Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia Do Pai - O meu Pai

.
Estudo de Em@
(nunca fiz na vida um retrato)

©
.

15 de Outubro de 1928 - 12 de Março de 1997


"A saudade é uma tatuagem na alma:
só nos livramos dela perdendo um pedaço de nós."

in Mia Couto, "O outro pé da sereia"

Nota:
Tudo a verde porque o meu Pai era do Sporting :)
E faz-me falta todos os dias , apesar de eu ter sido, sempre, senhora do meu nariz.

17 comentários:

  1. Andy:
    Qusera eu poder fazer outro tipo de homenagem...
    obrigada pelos teus comentários sempre atentos.

    ResponderEliminar
  2. Anabela:
    isto é só estudo feito em pouquísmo tempo, hoe ao final da tarde olhando uma das suas últimas fotografias.Tenho algumas coisas dele sim.mas agora toda a gente diz que estou cada vez mais parecida com Mamãe.

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Pois é assim mesmo, "VIVA O DIA DO PAI"! Que essa coisa de não haver um movimento de libertação dos homens tem muito que se lhe diga... Mas são pormenores de outra conversa que não vem ao caso.

    No entanto deixe que lhe diga, se nunca antes tinha feito um retrato, está de parabéns.

    Você tem alma -as pinturas que nos tem exibido e que presumo são suas, em síntese revelam linguagem própria e um cunho pessoal e uma harmonia pictórica que, pessoalmente, me agrada, embora reconheça que esta última nota apenas decorre do mero gosto, nada que se possa explicar com um mínimo razoável de objectividade.

    Seja como for, a senhora tem alma na mão que pinta ou desenha, e retrata a alma, pelo menos a do senhor seu pai, e eu arrisco-me a dizer que nos permite ver um homem que devia de ser sereno dentro de si e calmo na relação com o mundo exterior, pouco de falar de si mas amante de ouvir e ver, alguém que devia gostar de estar em casa no que considerava o seu universo das coisas de que gostava, uma pessoa tranquila, em suma.

    Pois bem, se esta é a primeira vez, continue, é o que apetece dizer.
    Há apenas um pequeno toque de sombra, no lado esquerdo do queixo que não devia estar lá.
    De resto, naturalmente havia que cuidar melhor do casaco, mas o rosto que é que mais importa, esse, como disse, tem a alma e nem lhe falta a luz que a transparência da lente transmite.

    Olhe que esses trabalhos devem ser expostos publicamente e não apenas através deste seu blog, mesmo tendo em conta que este se trata de um espaço muitíssimo interessante, deve dizer-se.

    Bem, não a empato mais, como não tenho muito tempo, expresso apenas o lamento pelos pais que não têm tempo para gozarem desse espectáculo maravilhoso que é acompanhar o crescimento dos filhos, o mesmo é dizer, ver a vida tomar forma e substância.

    Até um dia destes, em paz e com saúde

    Luís F. de A. Gomes

    ResponderEliminar
  4. Olá, Luís.
    Obrigada pelo seu comentário e palavras simpáticas.

    O retrato nunca me atraíu,mas ontem estava quase obececada com a necessidade de o fazer. Fi-lo às 3 pancadas sem recurso a esboço. Há ali coisas que não estão bem,mas vou melhorá-las hoje... (ou não)
    Quanto ao meu pai acertou na mouche.Para completar acrescento só que ele era um bom ouvinte e diplomata. Muito regrado e de início um bocado ditador na educação que nos deu (agora riu-me, mas revoltei-me muito! fui uma verdadeira ovelha negra!mas ele sempre admirou a minha combatividade :D) Lia muito e era doente pelo seu Sporting.Preocupava-se com o próximo...mas era muito teimoso!
    Enfim, est é o meu Pai!
    Lembro-me dele todos os dias e a várias horas, como se ainda cá estivesse. E dentro do meu coração está. Eu tenho a certeza de que as pessoas só morrerm quando nos esquecemos delas.

    Apareça sempre que lhe apetecer.É bem-vindo.

    E um um bom dia do Pai para si.

    Paz e saúde!

    ResponderEliminar
  5. Olá, mais uma vez

    Pois olhe que foram três pancadas bem dadas.

    Quanto à rebeldia da juventude... Estou convencido que hoje saberá fazer o balanço entre aquilo que foi bom e o que o não foi e, provavelmente, encontrará um saldo positivo. Afinal, chegou até aqui, não será assim?

    "Lembro-me dele todos os dias e a várias horas, como se ainda cá estivesse. E dentro do meu coração está."
    Se um dia as minhas pardalocas pensarem o mesmo a meu respeito, poder-se-á então dizer que a minha vida foi bem cumprida. Será o maior prémio por ter existido.

    Muito obrigado pelo desejo e já o está sendo, acredite.

    Sim, apareço, quando calha, como é bom de ver e agradeço a saudação que me oferece e não é por gentileza que a retribuo dizendo que também gosto de por aqui passar, há sempre motivos de interesse para tanto.

    Votos de paz e saúde,

    Luís F. de A. Gomes

    ResponderEliminar
  6. Luís:
    O meu Pai era um homem conservador, católico e que primava pela exigência da boa educação. A boa educação é que era para ele o cartão-de-visita de uma pessoa.Nisso, agradeço-lhe muito, pois aprendi a estar em todos os ambientes sem afrontar ninguém. Mas era um homem de direita eheheh e eu como filha mais velha e muito dada à leitura (aos 14 anos já tinha lido às escondidas o 2º sexo da Simone de Beauvoir)tinha que lhe dar luta. Nunca o envergonhei. Mas bati-me pelos meus direitos de emancipação feminina. Fiz-me uma mulher de esquerda e todos os dias "discutíamos" imenso os problemas sociais cada um com a sua visão ( a dele católico-conservadora a minha + ao - liberrtária). Mas sabe que mais?
    O meu pai que não viveu a 3ª idade porque morreu com 68 anos, quase de repente (com a ruptura de um aneurisma na aorta abdominal, não detectado), pedia-me muitas vezes opinião para questões familiares e não só.E apesar de ele nunca o ter dito, eu sei que ele valorizava muito a minha maneira de estar na vida. Não era a dele, a que ele tinha sonhado para mim, mas era a minha e nunca o envergonhou.Um dia destes posto um poema que fiz, numa dessas revoltas, a seguir às nossas discussões sobre a vida! eheheh ainda ontem o li.

    Bom resto de dia do Pai.
    Paz e saúde.

    ResponderEliminar
  7. Viva os nossos Pais!Todos os dias nos lembramos deles!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  8. É isso mesmo , Dudú.
    Viva os nossos Pais. Todos os dias.
    Beijinho para ti.

    ResponderEliminar
  9. Tu a falares de ti e da tua rebeldia saudável fazes-me lembrar muito aqui a je...

    ResponderEliminar
  10. Anabela:
    E sabes que eu não me admiro nadica de nada?

    ResponderEliminar
  11. Achas mesmo que está parecido com o Avô?
    Já estou cheia de saudades tuas!És mesmo o filho que eu queria :P!
    Divirtam-se.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá,

    Nesta manhã de Sábado que, são os meus votos, seja Santo para si.

    A educação é o princípio do respeito e independentemente das esquerdas e das direitas -e qual é o mal de se ser de direita? Por acaso poderá haver mundo livre sem esquerda, direito, o centro, em cima, em baixo, enfim, sem a pluralidade? E por acaso ser de direita significa o desrespeito pela pluralidade? Pelo que escreve, um bom exemplo disso mesmo terá sido o senhor seu pai, não?- jamais poderá haver respeito pelo próximo sem aquela e sem respeito pelo nosso semelhante, como poderemos falar de um mundo livre?

    Quanto à paridade da participação feminina na sociedade, porque é disso que se trata, só lhe ficou bem -não pela aparência, antes pela essência- esse bater o pé. Abençoadas as mulheres que -e olhe que para tanto não contam apenas aquelas que o fizeram ao nível intelectual- de todas as formas concorreram isso.

    E pronto, mais uma vez renovo os votos de continuação de um Santos Sábado, cheio de paz, naturalmente

    Luís F. de A. Gomes

    ResponderEliminar
  13. Luís!
    A Educação é a chave de tudo.

    Nunca me arrependi de lutar pelos meus direitos e visibilidade, embora muitas veszes ser invisível dê jeito , como quando, por exemplo, queremos/precisamos do retiro espiritual para nos centramos no que é essencial.

    Uma Primavera cheia de coisas boas para si.
    Paz e saúde

    ResponderEliminar