo uma outra explicação , mais mítica ,que diz que o tango
teria começado nas prisões entre os prisioneiros masculinos, para estimular o relacionamento sexual entre eles e que, uma vez livres, teriam ido viver para os bairros mais pobres de Buenos Aires e levado a dança para os bordéis e cabarés.
Mais tarde extrapolou as paredes destes e passou para os bairros proletários.
E a partir do momento em que teve sucesso na Europa, principalmente, em Paris ,as melhores famílias de Buenos Aires adoptaram-no.
No início os instrumentos da música que suportava este tipo de dança eram a flauta, o violino e a guitarra. A flauta foi depois substituída pelo "bandoneón" (trazido pelos alemães) e foram os imigrantes que lhe deram o toque da nostalgia e melancolia.
Carlos Gardel foi o inventor do tango canção e o grande divulgador deste género. Depois da sua morte prematura num acidente de aviação em 1935, quando tinha 45 anos,o tango teve um decréscimo de interesse fora da Argentina.
Foi Astor Piazzolla quem lhe deu uma nova roupagem, rompendo com o tango clássico e dando-lhe assim uma nova perspectiva.


2 comentários:

  1. Adoro Astor Piazzolla...

    Belissimo post...

    abraço!

    ResponderEliminar
  2. Também eu , Juan.
    + logo posto um Piazzolla para nós e para quem + gostar.
    abraço

    ResponderEliminar