Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Correntes D'Escritas - Hoje



Noite de passadeira vermelha no Correntes d’Escritas
Póvoa de Varzim, 27.02.2010 - A passadeira vermelha no exterior do Auditório Municipal anunciava que algo que de diferente se ia passar. De facto, ontem à noite, numa parceria estabelecida com o Correntes d’Escritas, a revista LER e a Booktailors entregaram os Prémios de Edição, numa cerimónia divertida e recheada de merecidos aplausos.

Foram atribuídos duas dezenas de prémios. Nove ao melhor do trabalho editorial, seleccionados por um júri, votados por outro júri e pelo público. E onze prémios especiais, concedidos como o reconhecimento da comunidade a figuras importantes da edição.(...)"

“Os motes das mesas são autênticos abacaxis que custam a descascar”
Póvoa de Varzim, 27.02.2010 - “Duvido, portanto penso”, verso de Fernando Pessoa, causou, a avaliar pelos testemunhos dos intervenientes na 8ª mesa de debate, muitas horas perdidas a…pensar. A “estranheza” dos temas é marca do Correntes d’Escritas, os diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema um dos “fenómenos” curiosos do Encontro Literário.

Em vez de “Duvido, portanto penso” João Paulo Sousa leu, quando lhe foi comunicado o tema do debate, “Duvido, portanto escrevo”. A preposição pareceu-lhe correcta, “significava que a dúvida podia ser apresentada como motor da escrita, representava também uma evidente aproximação às minhas preocupações sobre o meu processo de construção literária”. (..)"

Com "pedacinhos do Universo" terminaram as mesas do Correntes
Póvoa de Varzim, 27.02.2010 - "Cada palavra é um pedaço do Universo" foi o tema da 9ª e última mesa de debate do Correntes que decorreu esta tarde e contou com a participação de Mário Zambujal, Milton Fornaro, Onésimo Teotónio de Almeida, Ricardo Menéndez Salmón e Rui Zink e moderação de Maria Flor Pedroso.

Sobre o tema, que considera bastante interessante e aberto, Mário Zambujal referiu que “tudo o que existe no Universo, o Homem atribui-lhe uma palavra, um nome”. Mas “o Homem compreende que não sabe as palavras todas, inclusivamente aquelas que criou”, acrescentou o escritor e jornalista que afirmou que “o Homem inventou uma palavra fantástica - ‘coisa’ – que quer dizer tudo e não quer dizer nada” e surge como “grande substituto da nossa preguiça de ir à palavra exacta ou de não a conhecermos”. (...)"

Correntes d’Escritas: homenagem e prémios no encerramento da Festa da Literatura
Póvoa de Varzim, 27.02.2010 - Terminou, esta noite, o Correntes d’Escritas, com uma homenagem a Rosa Lobato de Faria e a entrega dos três prémios literários.

A voz desta grande escritora ecoou pelo Auditório Municipal enquanto na tela se projectavam imagens da mulher que se esforçava “por cumprir como mulher, como mãe, como avó, enfim o que quiserem de mim”. Dizia escrever por impulso e sem nunca se importar com o que os outros pensavam dela. “Um livro é um círculo que se fecha”, ouviu-se ela dizer a certa altura, “sou mais escritora do que qualquer outra coisa”, definiu-se. “Embora o tempo vá passando, uma paixão é eterna, não se compadece com essa insignificância que é a morte”.
(...)

Manuel Valente, da Porto Editora, editor que Rosa Lobato de Faria sempre acompanhou, leu uma emocionada carta à “Rosinha, como todos te chamávamos”. “Se pensaste que escapavas a esta edição do Correntes d’Escritas enganaste-te redondamente. A gente da Cultura tem memória. E como tem memória não se podia esquecer de ti”. E na Póvoa esteve ela de novo, evocada “para poderes contemplar o azul do mar e falar aos amigos do romance que estavas a escrever”. “Estamos aqui contigo. A noite cai lá fora e como dizia o Nobre as Lanchas dos Poveiros talvez estejam a sair a barra entre ondas e gaivotas. Dizemos-te adeus e como adolescentes tropeçamos de ternura por ti. Esta é do O´Neill, tu sabes. Como falar de ti se não for através da poesia?”
(...)

O Correntes d’Escritas segue agora para Lisboa, onde a 1 de Março, decorre uma 10ª mesa de debate, no Instituto Cervantes.
Revisite o evento em : Corrente D'Escritas

Sem comentários:

Enviar um comentário