"O vencimento médio anual dos presidentes executivos das empresas cotadas no índice bolsista PSI-20 é , em média, de 26 anos de salários médios da respectiva empresa e de 150 anos de salário mínimo nacional.
O Jornal de Negócios desta Segunda feira, faz uma comparação entre os vencimentos dos administradores das empresas do PSI 20 e os salários médios dos trabalhadores da respectiva empresa.
A maior diferença, entre o vencimento anual de um presidente executivo e o salário médio dos trabalhadores da respectiva empresa, verifica-se na PT, onde Zeinal Bava, seu presidente executivo, ganha 98 anos de salários médios da empresa.
Um administrador da Jerónimo Martins (JM) ganha, por ano, 60 anos de salários médios da empresa. O vencimento anual do presidente executivo da JM é de 662.230 euros, enquanto o salário médio de um trabalhador da empresa é de 10.861 euros (775,79€ brutos mensais). Certamente, que a diferença para com o salário mais baixo será bem maior. Comparando com o salário mínimo, um administrador da JM ganha 100 anos de salário mínimo nacional.
Em média, os presidentes executivos das empresas (CEO) do PSI-20 ganham mais 58% do que os restantes administradores. O vencimento anual médio de um CEO é um milhão de euros, enquanto a média dos vencimentos dos administradores é de 636.000 euros. No entanto, em diversos casos a diferença entre o vencimento do CEO e dos restantes administradores é bem maior: o presidente da GALP ganha 192% dos administradores da empresa, na Sonaecom a diferença é de 124%, na Semapa 122%, na Zon 114%, na PT 86%, na Mota-Engil 68%.
Segundo o quadro do jornal, a relação entre os vencimentos médios dos administradores e os salários médios dos trabalhadores em cada empresa do PSI-20 é a seguinte:
Jerónimo Martins - 60,9 vezes
PT - 51,8
Sonae - 42,5
Zon - 28
Mota-Engil - 27,6
EDP - 27,1
Semapa - 20,9
Brisa - 18,8
Portucel - 16,7
Galp Energia - 16,1
Banco Espírito Santo - 14,5
BPI - 13
BCP - 11,2
Sonaecom - 8,1
REN - 6,7
Sonae Indústria - 6,4 "
Daqui
Comentário:
Porca Miséria.Mas será que esta enormidade, parece bem, a alguém de bom senso? Será? Será?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Pois claro. Então, o dinheiro esbanjado do estado tem que ficar nas mãos de alguém... O dinheiro não se evapora (ainda).
ResponderEliminarComo sabes, a mim parece-me péssimo.
ResponderEliminarUm país que se dá a estes luxos, e permite 2 milhões de pessoas a viverem no limiar da pobreza, é um país miserável.
Porca miséria, Em@!
ai, Elenáro, eu que sou um pessoa de paz, estou cá com uma zanga! estou atacadíssima das minhas alergias, impertinente, com os pruridos,a tosse,a falta de ar, os espirros e o raio! a medicação não está a fazer o efeito habitual (bem feita que este ano não fiz a vacina) e ainda tenho estes alergéneos à perna??? PORCA MISÉRIA1
ResponderEliminarpsst, Anabela, passou-me uma ideia maluca pela cabeça, mas não a posso dizê-la aqui...
ResponderEliminarMiseráveis deles que fazem do país miserável.
li algures que temos o país que fazemos por ter ....
ResponderEliminarNada melhor que estas palavras ...quando as pessoas se resignam :
*
Quando a pátria que temos não a temos
Perdida por silêncio e por renúncia
Até a voz do mar se torna exílio
E a luz que nos rodeia é como grades."
*
Brisas mansas para ti*
Muito bem-vinda, Parapeito :). Gosto de te sentir por cá.
ResponderEliminar...
Não podia estar mais de acordo com a soPhia de Mello Breyner.
...
Obrigada pelo retorno e por teres traziso contigo a Sophia que amo de paixão.
...
Beijinho