Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A máscara

Pintura de Em@
©

18 comentários:

  1. Olá,

    Bela máscara cheia de ecos africanos nos lábios e que por feliz mistura muito bem poderia ser igualmente um careto, daqueles com os rapazes costumavam atazanar as rapariguitas pelos caminhos de antanho e que alguns resistentes insistem em querer fazer chegar aos dias de hoje. Inércias culturais, digo eu e nada melhor que a ir recordando, para sabermos sempre a massa de que se fez o sangue que trazemos na alma.

    E não é curioso como esta prática de máscaras acontece por muitíssimos lugares e culturas do Velho Mundo?

    "O Rosto E As Máscaras" é o título de colectânia de textos de Fernando Pessoa que, há uma boa trintena de anos, o saudoso Professor David Mourão-Ferreira organizou para o "Círculo de Leitores".
    Será então esta a máscara do virar para dentro que o poema anterior tão bem espelha quer pelo conteúdo que pela forma brilhante em que a Senhora o fez? É que as pinturas que o acompanham bem que poderiam estar no ciclo desta máscara, não pela figuração, antes pelas cores e a sugestão que nos dão de olhar, olhar, simplesmente e que a dor sempre direcciona para dentro, isto pelas suas palavras com as quais concordo.

    E assim lhe desejo um bom dia, cheio de paz e saúde

    Luís F. de A. Gomes

    PS

    Diz-me quem é aquela cantora e é capaz de identificar o local onde ela está a cantar? Agradeço.

    Hasta luego,

    Luís F. de A. Gomes

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Ema!

    Ao analisar teu blog e ler tuas postagens, percebe-se que se trata de uma pessoa consciente, de opinião formada, de caráter. Vc é para mim a pessoa que um dia sonhei ser, na adolescencia. Mas não consegui. Por muitos fatores, acontecidos, não sou sombra do que sonhei ser.
    Achei interessante teu comentário no meu blog. Resolveu intervir numa briga de casal? Não é errado, na verdade é o que todos nós deveriamos fazer. Ver o que acontece à nossa volta, alguém precisa de ajuda, inclusive nós mesmas.
    Minha querida terá de agora em diante a antipatia do denunciado. E a vítima apesar de agradecida, talvez seja convencida pelo agressor de que vc errou. Mas espero que tudo acabe bem para ti e para essas pessoas.

    um grande abraço e boa semana.
    Adriana

    ResponderEliminar
  3. obrigada, Luís, por mais um comentário sempre tão completo.
    O Luís tem formação em Sociologia/Antropologia?Desculpe a pergunta, pode interessar-se por estas questões, somente. Eu tenho algumas cadeiras de Sociologia, escolhidas no âmbito das sócio-culturais que tinha que obrigatoriamente ter no curso e gosto muito.
    Eu iniciei a minha carreira em trás-os Montes e assisti às investidas dos Caretos...Por razões familiares e afectivas todos os anos ou quase todos dou um salto lá acima. Gosto daquela zona e gentes.
    ...
    Não tenho esse livro do F.Pessoa e tenho pena.Nunca me dei bem com o Círculo de Leitores, pois nunca tive sorte com os colaboradores/vendedores que faziam as zonas onde morei.Acabei por desistir.
    ...
    eu sou pessoana: a birthday twinsister.
    ...
    não sei a que cantora se refere.:(
    Paz e saúde.

    ResponderEliminar
  4. Adriana:
    obrigada pelas suas palavras.
    eu não intervim numa briga de casal...aquilo era mais do que uma briga. aquilo era agressão física grave, com pontapés e murros na cabeça de uma mulher atirada para o chão . e ao lado uma criança de 3 anos, filha dos 2,que gritava assustada e correndo o risco de fugir para o meio da rua e ser atropelada.Limitei-me a agarrar a criança e a chamar a polícia e depois levei a senhora à APAV.
    Aquilo era um crime público e eu não podia fechar os olhos.No ano passado morreram 16 mulheres em Portugal, vítimas de violência doméstica.Exerci um dever cívico. Não espero agradecimentos.
    Eu só faço aos outros aquilo que gostaria que me fizessem a mim.E acredite que sou mesmo assim.
    Beijinho Adriana.
    Mudou de avatar , não foi?
    O julgamento é no próximo dia 28.

    ResponderEliminar
  5. Olá, mais uma vez

    Tenho gente chegada a viver em Bragança e conheço bem a região e mesmo a província, embora com algumas lacunas, também, posso afirmá-lo. É, para mim, a parte mais bela de Portugal -e nasci no Ribatejo- em qualquer época do ano e com Outonos sublimes, apenas igualados pelos do Maciço da Estrela de onde a família materna é oriunda e ainda tenho tias, os tios já faleceram todos, mas também primos e primas.

    A minha formação é de andarilho e amante das letras, da literatura feita e que se faz de Humanidades, naturalmente inventadas, mas capazes de sustentarem alegorias sobre nós e a nossa natureza e, se assim se pode falar, destino, enquanto espécie e que só pode ser sustentada por uma vadiagem séria e meticulosa e daí a necessidade dessa andarilhice para a minha formação.
    Mas acertou, quanto às bases académicas, pois graduei-me em Antropologia, sim e também tenho formação em Geografia, particularmente na vertente da Geografia Física. Posso dizer -e sem me colocar em bicos de pés- que tenho mesmo trabalho científico naquela área, a respeito do racismo, se bem que tenha começado pelo grande ramo da Antropologia Cultural, tendo mesmo trabalho de Mestrado no domínio da museulogia e só mais tarde tenha passado para o âmbito da Antropologia Física em que, desde noventa e três, tenho trabalhado sobre o racismo.

    Quanto ao livro, se é pessoana como diz, presumo que não terá perdido grande coisa pois deve conhecer todos os textos que por lá estão compilados; o trabalho é dos anos setenta, não saberei aqui dizer o ano, ao certo e desde então para cá muita outra coisa que o poeta escreveu já veio à luz do dia. Serão sempre interessantes de ler as palavras do Professor a respeito do Poeta, mas, lá está, também não será por isso que os seus conhecimentos sofrerão a menor beliscadura.

    A cantora é a que parece estar identificada como Buika, creio.
    Poderá dizer-me o sítio em que ela está a cantar?

    Não a empato mais, um resto de uma boa tarde, sempre com paz e saúde que é o meu maior desejo

    Luís F. de A. Gomes

    PS

    Precisamente por a saber pessoana a convidei a visitar o tal blog em que está sendo feita a apresentação de "Há Pintassilgos No Meu Quintal" que, não sendo propriamente dito a respeito de Fernando Pessoa, quem seria eu para o fazer, é a propósito dele, do que ele deixou escrito, uma reflexão sobre questões que dizem respeito à nossa natureza de humanos.

    Hasta luego,

    Luís F. de A. Gomes

    ResponderEliminar
  6. Ema,
    Regresso. Estive de férias, andei por Roma, alguns dias e trouxe uma «pedrada» de arte e cultura, que nem estava lá e nem estava cá, tive que ter um tempo para assimilar! Podia ter deixado no blogue, algo escrito, sobre a minha ausência, mas nem pensei que iam notar a minha falta!
    Lendo os posts anteriores, foi mesmo com o livro «O Rosto e as Máscaras» que me iniciei na leitura de Fernando Pessoa, foi um deslumbramento tão grande, que a partir daí comecei a comprar de tudo sobre Fernando Pessoa e os seus heterónimos, semi-heterónimos...tudo!...
    Máscara tem fascínio, tem mistério...a tua máscara está interessante...e o poema diz tudo!
    Beijinhos,
    Manuela

    ResponderEliminar
  7. Ah essa voz maravilhosa da cantora Concha Buika - ou, simplesmente, Buika -nascida em 1972 na cidade de Palma de Mallorca...seus pais vieram de Guiné Equatorial, e esta mistura explosiva produziu uma cantora de "flamenjazz" ...
    ...cantora de flamenco, contudo com toques de jazz, soul e latinidade.A voz de Buika tem uma carga de espiritualidade que valoriza seu repertório. É sem dúvida uma das maiores cantoras espanholas da actualidade, a meu ver é claro.
    Foi viver para Las Vegas (2000), e a experiência americana proporcionou-lhe o convite para cantar no célebre clube de jazz - Blue Note.Regressou a Espanha e já gravou acho que 3 álbuns. tem feito vários espectáculos pelo mundo e já actuou cá no CCB por ex.
    Não sei onde foi gravado aquele clip...

    Mi niña Lola
    Dime porque tienes carita de pena
    Que tiene mi niña siendo santa y buena
    Cuéntale a tu padre lo que a ti te pasa
    Dime lo que tienes reina de mi casa

    Tu madre la pobre no se donde esta
    Dime lo que tienes, dime lo que tienes
    Dime lo que tienes, dime la verdad

    Mi niña lola, mi niña lola
    Ya no tiene la carita del color de la amapola
    Mi niña lola, mi niña lola
    Ya no tiene la carita del color de la amapola


    Tu no me ocultes tu pena
    Pena de tu corazón
    Cuéntame tu amargura
    Pa consolártela yo

    Mi niña lola, mi niña lola
    Se le ha puesto la carita del color de la amapola
    Mi niña lola, mi niña lola
    Se le ha puesto la carita del color de la amapola

    Siempre que te miro mi niña bonita
    Le rezo a la virgen que esta en la ermita
    Cuéntale a tu padre lo que te ha pasao
    Dime si algún hombre a ti te ha engañao
    Niña de mi alma no me llores mas
    Dime lo que tienes, dime lo que tienes
    Dime lo que tienes, dime la verdad

    Mi niña lola, mi niña lola
    Mientras que viva tu padre no estas en el mundo sola
    Mi niña lola, mi niña lola
    Mientras que viva tu padre no estas en el mundo sola
    Mi niña lola, mi niña lola
    Mientras que viva tu padre no estas en el mundo sola
    Mi niña lola, mi niña lola
    Mientras que viva tu padre no estas en el mundo sola

    ResponderEliminar
  8. Manuela;
    Roma, waw que bom!
    Imagina como deve ter regressado...
    claro que dei pela falta. e andava já preocupada, a sério. O teu blog(ue) é um dos que eu visito diariamente) e claro que senti também flata da tua pegada por aqui.
    beijo e bem -regressada, Manuela.

    ResponderEliminar
  9. corrigindo o typo...
    --> falta <--

    ResponderEliminar
  10. Olá, ainda outra vez,

    Minha querida senhora, agradeço-lhe o cuidado da resposta e a gentileza de acrescentar a letra às referências que me deu da cantora.

    No entanto deixe-me que lhe diga e não leve a mal, rogo para que tome isso como uma pequena nota de humor. Mas agora já sei quem é ainda consegue ser mais rápido que a sua sombra que é o título a que só o inesquecível Lucky conseguiu chegar; é que teve a amabilidade de dar a resposta antes da pergunta, pois responde a um comentário que se esqueceu de publicar. É claro que isso não tem a menor importância e não pense que estou a dizer isto por, de qualquer forma, me sentir mal tratado; longe de mim semelhante ideia. Não deixa é de ter o seu sentido de graça, não é e foi só isso que eu quis sublinhar e depois sempre achei que um pouco de riso -quando não abusa do siso, é bom de ver- sempre fez bem ao espírito e faz bem à pele do rosto.

    Seja como for, volto a agradecer-lhe a delicadeza e para a mais rápida pistoleira cá do sítio, só posso desejar o melhor, sempre com muita paz e saúde

    Luís F. de A. Gomes

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Corrigindo o anterior:
    ***
    Às vezes o blogger endoida. mas os comentários não estão todos? eu não recebi mais nenhum ,Luís.

    importa-se de pôr aqui novamente o link do blog que me indicou? já era para lho ter pedido...tive um acidente na minha secretária...

    Eu gosto de me rir, acho que rir é o melhor remédio para tudo.sou, , inclusivamente, apologsita da risoterapia. E eu sou mesmo uma Pepe Rápida, por isso deixo passar alguns typos. Mas já descobri que um dos problema está no teclado sujo (poeiras que se alojam por baixo das teclas e que depois as prendem... por isso por vezes faltam letras ou bocados de frases...)

    paz e saúde.

    e foi o que aconteceu no comentário que anulei.

    mais paz e saúde.

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde Ema!

    Pobre mulher essa que ajudaste! Espero que as leis de Portugal sejam melhores que as daqui. Casos assim, o infeliz vai lá , faz seu depoimento e volta para casa, onde está a mulher que está mais para saco de pancadas.
    Sim, mudei de avatar, de novo! Há um ano atrás, ingenuamente, iniciei meu blog com minha fotografia, nome verdadeiro e endereço ...rs, mas aos poucos, descobri que não é uma atitude sensata ser franca nesse mundo de incógnitas, a internet.

    abçs
    Adriana

    ResponderEliminar
  14. Se em presença temos que ter cuidados...os mesmo têm que ser redobrados na net onde cada um pode ser aquilo que não é.

    Eu acredito que desta vez as coisas sejam diferentes. muita coisa está a mudar em Portugal e como a violência doméstica passou a crime público...

    beijo, Adriana.

    ResponderEliminar
  15. Olá, na masrugada, extraordinariamente

    Certo, estes teclados são os marotos...

    Mas gostei da ideia da rositerapia, presumo que é invenção sua e, se me permitir, gostaria de usar a expressão em algum texto que possa escrever. É claro que de alguma maneira arranjarei um meio de referenciar a autoria que lhe pertence.

    Quanto à morada~, volto a repeti-la: http://luis-eg.blogspot.com

    Um resto de uma noite em paz e com sonhos bonitos

    Luís F. de A. Gomes

    ResponderEliminar
  16. Liís:
    ahahah estou aqui a rebolar a gargalhar porque o seu teclado...
    risoterapia não +e invenção minha, não. bem que gostaria. até já postei um vídeo no blog. é muito utilizada em psicoterapia, pôr alguém a rir no meio de outros e provocar o riso...vale ' do que qualquer antidepressivo e depois de já não aguentarmos as cãibras nos músculos abdominais ficamos leves, leves leves. um dia destes a ver se não me esqueço e posto outro.

    vou espreitar o blog.
    paz e saúde ou saúde e paz.

    ResponderEliminar
  17. Olá,

    Está a ver, estes teclados são uns marotos, mas no meu caso há sempre a possibilidade daquela velha história do grande dançarino sobre um chão torto. Mas seja, deixemos a coisa à marotice dos teclados.

    Desde já agradeço a visita e o que tenha para dizer também.

    A paz esteja consigo

    Luís F. de A. Gomes

    ResponderEliminar