Mas qu'é qu'é isto, abrenúncio? Virou tudo tolinho?
Tomei conhecimento deste despautério pela Lelé Batita, mas ela tomou-o pelo Profblog.
A Civilização Editora editou um livro infantil que compara uma professora a uma vaca.
Eu sou professora, gosto de BD e de filmes de animação, considero-me uma pessoa de mente aberta, mas acho que se ultrapassou aqui, no mínimo, a barreira do bom gosto e da educação.
Vivemos um momento em que a figura do professor vale menos que um tostão furado (se este ainda existisse) e ao cabo de muita(s) luta(s) temos conseguido, que, aos poucos, a sociedade em geral comece a tomar consciência de que um(a) professor(a) não pode, nem deve, ser saco de boxe nem pano de esfregona. E, depois de há dois dias, um pai ter visto confirmada pelo Supremo Tribunal de Justiça, a sentença do Tribunal da Relação que o condena a pagar uma indemnização de 10.000 €, a uma professora, por crime de injúria agravada, vem esta editora borrar a pintura...no mínimo dos mínimos.
Um livro infantil tem por função educar, ajudar a crescer enquanto pessoa e se possível aliar estas duas coisa à arte e ao bom gosto.
Concordo com a Lelé quando diz que "Do meu ponto de vista merece um processo por difamação e atentado ao bom nome e à dignidade profissional de toda uma classe docente".
E, caríssimos,estou aí para o que for preciso.
Chegou a altura de dizermos basta !
Respeito é bonito, preciso e eu gosto.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Nem mais, querida!
ResponderEliminarEstes senhores, visivelmente, passaram das marcas.
Não nos calemos, não deixemos passar este incentivo à má-criação!
Juntos seremos muitos, Lelé.
ResponderEliminarConta comigo.
fóooooooonix que isto tira qualquer um do sério.
Ema, concordo plenamente com vocês, é mesmo uma falta de respeito, de valores.
ResponderEliminarNão sou professora, não teria mesmo a menor habilidade e paciência para isso. Por este motivo, admiro tanto quem se dedica a educar.
Uma ação como esta, além de incentivo a má-criação (como bem disse Lelé)é uma inversão desrespeitosa a toda a sociedade. Afinal, creio que o que queremos todos é criar gente descente.
Toda a razão para sair do sério!
Andrea,
ResponderEliminarainda para mais, aui em Portugal, chamar "vaca" a uma mulher é o meso que lhe chamar prostituta, mas em vernáculo.
para mim chega!
Desculpem discordar mas a mim parece-me mais um exagero... Reparem que se fosse uma coruja ninguém diria nada. É por ser uma vaca? Não é um animal na mesma? Quantas vezes já se comparou professores a corujas e outros animais? Quantas vezes houve alguém a ficar ofendido?
ResponderEliminarCerto que o nome vaca pode carregar um lado mais insultuoso. Certo que quem fez o livro devia ter tido isso em consideração.
Agora certo é também que o facto não justifica o escândalo e espalhafato que se está a fazer dele.
E já o disse no meu blogue, cuidado com essa história de difamações e afins. Tanto tu, Em@, como a Lelé já insultaram o Primeiro-ministro e, independentemente da razão que tenham, tal acto também é crime. E quem diz vocês as duas diz outra pessoa qualquer.
Acima de tudo tem que haver bom senso e não me parece que esteja a haver bom senso aqui.
P.S.: Quem diz o PM diz outro membro do governo qualquer ou outra pessoa qualquer. E tenho a certeza que já chamaram de "incompetente" a alguém na vossa vida.
ResponderEliminarCara amiga.
ResponderEliminarA indignação só não pode
ser maior do que a nossa esperança.
Hoje o que ocorre com os professsores,
é o mesmo que ocorre com policiais, médicos,
etc,
Valorizam-se jogadores de futebol que nada fazem de útil,
cantores que dizem nada sobre coisa alguma,
políticos que dilapidam seus países...
Mas enquanto houver alguém que traga
em si a indignação,
também existirá ao lado dela a esperança.
Que a vida esteja plena em ti,
e que haja tempo
para sentí-la.
ó Elenáro, desculpa lá, mas eu não insulto ninguém. quando é que insultei seja que for? refresca-me a memória, porque se o fiz não me lembro e isso não faz parte dos meus hábitos.
ResponderEliminartoda a gente sabe que chamar ou comparar alguém (mulher) a uma vaca é insulto. deixemo-nos de paninhos quentes.claro que se fosse outro animal não teria o mesmo peso.
e eu não tenho medo. não faço aos outros o que não quero que me façam a mim, mas já agora, por favor, diz onde insultei o PM.
Obrigada, Aluisio.
ResponderEliminarMal de nós se perdermos o direito à indignação e à esperança. estaremos liquidados como pessoas.
abraço
corrigindo:
ResponderEliminarAndrea,
ainda para mais, aQui em Portugal, chamar "vaca" a uma mulher é o mesMo que lhe chamar prostituta, mas em vernáculo.
para mim chega!
beijo
Em@, nunca lhe chamaste incompetente? Nunca o chamaste mentiroso?
ResponderEliminarMas ja escrevi 2 comentários /resposta e eles não aparecem....para onde irão eles?
ResponderEliminarOk. Antes que se distorça o que eu disse, especialmente com os ânimos quentes, o insulto que falei não implica chamar uma bela palavra mais ou menos colorida a alguém.
ResponderEliminarAo concordar e apoiar certos comentários, observações, imagens etc tal e coisa, também se está a participar no insulto ou injuria. A questão aqui nem se trata de eles serem ou não merecidos.
Reparem que se estava a falar no referido livro de animais de campo. A última frase vem em jeito de piada. É de mau gosto devido ao peso da palavra vaca? Sim, é um facto. Agora daí se estar com este alarido todo...
Piadas de mau gosto há em todo o lado. E eu não estou a defender editora pois poderia ter feito o mesmo com outro animal. Se tivesse feito com a galinha se calhar não haveria este espalhafato todo.
Mas caramba! Faz-se tanta asneira e tanto manual e livro escolar mau e nunca vi metade do espalhafato. E olhem que alguns são o verdadeiro insulto à inteligência de qualquer um!
Volto a dizer. Acho muito espalhafato isto tudo. Foi uma piada de mau gosto. Aceite-se isso e andemos para a frente que há coisas mais importantes para perdermos as energias.
Chiça... Eu sei que os ânimos andam todos um pouco a quente com o que se tem passado na educação e especialmente com a degradação da condição de professor mas tenhamos um pouco de clareza de espírito e reconhecer as coisas pelo que elas são e não ver ataques em cada esquina.
Então... estou a ver 2 comentários...
ResponderEliminarpronto, assunto resolvido com os comentários.
ResponderEliminarElenáro se eu chamar incompetente a uma pessoa incompetente estou a insultá-la? se eu chamar mentiroso a um mentiroso estou a insultá-lo?
eu acho que não.quer dizer, se eu usar um eufemismo como faltar à verdade, ou inverdade, digo a mesma coisa e já não insulto?
Se eu provar por A+B que o digo corresponde aos factos, não estou a insultar, posso estar a ser politica e socialmente incorrecta, mas estou a chamar os bois pelo nome.
neste caso é um insulto , sim. toda a gente sabe o que significa chamar vaca/cabra/cadela a uma mulher em Portugal. o mesmo se passa com 'cabrão' aos homens em certas zonas do pais.
a editora não tem desculpa. chamasse ovelha, abelha coruja e não havia ofensa, ou gata. chamar gata a uma mulher não ofende...
tu sabes que eu gosto muito de ti, valorizo muito a tua opinião e até estou muitas vezes de acordo, mas nesta, Migo, lamento, num tou contigo.
e indigno-me e berro essa indignação.
era só o que nos faltava uma editora espalhar um preconceito destes às crianças.coisa mais sem nível!
boa noite.
Concordo Em@, podiam ter tido mais imaginação e respeito.
ResponderEliminarBeijinho!
Email a Em@ enviado a há coisa de uma meia hora,
ResponderEliminarcom o Bom Dia
e
um beijinho
do
Ochoa:
:)
in
http://angeloochoa.spaces.live.com/
:)
Nota:
Se esses senhores que nos desgovernam tivessem seus dinheirinhos auferidos do suor do povo declarados preto no branco publicamente -- na net for exemple -- não seria a bagunça que zé povo há séculos aguenta porque bom demais -- nós não temos o que merecemos temos o que «eles« (diabos) querem (os da pança) porque nós merecemos mas mesmo bem melhor mil vezes do que isto. Agora é santo padre papa a abençoar e diacho mafarrico mentiroso ab initio a pilhar-nos bárbaro e sem vergonha. Pobres somos mas ricos de coração e a prova é que aguentamos isto com que nos querem anestesiar «esses» tais senhores do poder os donos da bola, mas não donos da nossa liberdade sagrada de dizer NÂO! e Basta! (14 Maio 2010)
MOVIMENTOS
IN
http://www.youtube.com/user/25xiinatal
<:
in
http://www.youtube.com/watch?v=zCyWy43oz98
MOV02859-Se amor pra conquistar-te - Duras pedras demoradas.MPG(17.9MB)
.... inadmissível a todos os títulos ... é uma ofensa criminosa!
ResponderEliminarOnde estariam estes editores com a cabeça quando publicaram tal coisa?
ResponderEliminarNão há respeito??
Mulheres que são mulheres não levam com o nome de "vaca" e calam-se como se nada fosse...
Andy:
ResponderEliminarobrigada pelo apoio .
beijinho para ti.
Angelo,boa tarde.
ResponderEliminarobrigada pelo comentário.
beijinho
Blackhill, é, não é?
ResponderEliminarainda há dias, o PM teve aquela saída memorável na Assembleia da República, por causa do Louçã dizer que ele, ultimamente, estava mais manso nos discursos...
e nós, simples professoras, não nos podemos indignar por fazerem circular este preconceito aberrante?era só o que faltava!
Laryssa:
ResponderEliminartens toda a razão!
mulher que é mulher não leva com isto e fica calada! era o que faltava!
se eles tivessem cabeça no lugar de certeza que teriam + cuidado.
beijinho para ti.
Olá Ema
ResponderEliminarEste enxovalho pode passar como coisa menor nos Blogues dos nossos colegas homens.
No meu não passa porque eu não engulo esta porcaria. Porque é de porcaria que se trata e esta editora não ganhará um cêntimo com a minha pessoa.
Dexei hoje de novo no Blogue a minha resposta:
http://peroladecultura.blogspot.com/2010/05/professoras-indignadas-com-livro.html
Cara amiga Em@. Deixo aqui todo o meu apoio á tua indignação. Hoje mesmo enviei esta notícia para todos os meus contactos. Em breve vou mandar um email de protesto à editora.
ResponderEliminarA editora diz que vai rirar esta piada na próxima edição da publicação. Não chega pois já houve estragos com as edições anteriores! No mínimo espera-se um pedido de desculpas da editora.
Ó Gastão, então não é? já fizeram estrago quanto baste pois já vendeam milhares de livros.li algures que eles pediram desculpa, onde não sei. eu escrevi-lhes um e-mail vou reencaminhar-to.
ResponderEliminarbeijinho
--->venderam<---
ResponderEliminar