Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Caretos de Pondence

Caretos de Pondence
.
"A festa dos caretos, em Podence (Trás-os-Montes) encarna uma das mais antigas manifestações do Entrudo em Portugal. Os caretos (homens mascarados) são expressões das forças demoníacas, que na altura do Carnaval tomam conta das ruas e atemorizam as pessoas.

Os Caretos representam imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos desde épocas que se perdem no tempo saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence – Macedo de Cavaleiros.

Interrompendo os longos silêncios de cada Inverno, como que saindo secretos e imprevisíveis dos recantos de Podence, surgem silvando os Caretos e seus frenéticos chocalhos bem cruzados nas franjas coloridas de grossas mantas."

Daqui

"(...) nos dias de Carnaval, os Caretos surgem em magotes, de todos os sítios, percorrendo a aldeia em correrias desenfreadas, num clima fantástico e fascinante, pleno de sedução e mistério. Ninguém lhes consegue ficar indiferente, aqueles que não se vestirem de Careto abrem as suas adegas aos passantes.

As crianças de sexo masculino, os Facanitos perseguem os Caretos tentando imitá-los, as raparigas solteiras, são o principal alvo dos mascarados, admiram-nos das janelas ou varandas das suas casas, com um certo receio de que o entusiasmo dos Caretos os leve a trepar para as poderem chocalhar. "

.

Caretos na ruas de Pondence

,
Fotografias e texto Daqui

2 comentários:

  1. Meu nosso Trás-os-Montes da libérrima infância... Lembra-me hoje quanto ontem para deserto algarve agora exilado...
    Lhe enviei email agora mesmo.
    bjnhs
    até breve!

    ResponderEliminar
  2. Isso tudo, Angel(inh)o. Trás-os-montes conheci-o bem, no início da minha carreira. Gostei tanto, que volto lá muitas vezes.
    Até breve.
    E esperemos que o tempo melhore.
    Beijinho (extensivo à O.)

    ResponderEliminar