Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

quinta-feira, 3 de junho de 2010

A propósito Do Direito à Indignação

No dia 13 do mês passado dei conta, aqui, do meu direito à indignação por causa de uma "anedota" num livro infantil da Editora Civilização.
Acontece que associando-me a outros professores escrevi um e-mail de protesto à referida editora e recebi já há algum resposta à mesma, mas ficou esquecida no meio de tanto e-mail que recebo diariamente.
Mas nunca é tarde para se arrumar as coisas, pois não?
Sendo assim,
o meu e-mail:

Ex.mos Senhores

Esqueceram-se , com toda a certeza, de que os professores são as pessoas que mais compram livros neste país e que fazem com que outros os comprem também. Nós ensinamos a ler e o(s) caminho(s) para os livros, é bom lembrar...

Num país onde a falta de autoridade dos professores é cada vez maior, em vez de termos as editora(s) do nosso lado, no combate à iliteracia e contribuindo para o desenvolvimento civilizacional do povo, assistimos a este lamentável enxovalho.

Uma editora que , ainda por cima, se chama "Civilização" e que trata, assim, as professoras não pode continuar a ser digna da minha preferência.
Nunca mais comprarei livros da vossa editora e vou divulgar por todos os meus contactos, este e-mail, para que saibam da minha indignação.

A professora

A resposta:

Ex.ma Senhora Professora,

Em relação ao seu email, após termos sido alertados por outro leitor do teor de uma anedota num livro de piadas, fomos verificar a dita anedota que, de facto, não é feliz mas creia que a Civilização Editora não tem qualquer interesse - ou vontade - em ofender os pais, os professores ou os leitores.

Está em curso uma reimpressão deste título, que já ter em conta a substituição da anedota em causa.

Melhores cumprimentos,

CIV_process_T-preto

Coordenação Editorial

Rua Alberto Aires de Gouveia, 27 | 4050-023 Porto

T. +351 226 050 900 | F. + 351 226 050 998 | www.civilizacao.pt

Comentário:
Apesar dos pesares, e de a mesma ter sido difundida pelos números já vendidos, fica a promessa da revisão da edição. Mas pergunto aos meus botões...como são avaliados todos os trabalhadores desta editora???

3 comentários:

  1. Desta como outra qualquer, é tudo feito à "foge que te mato"...

    Estas coisas são daqueles que, embora eu acha que não tenha sido algo gravíssimo, demonstrou, pelo menos, falta de bom senso da editora. Teria sido algo escusado se as pessoas usassem a cabeça para mais do que ver a novela, o jogo do clube ou da selecção de futebol ou apenas como local privilegiado para a criação de "penugem".

    ResponderEliminar
  2. Mas sabes o que me espantou +? Foi só terem dado por ela depois da carta de um outro leitor (o 1º pelos vistos)...Mas será que na editora não houve uma única alma a ver(ler) a dita anedota, na sua cadeia hierárquica?

    ResponderEliminar
  3. Ver e ler são duas coisas diferentes. Tenho a certeza que a viram agora ler...

    ResponderEliminar