Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

terça-feira, 29 de junho de 2010

Dos Outros : O Livro do Luís Diferr : Portugal

Publicitei na devida altura o lançamento do excelente "Portugal", de Luís Diferr, no dia 16 de Junho deste ano, pela Editora ASA.
Apesar de convidada e de ser amiga e colega do artista em questão,
assim como de sua mulher, motivos de saúde impediram a minha presença no referido lançamento o que me entristeceu.
Contudo, o livro estava comprado e aguardava a oportunidade do imprescindível autografo , o que aconteceu ontem.
Posto - o a seguir à capa do livro e à gravura que acompanhava o mesmo (situação esta excepcional e só reservada a 400 exemplares vendidos pelas lojas da Fnac).
E sendo este um autografo desenhado, torna-se ainda mais valioso. :)

Este livro é uma viagem desenhada aos séculos XVII e XVIII em Portugal. pela arte e o engenho de Luís Diferr, focando, especialmente, a Lisboa anterior ao terramoto de 1755 e alguns dos seus monumentos. Aos desenhos do Luís juntam-se algumas fotografias.
É um bom livro de apresentação histórica, de grande rigor documental e com ilustrações que permitem obter uma reconstituição visual com dimensão realista pelo que recomendo vivamente esta obra.
Pelo exposto poderão avaliar a qualidade do trabalho artístico do Luís.




Nota 1:
Jacques Martin que aparece como co-autor do livro, morreu no decurso da feitura do mesmo, sendo somente da sua autoria a "Introdução".
Nota 2:
Parabéns ao Luís pelo seu trabalho e à Lelé, que não tenho dúvida nenhuma, de que é um dos seus pilares mais fortes.
Beijinhos aos dois e merde, merde, merde, para o sucesso do livro.

8 comentários:

  1. Ema
    Comoveste-me, milhé!

    Não sou pilar de nada, sou tão fã como tu dos desenhos e do talento do Luís, embora não me fique bem dizê-lo. Tento apenas dar-lhe o suporte anímico e afectivo de que necessita por vezes, já que, como sabes, a vida dos artistas não é fácil. É uma caminhada íngreme, às vezes com muitos escolhos e frustrações.

    Este livro foi parido na dor. Mas com muito amor e dedicação. Talvez por isso o resultado seja de facto bom, em termos do rigor, e tenha surpreendido tanta gente.
    Jacques Martin, se ainda estivesse vivo, orgulhar-se-ia certamente deste trabalho do seu colaborador português.

    Obrigada pelas tuas palavras de apreço e por toda a cobertura que tens dado na divulgação do livro.

    Um beijo amiga, e enjoy it!

    ResponderEliminar
  2. Ema
    Olhando melhor para a dedicatória:
    ganhaste um fidalgo de se tirar o chapéu, hein?
    Sortuda! :-)

    ResponderEliminar
  3. Ainda não consegui disponibilidade do autor para autografar o meu exemplar, sabes?
    Em casa de ferreiro...

    ResponderEliminar
  4. Lelé:
    ainda bem que te emocionaste. isso é bom sinal :)

    eu não tenho quaisquer dúvidas de que tu és um dos pilares mais importantes do Luís e não fica nada mal seres fã do trabalho dele.
    Ainda ontem o meu F esteve a apreciar os pormenores das ilustrações do Luís. Os artistas compreendem mais profundamente estas coisas...

    claro que fui uma sortuda com o fidalgo que ele me desenhou na dedicatória. era mesmo um fidalgo daqueles que sempre esteve nos meus sonhos de donzela eheheheh

    quanto à tua dedicatória....percebo, perfeitamente a situação, mas não deixes passar + tempo. ao ataque!

    Não tens que agradecer nada,faço-o a divulgação aqui e em outros sítios com muito gosto.Acho que merecem, as pessoas, o artista, tu e a obra.

    beijo doce

    ResponderEliminar
  5. Usurpo amigavelmente o perfil da Lelé - eu que sou "vagabundo de estrela" e não tenho conta no Google - para te enviar a seguinte mensagem:
    Obrigado, Ema, pelo entusiasmo e dedicação à causa!
    Cuida bem do fidalgo e vê lá se descobres o seu nome!...
    Beijos
    Luís Diferr

    ResponderEliminar
  6. Bem-vindo, Luís,mesmo que disfarçado eheheh.
    "vagabundo das estrelas" é bonito! pelos vistos fazemos uma tribo engraçada,nós os vagabundos de isto e daquilo, mas infelizmente, espalhados e longe uns dos outros.

    Quanto ao fidalgo, podes ter a certeza de que será muito bem estimado...o original já o é :D
    Beijos e que nunca te falta a vontade de criar coisas bonitas.

    ResponderEliminar
  7. Oops! Andou aqui alguém a usurpar a minha identidade!
    Vai ter de pagar. Como não sei ainda...
    :-)

    ResponderEliminar
  8. Minha querida, mas é lá possível um artista como o Luís ainda não ter desenhado um avatar para ele?
    Em 5 minutos ele faz e de certeza que será um sucesso.
    beijos aos 2

    ResponderEliminar