Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Momentos de Carne Vale

Pintura de Em@
(aguarela com textura)
©

A origem da festividade "Carnaval" é obscura. Provavelmente veio de um festival religioso primitivo, pagão, que homenageava o início do Ano Novo e o ressurgimento da natureza.
Não podemos esquecer que todas as festas religiosas cristãs têm como origem festividades pagãs.

Há, no entanto, quem defenda que suas primeiras manifestações ocorreram na Roma dos césares, ligadas às famosas saturnálias, de caráter orgíaco.

Para outros,o Cranaval teve origem na Grécia arcaica pois o rei Momo é uma das formas de Dionísio — o deus Baco, patrono do vinho e do seu cultivo e a origem do carnaval está nos festejos que honravam as colheitas.
O Carnaval foi sempre uma forma de comemorar, com muita alegria e desenvoltura, o actos essenciais de alimentação e bebida, elementos indispensáveis à vida.

Com o surgimento do Cristinanismo/catolocismo este passou a ser um conjunto de festividades populares que ocorrem em diversos países e regiões católicas nos dias que antecedem o início da Quaresma, principalmente do domingo da Quinquagésima à chamada terça-feira gorda.
O disfarce, a música, a dança e os trejeitos alimentam a folia que tem características distintas de região para região.
O termo carnaval foi encontrado já no latim medieval(sec.XI e XII), como carnem levare ou carnelevarium, que significava a véspera da quarta-feira de cinzas, isto é, a hora em que começava a abstinência da carne durante os quarenta dias nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne.A palavra foi evoluindo e de Carne vale passou a Carnaval.

Então, boa 3ª feira gorda!

Sem comentários:

Enviar um comentário