Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Da Cultura ou da Aproximação das Culturas

.
xīn nián kuài lè ! (Feliz Ano Novo)
.
Tigre (Hú)
gravura de Kuniyoshi
Daqui

Envelopes vermelhos
(símbolos de generosidade trocados nesta festividade)
Daqui

.
Neste Domingo, assinala-se o início de 2010 de acordo com o calendário chinês, utilizado por vários países orientais. O calendário chinês é o mais antigo registo cronológico da história e guia-se pelas fases da lua. Por este motivo, o ano novo é assinalado na primeira lua nova entre 21 de Janeiro e 20 de Fevereiro. Também conhecida como Festa da Primavera ou Ano Novo Lunar, esta é a época festiva mais importante da China.
Neste ano, a 14 de Fevereiro, data em que também se assinala o Dia dos Namorados, um pouco por todo o mundo organizam-se festividades para celebrar o novo ano que, de acordo com horóscopo chinês, será o ano do Tigre. O ano do Tigre, celebrado da última vez em 1998, está relacionado com as próprias características do signo: activo, confiante e impulsivo, sentimental e bem-humorado.
Independentemente do signo em questão, a entrada do ano novo chinês é uma data de regresso às tradições e às origens, envolta em simbolismos milenares. De acordo com a cultura oriental, na noite de ano novo são realizados fartos jantares em casa ou em restaurantes, com variedade de pratos, sendo obrigatório o peixe ou o frango para garantir abundância durante o ano que chega. Outra tradição é a distribuição de envelopes vermelhos com dinheiro aos entes queridos como acto de generosidade.
Tal como na tradição ocidental, também na entrada do ano novo chinês há queima de fogos de artifício como forma de atrair a sorte e afastar as energias negativas. Desfiles de rua e espectáculos fazem parte das comemorações, onde também não pode faltar a dança do leão.
12 de Fevereiro de 2010
Daqui

Tigre - símbolo de coragem e vigor
O Tigre, é um dos signos do milenar zodíaco chinês, que se repete de 12 em 12 anos e equivale ao signo zodiacal ocidental de Aquário. Sucede ao Boi (2009), ao Rato (2008) e ao Porco (2007).
Simboliza vigor e coragem. Porém, e apesar dos bons resultados económico da China e o do clima de confiança, os chineses acreditam que este poderá ser um ano imprevisível, por o Tigre ser um animal do elemento Metal.
Na perspectiva daquela cultura oriental, a energia do metal pode caracterizar o ouro ou a espada. Ouro simboliza prosperidade e harmonia entre as pessoas. Já a espada pode acarretar um tempo terrível e destrutivo.
O tigre no calendário chinês é o terceiro dos signos, e os chineses o respeitam-no por acreditarem que protege a casa de 3 perigos: o fogo, ladrões e assombrações.
Segundo a astrologia oriental quem nasce sob esse signo, tem uma personalidade activa e segura de si. As pessoas do signo de tigre também são competitivas, muito inteligentes e possuem as qalidades de líderes natos.

Extinção ameaça os tigres
Símbolo do calendário chinês há mais de 4000 mil anos, o tigre chinês encontra-se em vias de extinção, devido à perda dos seus habitats naturais e à acção de caçadores furtivos. Há meio século eram mais de 4.200, mas actualmente os ambientalistas estimam que não chegarão a meia centena de indivíduos metade dos quais siberianos, que vivem no norte do país.
Como há mais de 25 anos que não se vêem na natureza esses felinos com dois metros e meio de comprimento e cerca de 150 quilos, os tigres correm o risco de, juntamente com o dragão, passar a animal mítico do calendário chinês.
Conceição Branco "
Daqui

Também li Aqui

4 comentários:

  1. Olá Em@! Só passei para dizer olá e desejar um bom carnaval! :)

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante Em@!
    Parece estar em festa o teu cantinho, mto bom passar por aqui!
    Bjinho

    ResponderEliminar
  3. É bom termos oportunidade de festejar isto ou aquilo, é sinal que estamos vivos, não é?
    Gosto sempre de te sentir por cá, doce Andy.
    :))

    ResponderEliminar
  4. ooooooooooooooooooh Elenáro, só passaste por isso?:( Muitos thankiús, anyway! :)))
    Besito

    ResponderEliminar