Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

domingo, 16 de maio de 2010

BASTA!

Ando a digerir uma cena de violência doméstica a que assisti, há dias, na rua.
Contei-a só a duas ou três pessoas com quem privo virtualmente, porque fiquei de tal modo incomodada, que me custava falar no assunto.
Na altura, intervim, chamei a PSP e depois acompanhei a vítima à APAV. Escusado será dizer que fiquei como testemunha e que terei de ir a tribunal um dia destes...
Mas, na APAV, tomei consciência do número exorbitante de vítimas de ambos os sexos a partir da adolescência. Sim, porque esta coisa da violência doméstica começa cedo, no namoro ou na curte...
Quando cheguei a casa comecei a fazer os 2 desenhos postados anteriormente, entretanto saí no fim-de-semana prolongado e eles ficaram em casa. Só hoje os acabei. E como até tive um telefonema da vítima em questão, resolvi não deixar passar de hoje e fazer qualquer coisa mais acerca deste assunto.

Fiz uma pesquisa muito rápida e:
"40 vítimas de violência doméstica morreram este ano
2008-11-19
Quarenta mulheres perderam a vida, este ano, vítimas de violência doméstica. Esta a conclusão de um estudo que vai ser apresentado, esta quarta-feira, no Porto, pela União das Mulheres Alternativa e Resposta."
Daqui

"Violência doméstica fez 16 vítimas mortais em 2009"
Daqui

"No ano passado 16 pessoas morreram em Portugal em consequência de violência doméstica, mais seis do que em 2008, indica um relatório da Direcção-Geral de Administração Interna a que a agência Lusa teve acesso."
Daqui

Há disparidade entre a primeira notícia e as outras duas, mas eu já sei o que significam as estatísticas...
O que é certo, é que cada vez há mais vítimas a denunciarem casos de violência doméstica.
Sendo este um crime público, nenhum de nós pode e deve assobiar para o lado. Todos temos que intervir.
É um acto de cidadania.
E não nos esqueçamos das crianças, também elas, muitas vezes, vezes de mais, vítimas de violência dentro das paredes que deveriam ser o seu lar, o seu porto de abrigo.

É altura de cada um de nós dizer BASTA e acabar e ajudar a acabar com situações degradantes e irracionais como são as da violência doméstica, quer sobre crianças, namorados adolescentes/jovens ou casais adultos.

2 comentários:

  1. Lelé:
    denunciemos, pois.
    sabes que eu estava incomodada por ninguém dizer nadica de nada...mas como é possível?

    ResponderEliminar