Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ótica Olho Vivo, reclame

Eu visito, assiduamente, o blog Ponderantes, do meu colega e amigo Valdeir Almeida e de onde trouxe, com a sua autorização, este post que quero partilhar convosco. Muitos thankiús, Valdeir, pela partilha!
"
Imagem: Stock photo

.
Reclame

“se o mundo não vai bem
a seus olhos, use lentes
... ou transforme o mundo
ótica olho vivo
agradece a preferência”


A famosa poesia acima é do poeta Chacal (Ricardo Carvalho Duarte). E abaixo segue meu ponto de vista a respeito dos versos:

“se o mundo não vai bem
a seus olhos, use lentes

A mesma situação pode agradar uma pessoa e causar sofrimento a outra. Tudo depende da personalidade, do equilíbrio emocional e das expectativas de cada um. Porém, para quem se sente desprivilegiado, uma boa alternativa é utilizar “lentes”. Isso faz do horizonte preto e branco uma linha colorida e confortável. Entretanto, esse paliativo não muda a realidade, apenas a mascara.

... ou transforme o mundo
Contudo, se você não quer “tapar o sol com a peneira”, isto é, fingir que o problema não existe, tire as lentes. Veja o problema sem medo. Encare-o. Daí verá que talvez ele não esteja em você, mas no mundo, ou melhor, no ambiente onde você vive.

Possivelmente, você seja uma andorinha solitária tentando inutilmente fazer verão. Sabe que aquele lugar jamais mudará, pois as inconveniências são peculiares a ele. Se não pode reverter o problema, deixe o problema no lugar dele, e mude você mesmo de lá. Saia de mala e cuia.

Por exemplo, no seu trabalho imperam dissabores, humilhações, nervos afiados? Além disso, é um serviço que não valoriza seu talento e esforço? Então, invista em você mesmo e vá à busca de um emprego melhor. Melhor, nesse caso, não significa que não encontrará problemas no novo ambiente, mas se você gosta do que faz e vê que seu serviço renderá, com certeza tirará de letra qualquer situação inconveniente. Você terá mais alegrias do que tristezas (o mundo indo bem a esses olhos).

ótica olho vivo
agradece a preferência”
Pessoas com essa postura são inteligentes, tem “olho vivo”. Não vivem de riscos, mas de oportunidades. A vida delas sempre retribuirá seus esforços, agradecerá constantemente por ter preferido ser feliz.


P.S: Além dos versos, o título também deve ser considerado. Reclame era a designação dada aos antigos comerciais de rádio e TV. Mas neste poema, Chacal brinca com o termo. Reclame é o anúncio publicitário da “ótica olho vivo” (apelo para aproveitar a vida), mas é também um convite para reclamar, não aceitar as situações adversas e ir à luta. "

2 comentários:

  1. Outro dia passei por aqui e sinalizei o blogue, porque é muito interessante. Agora voltei para deixar algumas palavras.
    Gostei do poema e do desenvolvimento que lhe destes, de facto devemos lutar contra a acomodação e o imobilismo. Ver o mundo através de lentas coloridas é uma ilusão que não leva a nada.
    Também tento fazer umas pinturas, sou uma simples amadora, mas sei apreciar e o teu trabalho é bom, Parabéns.
    Beijinhos,
    Manuela

    ResponderEliminar
  2. bem-vinda,Manuela!muito obrigada por teres deixado pegáda visível. é bom termos feed-back do outro lado.agadelo também as tuas palavras amáveis,e concordo com tudo o que dizes, mas o post e o desenvolvimento do poema é do Valdeir Almeida. Eu rebloquei-o como disse no início com a autorização dele.:)
    Agradeço também por gostares das minhas coisas.
    continua a pintar , Manuela. só com muito trabalho é que conseguimos melhorar. o jeito ou a queda, só por si não chegam.e tenho a certeza que deves ter coisas giras.
    beijinhos para ti e volta sempre

    ResponderEliminar