Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Kianda

Pintura de Em@
©
(lápis aguareláveis)

Nota:
Em Angola existe a crença convicta da existência de sereias, sendo estas dotadas de poderes sobrenaturais.
Em Kimbundo (um dos dialectos angolanos), kianda significa sereia (no singular), no plural diz-se ianda. Acredita-se pois, que qualquer meio aquático tenha uma sereia, seja este rio, lagoa, charco ou cacimba. E a kianda toma o seu nome, porque de certa forma, ela é a encarnação desse próprio meio aquático.

6 comentários:

  1. Olá,

    O kimbundo é um dos dialectos do Sul, não é?

    Sabe dizer-me se esta é uma crença generalizada por todos os grupos etnicos ou é mais vulgar em uns do que em outros? Quais, sabe?
    E sabe dizer se esta -que é uma das histórias mitológicas da tradição ocidental- é uma tradição propriamente dita africana ou resulta do intercâmbio cultural entre os europeus -neste caso, sobretudo portugueses- e as populações africanas.
    É que no Brasil existe esta mesma tradição e por acaso nunca cheguei a perceber se ela estava ligada à cultura índia se à cultura negra de origem africana. O termo para designar esses seres fantásticos que vivem nos rios -ali a personagem mitológica está focalizada nos rios- é, iara o que, se logo quando o escutei na boca de cabouclos me pareceu estranho às línguas tupi-guarani ou boróro -a região em que me encontrava- agora me parece ter familiaridade com o vocábulo ianda, apesar de ser um modo plural.

    Sabe se existe etnografia feita a este nível? Por quem? Há bibliografia disponível?

    E por agora é tudo, haja muita paz e saúde para si

    Luís F. de A. Gomes

    ResponderEliminar
  2. Que alegria receber sua visita e muito obrigada pelas palavras carinhosas sobre meu blog.
    Seja bem vinda e fique sempre a vontade!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. acho as sereias lindas e é bom saber dessa crença :-)
    Bjinho Em@!

    ResponderEliminar
  4. Luís.
    O kimbundo é uma das variantes dialectais angolandas falada no território Mbundu ou Ambundu , que se situa no Centro-Norte
    A nação Mbundu reparte-se por 11 subgrupos (ou etnias), disseminados pelas províncias de Luanda, Bengo, Malanje, Kuanza Norte e ainda pequenas bolsas no Uíge e no Kuanza Sul. São, portanto, 11 as variantes do Kimbundu, consoante a difusão geográfica dos 11 povos que constituem esta nação: Ngolas, Dembos, Jingas, Bondos, Bângalas, Songos, Ibacos, Luandas, Quibalas, Libolos e Quissamas.

    Eu penso que este mito esteja generalizado.Eu pelo menos sendo do Sul ouvi falar nele.
    Não lhe sei dar indicações de estudos sobre esta ou outras figuras mitológicas angolanas.Embora eu tenha feito História de Angola na Faculdade- perdi quase tudo o que se referia a bibliografia com as constantes mudanças de casa.
    Kianda aparece em muitos romances, poesia e pinturas actuais.
    *
    Paz e saúde para si.

    ResponderEliminar
  5. Fátima;
    eu gostei muito do seu blog, ainda bem que o R. me mostrou o caminho para lá.
    obrigada por ter retribuído a visita e sinta-se em casa , também , aqui.
    beijo

    ResponderEliminar
  6. Eu já tinha falado da Kianda num poema lá para trás.
    beijo, Andy e obrigada pela visita.

    ResponderEliminar