Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Dos Outros

Cheguei a este texto através do blog da minha amiga e colega do Brasil, Marise von. Por o achar bem escrito e sempre pertinente,embora remetendo a leis brasileiras, mas que também existem no nosso país, resolvi pedir ao seu autor,Valdeir Almeida, permissão para o reblogar. Chegada esta, aqui está:

Adira e divulgue esta campanha.
Coloque o banner no seu blog(ue).


.
"Sobre plágios e blogs
Sem dúvidas, quase todos os blogueiros sentem-se orgulhosos ao verem seus trabalhos em outros blogs. O que não se admite é a publicação indevida; ou seja, sem a prévia autorização do autor e, o que é pior, sem citar seu nome e endereço (URL).
Geralmente, os blogueiros sérios e éticos (a redundância é necessária) são muito unidos nessa questão. Eles perguntam ao autor se é permitida a publicação dos posts dele em outros blogs. Muitas vezes, ele autoriza com as recomendações de sempre: dá os devidos créditos. Em outras situações, ele nega a permissão, porque também é um direito que lhe assiste.
Algumas pessoas chegam a afirmar: “Se escritores renomados e premiados têm suas obras plagiadas, quanto mais nós, simples blogueiros”. Com isso, tais pessoas estão querendo dizer que quando um trabalho da blogosfera é vítima de plágio é porque está recebendo o troféu do sucesso.
Ora, pergunte a qualquer pessoa que trabalha com criação se ela sente orgulho com a notícia de que sua obra foi plagiada. O que se manifesta é o sentimento de indignação, pois até chegar ao produto final o escritor, escultor, pintor (ou qualquer outro artista) trabalharam arduamente, despendendo horas diárias, às vezes perdendo noites e abdicando de outras tarefas. É algo que também se aplica à blogosfera, independentemente se o blog tem domínio próprio ou gratuito. Isso porque, apesar de desenvolver sua atividade com prazer, o blogueiro honesto e competente labora bastante para conseguir oferecer um excelente serviço aos seus leitores.
Mas não devemos nos esquecer daquele blogueiro sem pretensões de reconhecimento. Mesmo que seu texto contenha apenas o título e uma pequena frase, ele foi o autor do trabalho. Então, sua criação também está sob proteção legal e é digna de respeito. Cabe apenas a ele utilizar o texto da maneira que lhe convier.
Diante de tudo o que foi dito, surge o questionamento: Por qual razão existem administradores de blogs que surrupiam posts na blogosfera? Justamente porque esses blogueiros são adeptos da lei do menor esforço. O único trabalho deles é copiar e colar; ou seja, veem um texto que está fazendo sucesso na internet, publicam em seus blogs e assinam como se eles fossem os autores.
São indivíduos que, geralmente, não têm habilidade nenhuma para produzir um simples texto. Mas ainda assim, insistem em ter um blog, apenas como vitrine de anúncios e/ou enganar todo mundo, afirmando que sabem escrever. Em outras palavras, ganham às nossas custas de todas as formas.
Devido à falta de inteligência, esses falsários – além de reproduzirem posts na íntegra – fazem cópias emendadas e, consequentemente, grosseiras. De cada blog recortam um trecho de texto e fazem uma colcha de retalhos sem uniformidade. E quando escrevem as próprias palavras para ligar os parágrafos saqueados, os erros ortográficos e de concordância são evidentes. Qualquer pessoa percebe que ali é resultado de montagem. Mas os plagiadores nem param para pensar nisso. Aliás, é justamente por não saberem pensar, que eles roubam os trabalhos dos outros.
A burrice desses blogueiros farsantes os leva a achar que a internet é uma terra de ninguém e que, por isso, jamais serão descobertos e devidamente punidos. No entanto, eles sabem que os trabalhos publicados nos blogs foram produzidos por alguém. Esse alguém é definido como autor. O autor é protegido por lei específica: a de nº 9.610/98 , conhecida como Lei de Direitos Autorais. É ela que será aplicada para processar os usurpadores e para exigir que eles indenizem suas vítimas. Mas não para por aí. Eles também serão enquadrados na Lei. 10.695 do Código Penal, que determina pena de três meses a quatro anos de detenção para quem comete esse tipo de crime.
Entretanto, plagiador, tudo isso pode ser evitado. Basta que você deixe de cometer este crime e saia da blogosfera. Isso mesmo. Porque se você não tem capacidade intelectual para criar e manter um blog, aqui não é o seu lugar. Mas esforce-se e use esse pouquinho de inteligência que você tem: reflita até encontrar – fora da internet – uma forma de você se expressar para o mundo sem precisar mentir nem se apropriar do que não é seu. Daí você poderia impressionar os outros e até ganhar um dinheirinho sem correr o risco de ser processado e preso a qualquer momento."
Texto escrito por Valdeir Almeida
Rebloguei:Daqui

Nota: Muito obrigada, Valdeir!

4 comentários:

  1. Dudú:
    Não "roubes" leva e dá os créditos ao nosso colega do Brasil Valdeir Almeida, como aliá sempre fazes quando colocas algo que é de outro(a). :)

    ResponderEliminar
  2. Também vou "roubar".
    Hoje já não que ando noutras lutas.
    Já leram o Mário Crespo censurado?
    Vão ao meu blogue porque a situação é gravíssima.
    Política nojenta mesmo!
    Ampliem!

    ResponderEliminar
  3. Sério?
    Como já lá ia, aqui vou eu.

    ResponderEliminar