Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

terça-feira, 6 de julho de 2010

Aniversário Do Dalai Lama : Honras À Vida

Recebi da Avaaz.org:

"O Dalai Lama completa 75 anos hoje. Por muitas décadas ele nos deu esperança, dando um exemplo generoso da sua sabedoria, não-violência e compaixão por um mundo melhor.

Agora nós podemos retribuir o favor -- vamos enviar ao Dalai Lama uma homenagem de milhões de pessoas do mundo todo! Ela será entregue a ele pessoalmente em um "muro de felicitações" ao lado do templo de Dharamsala e disseminada por toda a região.

Vamos tomar um minuto para juntos homenagearmos o Dalai Lama, e fazer o seu aniversário durar enquanto as pessoas estiverem assinando! -- clique aqui para assinar o tributo -- e depois encaminhe este alerta para pessoas que gostariam de fazer o mesmo:

http://www.avaaz.org/po/dalai_lamas_birthday/?vl

O líder espiritual do Tibet passou mais de 50 anos no exílio, e ele continua a pregar a paz e compaixão. Vamos compartilhar com ele o quanto ele é querido e o quanto nos inspiramos pela sua história de vida. Clique aqui para assinar a homenagem de aniversário global ao Dalai Lama:

http://www.avaaz.org/po/dalai_lamas_birthday/?vl


Com esperança,

Alice, Pascal, Ben, Graziela, Paul e toda a equipe Avaaz

PS: A comunidade Avaaz tem apoiado rádios, bloggers e tecnologias para impedir a censura, para que haja uma livre circulação de informações para dentro e de fora do Tibete. Nós trabalharemos com estes parceiros nos próximos dias para garantir que as nossas mensagens de aniversário de esperança, gratidão e incentivo do mundo todo, cheguem a milhares de tibetanos e chineses. "

Comentário:
Honras à vida!
À sua, à nossa e à do Universo!

5 comentários:

  1. Olá,

    O Tibete é uma cultura milenar que até à conquista militar pela República Popular da China (RPC) mantinha um modo de vida tradicional mais ou menos intacto.

    Desconheço os meandros da luta pela independência daquele país; nem mesmo saberei se existe uma única expressão na resistência, isto é, se não haverão pontos de vista e propostas diversas para um futuro independente ou, de alguma maneira, em conjunto com a China. Sei que o Dalai Lama representa a voz mais escutada e reconhecida entre todas as que possam existir.
    Sobretudo, sei que a reivindicação da independência passa pelo respeito da liberdade de expressão e de pensamento e pelo respeito pelos direitos humanos também. É o suficiente para merecer toda a minha simpatia.

    Que os Tibetanos têm direito a escolher o caminho para o seu vasto território, parece-me evidente.
    Que o seja simples, perante o facto de estarmos contra os interesses de uma grande potência como a RPC, já me parece mais duvidoso.
    Mas não há qualquer dúvida quanto ao sentido dos referidos direitos do povo em causa e por isso é um acto de justiça que se faça eco dessa luta tão desigual; monges contra soldados e as mãos nuas das pessoas comuns contra polícias, para além de todos sob o abafo sufocante dos olhos e ouvidos do imperador vermelho.
    Pode parecer impossível e sê-lo-á ao sabor do mais simples bom senso dos momentos coevos. Mas as contingências alteram-se, muitas vezes de modos imprevisíveis e ninguém diria que as repúblicas bálticas se separariam da todo poderosa União Soviética e isso aconteceu; como esse outros casos. Por isso nem mesmo estamos perante uma aposta sonhadora e calarmo-nos por acharmos não valer a pena falar, seria, de todo, uma infantilidade.

    Os Tibetanos têm direito a escolher o modo como querem viver na sua ilha no tecto do mundo, onde o imaginário europeu até já situou Shangri-Lá. Um espaço tão bonito como este, é só mais uma praça de convívio em que desse passa a palavra se fará um dos alicerces do tal futuro onde isso será possível. As mais sinceras congratulações por isso.

    Sabe uma coisa, mas desde já salvaguardo que se trata da minha opinião pessoal e com ela não quero melindrar quem quer que seja; tomo-me por uma pessoa sensata e que respeita o semelhante. Mas é pena que as pessoas sejam tão parcas nos comentários que fazem. Sempre achei que uma das fontes da sabedoria está nas conversas que mantemos uns com os outros e tem sido por via de muitas que, por exemplo, muito tenho aprendido a respeito de outras geografias e lugares de História. Gosto de me sentar num sítio e de fazer perguntas a respeito do que está ao alcance dos olhos e da mente e acredite que já tive surpresas inolvidáveis e que muito contribuem até para eu ser quem sou. Ora por isso lamento que muitas pessoas se acanhem de dizer o que pensam, mesmo o que possam sentir, se for caso disso, ou de partilharem conhecimentos que podem possuir e os outros não. É tão empolgante aprender que uma das dádivas que a vida sempre colocou à disposição dos humanos é a oportunidade de se sentarem e trocarem palavras e com isso se enriquecerem mutuamente. E esta sua casinha de bom gosto onde nem faltam a algaraviada das cores que têm asas que logo é tão apelativa para tanto, pois a senhora sempre traz qualquer coisa para nos aguçar os olhos e o cérebro e até o coração. É uma pena, não é que a sua generosidade merecesse mais que isso as pessoas que a visitam reconhecem e creio que compensam, mas o interesse dos assuntos e belezas que apresenta esses sim, mereciam mais, mas volto a repetir que essa é a minha opinião e admito que possa não ter qualquer razão de ser ou que eu possa estar a ser muito exigente ou simplesmente lírico, no sentido pejorativo, claro. Não deixa de ser o que penso.

    Já me alonguei muito e não posso abusar de um espaço que não é meu. Desculpas adiantadas se assim foi.

    A paz esteja consigo,

    Luís F. de A. Gomes

    ResponderEliminar
  2. Luís, muito obrigada pelo comentário e pelas suas palavras.
    ...
    hoje durante todo o dia não consegui colocar os comentários, responder aos mesmo e postar.
    pelos vistos o blogger normalizou...
    ...
    concordo consigo quando diz que é
    através das conversas e do convívio que podemos transmitir conhecimentos aos mais variados níveis. é por isso que quando viajo prefiro o turismo de habitação ao hotel.
    contudo, cada um comenta como bem entende e sente.
    eu também passo por uma fase muito sucinta.treino-me a dizer muito com poucas palavras. conseguirei? a ver vamos...às vezes confundo os outros :( e juro que não +e essa a minha intenção.
    ...
    claro que os tibetanos, como todos os outros povos têm o direito a escolher o seu caminho e acima de tudo a não perderem as suas tradições.
    ...
    paz e saúde, Luís!
    uma noite descansada.

    ResponderEliminar
  3. lelé:
    O teu coment+ário não fica....espero que apareça depois.
    Isto hoje está estranho pelos lados do blogger.
    beijo

    e obrigada por te teres juntado!

    ResponderEliminar
  4. Escrevi eu ainda há pouco que não conseguia postar o teu comentário...afinal apareceu e o meu não. mas juro que já o vi!
    coisa estranha.
    obrigada por te teres juntado!

    ResponderEliminar