Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Da educação : Relatório da OCDE

Para ler com muita atenção.

Relatório da OCDE arrasa Decreto Regulamentar 2/2008.
Ministra engoliu em seco

Foi divulgado 0 Relatório da OCDE sobre a avaliação de desempenho docente. As conclusões deixam mal a ministra da educação. 0 relatório da OCDE critica a associação entre os resultados dos alunos e a avaliação de desempenho dos docentes bem corno a avaliação feita por pares com consequências na progressão da carreira. Ora, essas são as duas características centrais do modelo imposto pelo decreto regulamentar 2/2008 e que mais contestação provocaram entre os
professores. 0 decreto regulamentar I-N2009, que impôs a versão simplex, também não sai incólume do estudo da OCDE, uma vez que 0 relatório manifesta uma clara oposição a que a avaliação de desempenho de tipo quantitativa e com consequências para a progressão na carreira seja feita pelos directores e colegas a quem foram atribuídas funções de avaliação.
Nas recomendações, 0 Relatório da OCDE aponta parta a necessidade de haver uma avaliação de tipo qualitativo e meramente formativa, feita pelos directores, e uma avaliação com incidência na progressão na carreira docente, feita por elementos exteriores à escola e sem qualquer relação funcional com os docentes avaliados. A OCDE aconselha que os avaliadores externos sejam especialistas certificados em avaliação de desempenho e que adoptem critérios uniformes para todas as escolas do pais.
A FNE reagiu ao Relatório da OCDE pela voz de João Dias da Silva, que afirmou 0 total isolamento da ministra da educação e a necessidade de construir um novo modelo que não padeça dos males apontados no estudo da OCDE. João Dias da Silva acrescentou que, em matéria de avaliação de desempenho, foram dois anos completamente perdidos graças à teimosia da ministra da educação.
Interrogada pelos jornalistas à saída da sessão de apresentação do Relatório da OCDE, a ministra limitou-se a afirmar que não era tempo de tomar decisões.

Recebido por "méle".
Obrigada Miguel Loureiro
17.05.2010

2 comentários:

  1. Apesar da notícia não ser nova, novos são os caminhos da mesma...
    Está a haver avaliação? Só para os contratados...
    Era para progredir na carreira? Vão ser congeladas...
    Era para compensar o mérito? Todos os prémios vão ser congelados...
    Era para valorizar o desempenho? Tudo como dantes...
    Era de 2 em 2 anos? E este não conta?
    Assim se brinca com gente grande e agora com todos, até com os mais pobres...
    Dasssss!

    ResponderEliminar
  2. dassssssssssssssssss, Miguel!
    que cambada, já viste bem? e continuamos uns moles?não há maneira de pormos os pontos nos iiss?
    Que venha e valha um outro Abril.

    ResponderEliminar