Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Paraáaaaaaaaaaaabéns, Mamã!

.
A minha Mãe - será para sempre Mamã- faz hoje 83 anos. E está uma belíssima Senhora.
Foi uma mulher à frente do "seu" tempo, na verdadeira acepção da palavra. E...muuuuuuito vaidosa :D.
Jogou basquete no Futebol Club do Lubango (elas e as irmãs foram conhecidíssimas por isso em Angola), fez teatro, ganhou prémios nas danças de salão e usou calças e calções quando o Salazar não o permitia (pronto, eu sei que Angola era uma mundo à parte). Tem sido toda a vida uma excelente dona-de-casa e uma extremosa mãe.
Mãe de 3 filhos biológicos e de 4 sobrinhas que ajudou a criar, quando ficaram órfãs de mãe, e até o meu tio se casar novamente. E, depois, dos genros e nora que adoptou desde o primeiro dia. Como avó tem sido super.
Escusado será dizer que foi uma mulher de armas.
Por ter estado sempre ao lado do meu pai, amando-o incondicionalmente, mesmo quando viveram no deserto com 2 filhos pequenos. Por ter vivido uma guerra civil e por ter recomeçado a vida aos 47 anos ao nosso lado e connosco, com a força das muitas recordações que trouxe nas suas poucas "imbambas".
Lembro-me de que em 75, quando cá chegámos, num mês, os cabelos da minha Mãe branquearam quase que na totalidade, ao mesmo tempo que o meu pai ficava só com 40% de visão o que o o levou à aposentação por incapacidade aos 45 anos de idade.
E ela, permaneceu, sempre, firme com uma imensidão de incertezas à sua frente.
Aguentou a partida precoce do meu Pai e tem sido sempre o nosso pilar.
Honras à vida, Mamã.
À sua e à nossa.
Muitos beijinhos, repenicadinhos e todo o meu amor e reconhecimento por tudo e tudo e tudo.


A minha Mãe com 25 anos numa fotografia tirada , revelada e colorida a lápis de cor pelo meu Pai.
.
A minha Mãe comigo e o meu irmão quando vivíamos no deserto do Namibe, mais propriamente no Karakulo.Os dois com uma diferença pequena de idades e com uns sorrisos muito estranhos.

A minha irmã mais nova, nascida quando fomos viver para a cidade. :)

A minha Mãe
.
É linda, não é?


9 comentários:

  1. É linda, pois!
    Parabéns e que Deus a conserve!

    ResponderEliminar
  2. PARABÉNS PRA MÃE...
    E PROS FILHOTES TB, PELA MAMÃ
    FORTE, LINDA E CORAJOSA!(interpretação do
    que li acima*).

    É bonito qnd temos uma boa relação com
    as mães e elas são realmente nossas amigas<33!

    *Bjinhoo ENORME!*

    ResponderEliminar
  3. obrigada , Lelé. e é uma bem-disposta. malandreca e sempre com anedotas novas. adora rir e festa, também!
    1 beijinho para ti e muito obrigada.

    ResponderEliminar
  4. podes crer que é. uma mãe coragem. dos filhos biológicos, das sobrinhas que ajudou a criar durante uns anos (e que hoje a consideram mãe também ) e dos genros e nora. adopta todos e tem uma capacidade de amor enorme.

    ResponderEliminar
  5. --->capacidade de amar e não capacidade de amor...

    ResponderEliminar
  6. olha buxinha... fiquei com uma lagriminha lá do canto do olho...
    mucha suerte
    para o teu pilar e para ti.
    Viva la vida!

    ResponderEliminar
  7. mas foi uma lagriminha boa, não foi, buxinha Bé?
    agradeço-te muito as tuas palavras e teres deixado a tua marquinha aqui.
    viva la vida!
    gosto-te!

    ResponderEliminar
  8. mãe
    linda teu olhar
    profundo
    amparo neste mundo
    e paz doce paz nos
    cabelos
    grisalhos
    mãe
    mãezinha
    mamã
    ah
    doce aconchego
    na placenta
    pequena deusa
    musa encantadora
    mãe
    mãezinha
    mamã
    eu te amo MÃE do mundo

    ResponderEliminar
  9. Bem-vindo Nguimba Ngola.muito obrigada pela belíssima pegada que deixou por aqui. e acredite(a) que é uma honra ter o 1º seguidor (não leitor, que isso há muitos) do País que também é meu.
    kandandu e um beijinho

    ResponderEliminar