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sexta-feira, 5 de março de 2010

Bullying - III

"OS 10 FACTOS MAIS IMPORTANTES ACERCA DO BULLYING"
7 - Podemos trabalhar em conjunto para encontrar soluções
As situações em que o bullying ocorre envolvem algum tipo de conflito.

Todos nós, incluindo as crianças e os jovens, devemos saber gerir o conflito. Ora as crianças e os jovens devem aprender a gerir o mesmo, assim como aprender as competências para a sua resolução. Este pode ser o caminho para ajudar a prevenir o desenvolvimento deste fenómeno.
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As escolas podem criar um ambiente em que a livre escolha saudável seja encorajada.

A fórmula RDR pode fazer a diferença no ambiente escolar :

Regras - Os pais e a equipa de profissionais que trabalha na escola devem demonstrar que são eles que mandam e que não tolerarão que um aluno magoe outro aluno, tanto física como psicologicamente.
Direitos - Todos os alunos têm o direito a não serem magoados e o direito a um ambiente seguro.
Responsabilidades - Os educadores devem ser responsáveis por um melhor supervisão e uma monitorização mais vigilante do comportamento dos estudantes.
Ao eliminar o medo das vidas dos alunos, os professores serão capazes de ensinar de maneira + eficiente.
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Os alunos devem ser responsáveis por respeitar os seus direitos e os dos seus companheiros.
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Envolver toda a comunidade educativa (e envolvente): pais, professores, funcionários, direcção da escola,alunos é imprescindível para terminar com a violência nas escola.

A pessoa mais importante a ser incluída neste programa deve ser o(a) Director(a) da Escola e a seguir a equipa de profissionais da escola

Quanto maior for o número de pais, professores e membros da comunidade envolvidos nesta sensibilização mais saudável será o ambiente da escola.

Alunos Mediadores (na minha opinião uma das peças chave)
A mediação dos pares é muito importante e já foi utilizada por muitas culturas.

Todos os alunos podem ser treinados para mediadores - aqueles que ajudarão os colegas a resolver as suas diferenças, conduzindo-os ao longo de etapas ou de acordo com um plano de mediação.
Pode-se começar com um grupo menor de mediadores, mas o ideal é treinar tdos os alunos.

Exemplo de um plano com uma série de etapas de mediação (serve também para treino dos adultos...)
O mediador deve levar os colegas a seguirem estes passos:
1 - Relaxa -
Afasta-te um pouco do teu problema.
Admite o que sentes.
2 - Opta por resolveres os teus problemas -
Deixa que a outra pessoa saiba que aceitas falar sobre o assunto.
Mantém-te calmo e não tornes o problema mais complicado.
3- Partilha os teus sentimentos -
Fala sobre a situação.
Sê honesto(a) e diz o que na realidade sentes.
Usa frases começadas por "eu".
Responde a qualquer pergunta que a outra pessoa te queira pôr.
4 - Escuta -
Sem interromperes.
Ouve a outra pessoa tem para dizer.
Quando ela tiver terminado podes fazer algumas perguntas.
5 - Encontra uma solução -
Em conjunto cheguem a um acordo quanto à forma de resolver o problema. Depois ponham em prática o que foi acordado.
6 - Faz um plano para o futuro -
Reflecte sobre quais as melhores formas de lidar com a situação caso volte a surgir.
Compromete-te a pôr em prática uma dessas ideias da próxima vez que for necessário...
"Tudo nos pode ser retirado excepto uma coisa - que é a última das liberdades humanas - a escolha da atitude a tomar, em cada conjunto de circunstâncias, a escolha do próprio caminho."
Viktor Frankl
(sobrevivente do Holocausto)
O treino da assertividade, a educação do carácter e uma abordagem consistente e organizada a disciplina são essenciais para acabar com o bullying.Os adultos têm que ser firmes e não desvalorizar ou pôr paninhos quentes em situações de bullying.

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