Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Eu conto-vos um conto...para refelctirem e sonharem

.
A Lição da Paciência

.
Um mandarim que se preparava para desempenhar um importante cargo oficial recebeu a visita de um amigo que lhe foi apresentar as despedidas.
Abraçaram-se e o amigo recomendou-lhe:
— Acima de tudo, no desempenho das tuas importantes funções, nunca percas a paciência.
Prometeu o mandarim que nunca esqueceria este precioso conselho.
Três vezes repetiu o amigo a mesma recomendação, provocando o enfado do mandarim. Quando se preparava para o fazer pela quarta vez, o mandarim exaltou-se e gritou:
— Basta, eu não sou surdo e muito menos sou um imbecil!
Então o amigo, acalmando-o com a mão posta sobre o seu ombro, fez este comentário:
— Podes assim ver como é importante ser paciente. Três vezes ouviste o meu conselho, já não conseguindo dissimular o enfado. À quarta vez não conseguiste controlar a fúria. O que acontecerá quando, no desempenho do teu cargo, tiveres de ser verdadeiramente paciente?
.
O amigo baixou os olhos para o chão e limitou-se a suspirar.

J. J. Letria
Contos da China antiga
Porto, Ambar, 2002

6 comentários:

  1. Olá,

    Misteriosa, essa China onde a civilização agrária chegou intacta ao século vinte, vinda da noite dos tempos em que os gregos ainda não tinham produzido a sua cultura clássica, como que deixando ver para quem a viu, como terá sido o mundo à época das primeiras cidades e quando a escrita apareceu em tabuinhas de barro. Sabedoria milenar, portanto, no Ocidente, ponta geralmente esquecida de reflexões que ainda hoje nos podem ajudar a encontrar um lugar nesta nossa casinha cósmica comum. Há todo um vasto universo cultural a descobrir a partir dessas paragens. Razão teve a Pearl Buck quando nos chamou a atenção para ele.

    Haja paz e saúde para si,

    Luís F. de A. Gomes

    ResponderEliminar
  2. Devorei a Pearl S Buck na adolescência...
    Um dia destes hei-de reler um livro dela.
    Paz e saúde.

    ResponderEliminar
  3. Sabedoria milenar. Precisamos de a reencontrar com urgência...
    Beijocas, Em@!

    ResponderEliminar
  4. Interessante. Acho que tenho passado por um teste similar e demonstrado toda a minha impaciência. (Eu sou impaciente de verdade!)

    Saudade grande de vir te ver, Ema, meu computador estava na manutenção, volta pra casa hoje, e com ele volto eu ao colo dos meus amigos queridos. (Já estou aqui)

    Beijo sempre carinhoso. =*

    ResponderEliminar
  5. kenia,kenia,kenia!
    olha para mim toda *_*.
    já tinha saudades.
    eu tento ser sempre cuidadosa com as pessoas e cheguei a pensar que a sua ausência tinha a ver com alguma coisa que eu, inconscientemente, tivesse feito e a tivesse magoado...:S
    ainda bem que não foi isso.
    beijo doce.

    ResponderEliminar