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sexta-feira, 5 de março de 2010

Bullying - I


"OS 10 FACTOS MAIS IMPORTANTES ACERCA DO BULLYING"
1 - O bullying é mais do que uma simples provocação
Segundo Ellen R. Clore, R.N. e Judith A. Nibel, R.N. o bullying é uma acção de " um ou + indivíduos que infligem agressões físicas, verbais ou emocionais sobre outro - incluindo ameaças de danos físicos, posse de arma, extorsão, violação de direitos cívicos, insulto e agressão, actividade de bando, tentativa de assassínio e assassínio."
Outros peritos acrescentam o assédio sexual à lista de comportamentos de bullying.
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A forma + comum de bullying é a provocação.
No entanto, o abuso físico (nos rapazes) e o ostracismo social (nas raparigas) encontra-se em 2º lugar.
Muitos investigadores acreditam que o bullying envolve um desequilíbrio de poder físico ou psicológico.O bully é mais forte (ou visto como mais forte) do que a sua vítima.
2 - Qualquer criança pode ser um bully
Os bullies são crianças que precisam de sentir que têm poder, e que aprenderam que o bullying lhes satisfaz essa necessidade.O bully repete um padrão de intimidação física e psicológica, o que o distingue de outra criança que seja ocasionalmente provocadora.
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Não existe uma razão específica que explique porque uma criança se pode tornar num bully, mas factores ambientais podem conduzir ao desenvolvimento de comportamentos de bullying.
Dado que o comportamento é aprendido, também pode ser desaprendido.
"Este padrão de comportamento pode ter início muito cedo, às vezes por volta dos 2 anos de idade; e à medida que a criança cresce mais difícil será para ela mudar".
As crianças que se tornam bullies apresentam um risco + elevado de desenvolverem problemas no futuro do que as outras crianças.
A intervenção precoce é, pois, essencial.
Alguns factores ambientais que contribuem para o desenvolvimento de bullying :
- Insuficiente supervisão das crianças e dos adolescentes: As crianças precisam de ter limites.De compreender, bem, que os comportamentos de bullying não são, de maneira nenhuma, aceitáveis.
- Chantagem emocional: Quando os pais ou outros adultos cedem aos comportamentos detestáveis e agressivos de uma criança, esta aprende a fazer uso do bullying para obter o que quer.
- Comportamento agressivo em casa: Ver os adultos terem comportamentos agressivos com outros adultos fornece às crianças os instrumentos de que necessitam para se tornarem bullies (há crianças com + tendência que outras para imitar o comportamento agressivo)
- Punição física muito severa: Os bullies normalmente atacam crianças + pequenas e + fracas para criarem um modelo daquilo que lhes acontece em suas casas. A pior punição possível para os bullies é o castigo físico.
- Pares abusivos: As crianças podem ser vítimas de bullying por parte dos seus “amigos” ou podem ser encorajadas a adoptarem comportamentos de bullying para se sentirem integradas no grupo.
- Feedback negativo constante: Os bullies sentem que o mundo à sua volta é + negativo do que positivo. Por isso usam o comportamento negativo para se sentirem importantes e para chamarem a atenção sobre si.
- Expectativa de hostilidade: A filosofia do bully é “a melhor defesa é o ataque”. Atacam antes de serem atacados e partem do principio que existe hostilidade onde pode não existir nenhuma.
Factores ambientais escolares:
- As escolas maiores referem existência de uma maior percentagem de violência.
- As escolas que têm regras claras de conduta referem menos violência.
- As escolas em que os alunos classificam as práticas disciplinares de justas referem menos violência.
- Há relação directa entre um menor número de alunos por turma e uma menor violência.
- Escolas onde os alunos mencionam que sentem que controlam as suas vidas referem a existência de menos violência.
- As escolas em que o responsável por manter a disciplina não é respeitado pelos alunos referem mais violência.
- A coesão entre o corpo de professores e os responsáveis pela manutenção da disciplina na escola está directamente relacionada com uma menor violência.
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(cont)
Nota: resumo de parte da Introdução do livro do post anterior

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