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sexta-feira, 4 de junho de 2010

Para onde caminhas tu, Ministério da Educação?

REDUZIR CUSTOS

Único órgão de gestão por concelho

28 Maio 2010

Segundo apurou o DN está também a decorrer uma negociação directa entre as várias direcções regionais e as autarquias. As negociações começaram esta semana e em causa está "a necessidade de reduzir custos e de dispor apenas de um órgão de gestão por concelho", adiantou ao DN um responsável da Direcção Regional de Educação do Alentejo. Intenção confirmada por Francisco Almeida, da Federação Nacional dos Professores, que o classificou como "emparcelamento de escolas". O Ministério da Educação quer "juntar várias escolas, básicas e secundárias, concentrando milhares de alunos no mesmo edifício e criando órgãos de gestão gigantescos". E exemplificou com o caso de Mangualde, "onde foram concentradas escolas básicas com secundários e onde o departamento de Matemá-tica vai passar a ter cem professores". O responsável da Federação Nacional de Professores alertou ainda que "concentrar alunos do 5.º ao 12.º anos em grandes organizações irá trazer dificuldades"

Daqui

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONTINUA A TENTAR IMPOR POLÍTICAS EDUCATIVAS À REVELIA DAS LEIS VIGENTES
Constituição de Agrupamentos

Alguns exemplos do que são as propostas do Ministério
Proposta de Mega - Agrupamentos
Região Norte


Distrito: Viana do Castelo
Concelho: Ponte de Lima
- EB 2,3 António Feijó + 27 escolas EB1 e JI;
2033 alunos; Distância máxima entre escolas: 40 km
- EB 2,3 / Secundária Arcozelo + escolas EB1 e JI;
1489 alunos; Distância máxima entre escolas: 40 km

Distrito: Braga
Concelho: Amares
- EB 2,3 Amares + 50 escolas EB1 e JI;
2000 alunos; Distância máxima entre escolas: 47 km
Concelho: Vieira do Minho
- EB 2,3 Vieira do Araújo
1800 alunos; Distância máxima entre escolas: 60 km
Concelho: Vila Nova de Famalicão
- EB 2,3 Ribeirão
2300 alunos;
Distrito: Vila Real
Concelho: Chaves
- EB 2,3 Nadir Afonso + 64 escolas EB1 e JI;
1838 alunos;
- EB 2,3 Gonçalves Carneiro + 45 escolas EB1 e JI;
1579 alunos;
Concelho: Vila Real
Agrup. Horizontal D. Dinis:

42 escolas
1180 alunos
Agrup. Vertical Monsenhor Jerónimo do Amaral:

63 escolas
1837 alunos
Concelho: Mondim de Basto

Agrup. Vertical (com Secundário) :

36 escolas
1639 alunos
Distrito: Aveiro
Concelho: Arouca
- EB 2,3 Arouca + 44 escolas EB1 e JI + 2 EBM;
2000 alunos; Distância à escola sede: 40 Km
Concelho: Oliveira de Azeméis
- EB 2,3 Bento Carqueja + 27 escolas EB1 e JI;
2300 alunos;
Concelho: Ovar
- EB 2,3 António Dias Simões + 2 Agrupamentos horizontais (14 escolas EB1 + 9 JI);
2350 alunos;
Concelho: Santa Maria da Feira
- EB 2,3 Fernando Pessoa + 28 escolas EB1 e JI;
2366 alunos;
- Agrupamento Carlos Alberto + 17 escolas EB1 e JI;
1672 alunos;
Concelho: Vale de Cambra
- EB 2,3 Vale de Cambra + 50 escolas EB1 e JI;
Distrito: Porto
Concelho: Felgueiras
- EB 2,3 Felgueiras + 17 escolas EB1 e JI;
2500 alunos;
- EB 2,3 Lagares + 22 escolas EB1 e JI;
2700 alunos;
Concelho: Vila Nova de Gaia
- EB 2,3 Valadares + 12 escolas EB1 e JI;
2508 alunos;
- EB 2,3 Soares dos Reis + 6 escolas EB1 e JI;
2200 alunos;
- EB 2,3 Olival + 24 escolas EB1 e JI;
2149 alunos;
Concelho: Porto
- EB 2,3 Gomes Teixeira + 10 escolas EB1 e JI;
2427 alunos;
Concelho: Vila do Conde
- EB 2,3 Mindelo + 37 escolas EB1 e JI;
1974 alunos;
Já há directores de agrupamentos a serem chamados às direcções regionais, para tomarem conhecimento da “onda”. Um exemplo: Mangualde, no distrito de Viseu, tem 3 agrupamentos, cada qual com um número razoável de alunos; os 3 directores já foram à DREC para lhes ser lida a “cartilha”; fundir-se-ão num único mega-agrupamento!
Os mega-agrupamentos já começaram com a empresa "Parque Escolar", que sob a capa da remodelação arquitectónica também remodelou a organização da rede escolar, concentrando todos os serviços e anos de escolaridade num mesmo edifício.
Na cidade do Porto, está previsto nos estudos dos burocratas da DREN, o encerramento das E.B.2,3 até 600 alunos (sim, 600), transferindo estes para as Secundárias remodeladas. Mega-Escolas de 1500 alunos, aí virão...

14 comentários:

  1. Em@,

    Vê-se que por aí também tratam a Educação como "caminhão de lixo" (perdoe-me pela expressão).

    O Ministério da Educação do lado de cá também trata a Educação não como prioridade, mas como qualquer coisa.

    Beijos, Em@ e ótimo final de semana.

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  2. Apetece-me dizer meia dúzia de palavrões...

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  3. Com Cavaco tivemos as super-esquadras que depois tiveram de ser fechadas ou readaptadas por Guterres pois as ditas não faziam mais do que concentrar policias em poucos locais criando vazios de patrulhamento.

    Agora, Sócrates, certamente maravilhado com as megalomanias de Cavaco que construiu um CCB por milhões de euros e que pouco benificio trouxe para aquilo que custou, auto-estradas que iam ter a lado nenhum e IPs que só eram grandes na factura, vem agora querer criar algo mega/super.

    Não conseguiu o aeroporto, o TGV está pelas ruas da amargura, as auto-estradas já não dão nas vistas com tanta que por aí há, por isso impunha-se criar algo mega. E pronto...

    Assim surgiu a ideia das mega-escolas.

    Já me estou a rir da tristeza, desgoverno e caos em que vão cair essas coisas com alunos, currículos, professores, etc e tal desde o 5º ao 12º.

    Mas nada de preocupar. Daqui a 3 anos, com novo governo (isto se este aguentar até lá), vai-se chegar à conclusão que isso não funciona e como tal, volta-se atrás. E assim sendo, mais dinheiro que se gasta e se dá aos amigos. Aos amigos que vão ter que readaptar os antigos edifícios, comprar equipamento... e por ai fora.

    Mas contra isto não há greves, é claro. Se houver tiro o chapéu.

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  4. ISSO É LOUCURA...ONDE JÁ SE VIU MIÚDOS DE 12º ANO COM CRIANÇAS DE 5ºANO? VAI TRAZER PROBLEMAS GRAVES...A CONVIVÊNCIA ENTRE FAIXAS ETÁRIAS TÃO DÍSPARES...HUMMM...OS VÍCIOS...ETC...NÃO ME PARECE CORRECTO.

    BEIJINHOS

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  5. o problema da educação não é só brasileiro, pelo que parece, país como o nosso em desenvolvimento...
    muito bom o post! parabéns!

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  6. Valdeir:
    quanto a mim a expressão que utilizou está correctíssima.
    Aos senhores do poder não lhes interessa que o povo use os neurónios...seja ai, seja cá ou em qualquer parte do mundo.
    beijos e bom fim-de-semana

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  7. Anabela!
    Diz todos os palavrões que te lembrares. eu já disse uns quantos!

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  8. Para além de tudo o que já foi dito, o interior do país, já de si desertificado, vai ainda esvaziar-se mais. Adeus, mundo rural!

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  9. Elenáro:
    infelizmente é assim...
    só me questiono para que se andaram a fazer Projectos Educativos de Agrupamento se os ditos cujos são para mandar para as cucuias com os mega-agrupamentos...
    beijo

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  10. Pedras e o pior está para vir....passagem administrativa aos do 8º ano...isto é, saltam o nono e passam para o 10º. Diz lá se pode?. E estas coisas vão sair durante as férias que é para não refilarmos muito.
    beijo

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  11. Franck:
    todo o poder tem medo que o povo seja instruído...logo, seja aqui ou em qualquer lugar, instrução só para as elites ou um ou ouro bafejado pela sorte.
    beijo

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  12. AC:
    Já imaginaste, escolas com 1600 alunos,com vários níveis, idades e origens diferentes, onde será impossível haver a aproximação ao aluno?
    aproximamo-nos das cidades do 3º mundo onde tudo se concentra nas grandes cidades.
    e a qualidade de vida que se tinha no interior??? que qualidade de vida se encontrará nestes grandes aglomerados?

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  13. Só falta esclarecer que os premiados com a medida, são os alunos fora da escolaridade obrigatória e que estão em riscos de "chumbar", no 8º ano, ou seja, vão jogar no euromilhões e ver se conseguem melhor que os melhores alunos do 8º!!! É o máximo dos mínimos... Volta MLR, estás perdoada...

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  14. Migueeel!
    ainda bem que apareceste.
    havia alguém (dos amigalhaços deste peesse) que ainda havíamos de gostar de ter a MLR em vez da IA ou seja da Isabel Vilar...

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