Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

domingo, 1 de agosto de 2010

Assaltaram a minha casa

Eram seis horas da manhã quando um indivíduo do sexo masculino se introduziu, abusivamente, na minha casa.
Eu moro numa zona histórica, numa moradia de rés-do-chão e 1º andar. A minha casa faz um L e dá portanto para duas ruas estreitas, como são todas as das zonas históricas, onde inclusivamente, quase não existem passeios. O meu filho dormia no seu quarto, que dá para a rua principal com a porta-janela aberta. Esta porta-janela dá para uma sacada de ferro forjado e que, ainda por cima, tem sardinheiras. Ele tinha estacionado o carro debaixo da referida sacada, pelo que o indivíduo saltou para cima do carro e trepou pela parede alçando-se no gradeamento da sacada deixando na parede as marcas das suas sapatilhas. Do quarto levou o telemóvel do meu filho que se encontrava ao lado dele na cama e um computador portátil que estava dentro da respectiva pasta e, só não levou mais, porque quando ele se preparava para descer as escadas para o rés-do-chão apareci eu...Então ele recuou, entrando novamente no quarto. Fechou a porta com força e correu para a sacada tendo saltado para cima do carro. O barulho da porta a fechar e o movimento brusco da corrida com o estrondo do corpo a cair em cima do capot do carro acordaram o meu filho que ainda o viu a correr na rua com o computador debaixo do braço.
Fomos dar uma volta de carro para ver se o víamos, pura ilusão e depois participar a ocorrência na PSP.
Antes disso ligámos para o telemóvel, mas o ladrão desligou-o imediatamente.
Ironia das ironias, o meu filho ligou para a Vodafone para bloquearem o cartão, pois tinha bastante saldo e o operador de serviço respondeu-lhe que só poderia dar seguimento ao pedido, depois das 17 horas pois o sistema estava em manutenção...

Continuo a achar-me uma pessoa de sorte.
No ano passado tentaram entrar-me em casa pelo jardim que tenho rente ao céu (que é ao nível de um 2º andar) mas o meu marido deu por ela. pois viu no pátio interior, por acaso quando passava, a sombra de uma escada.
Hoje entraram pela sacada do quarto, quando, também por acaso, a única pessoa que ainda dormia era o meu filho...
Podia estar armado, podia ter roubado mais, podia...

Diz o povo que não há duas sem 3, não é?
Trancas na porta já tenho, uma cadela também, mas está velhota e não ladrou e o gato é bebé e também não se assanhou...
Terei que arranjar um segurança privado?
Já não bastam os outros (aqueles que todos sabemos) roubarem à toa e ainda tenho que gramar um assalto directo à minha casa? Isto está mal! Muito mal MESMO! Fóoooooooooooooonix!

27 comentários:

  1. Olá Ema,
    És realmente uma pessoa com sorte.Se fosse daqueles delinquentes violentos...
    Eu tenho um certo panico de ladrões porque tenho naturalmente atitudes bruscas perante situações de perigo...e isso pelo que me dizem não é nada favoravel,no entanto sou muito destraída e considero-me um alvo muito facil para larápios,no entanto e para minha felicidade,eles não devem achar o mesmo pq nunca cheguei a ser assaltada:p
    Que a 3ª vez não se concretize.
    :D
    Beijinhos para ti e para o teu filhote!
    E noites tranquilas por aí!

    ResponderEliminar
  2. E Em@! li-te com toda a atenção, até me arrepiei porque tenho pavor de uma coisa assim, acredito que seja difícil nos recompormos de um momento desses,deve ser um susto tão grande! mas tens razão o pior podia ter acontecido e felizmente estão todos bem, pensa nisso para tentar acalmar o sucedido.
    não vem a propósito, mas já respondi ao teu desafio, mais ao menos conforme pude...
    beijinho grande para ti!

    ResponderEliminar
  3. Patrícia:
    a minha Pat? A mamã da minha Bombom?
    ....
    é, sou uma pessoa de sorte sim, mas tal como tu também eu enfrento os assaltantes (já fui assaltadas 2 vezes.Sei que não se deve fazer, mas eu tenho um curso de defesa pessoal e sei que gritar é uma óptima forma de os pôr na alheta.
    beijinho e obrigada.

    Nota: quero fotos da Bombom, please.

    ResponderEliminar
  4. Andy:
    Estou assim hiperactiva... depois de 3 dias de pura letargia, veio isto abanar o meu sistema nervoso todo.
    do mal o menos.
    beijo

    nota:
    já fui comentar no teu blog. :)))

    ResponderEliminar
  5. Isto é o que se chama começar Agosto em beleza. Bolas, deve cá ter sido uma sensação...! Ainda por cima o bicho andou no quarto da cria, e isso, a uma mãe, activa-lhe todos os instintos de defesa.
    Espero que, a esta hora, já tenhas serenado. É que, como dizes, "e se...?", mas felizmente não foi nada disso.

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Olá Em@,

    É por isso que jamais conseguia morar numa moradia. Moro num 7º andar e mesmo assim tenho pavor de ser assaltada. Tranco-me a sete chaves e nunca durmo de janelas abertas. Dentro do azar, tiveste sorte, mas mais vale prevenir que remediar. O mundo está cada vez pior e começa a haver muita gente a pensar com o estômago, o que aumenta em muito os roubos e a criminalidade.

    Um beijinho :)

    PS: Obrigada pela visita e comentário.

    ResponderEliminar
  7. Querida Em@, situação difícil esta sua... Já passei por isso tbm, mas foi assalto à mão armada, chegando em casa de carro da faculdade, levaram tudo até a dignidade, fiquei perplexa!
    Passado o susto, pensei, não levaram a mim...
    Os bens materiais compramos outros, a perplexidade some aos poucos, e a vida, esta indiscutivelmente não tem preço, jaz intacta!

    Como dizemos no Brasil:
    Bola pra frente, sacode a poeira, dá a volta por cima!

    Deixe que a vida cobre do mal feitor...e será caro!

    um beijo, bom domingo, fique com Deus!

    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Apenas para solidariedade com o sentimento de revolta e insegurança que a situação te deverá causar.

    Sorte: foi apenas o portátil e o telemóvel. Não é irónico?

    Abraço, Em@.

    ResponderEliminar
  9. AC:
    A sensação com que fiquei é horrível... foi o meu castelo que foi atacado, percebes? o último reduto.
    irónico terem levado só dois meios de comunicação modernos. a PSP diz que isto é pessoal da droga que sabe o que é facilmente transancionável... mas e se não for????
    dizes bem ainda por cima andou, não sei quanto tempo no quarto da cria...e é isso que me arrepia. eu que sou avessa ao ar condiocionado pela parte ecológica e porque me agrava a minha condição de pessoa atreita a alergias, lá terei que repensar o assunto...

    beijo AC

    ResponderEliminar
  10. Xiiiiiiiiiii... miga, só agora me liguei à net e logo para me deparar com uma cena destas! Mas que susto deve ter sido! Bem que lemos notícias da insegurança que aumenta aí pelo SUL... e pelo que sei és mesmo uma mulher de sorte... apesar do azar.
    Fiquem bem, todos.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Nossa, Ema, fiquei triste ao saber que a violência está aqui, ai e em qlq lugar... tbém já assaltaram minha casa, uma casa simples de um subúrbio da Ilha, mas perto de uma praia...e , isso nós traumatiza...
    Passar bem e um bom domingo, apesar dos pesares... Com o canto daos pássaros aqui! Bj*

    ResponderEliminar
  12. dos males o menor, nessas situações os bens materiais são irrelevantes,

    abraço

    ResponderEliminar
  13. Em@
    Quando vi o título ainda pensei um conto... intriga... vai ser... depressa me apercebi que eram palavras reais, descrevendo um acto que não posso aqui classificar. Não consigo imaginar alguém entrar no meu quarto... andar assim pela casa... deve ser horrível!
    Depois, e há que ver o bom do mau,felizmente ninguém saiu magoado e falo fisicamente (...), porque no interior sem sei como se aguentam essas emoções... :(

    Um beijo grande e força para "recuperar"!

    ResponderEliminar
  14. Em@,
    Só agora li o post. Coragem a tua, não te ter dado um salamaleque, quando viste o ladrão.
    Uma chatice que podia ter um desfecho bem mais trágico.
    Beijinho de chicoronha.

    ResponderEliminar
  15. Em@ fiquei triste com a situação dramática, vivida. Procurando ser pragmático digo que não teve sorte nehuma. Teve muito azar. Estava na sua casa com o seu marido e filho, não era suposto nada disto acontecer. Fico revoltado com o que lhe aconteceu por várias razões, algumas que também aflorou. "Já não bastam os outros (aqueles que todos sabemos) roubarem à toa". Pois é. É por causa desses que roubam à toa que não estamos seguros nem na nossa própria casa, que é o nosso Forte inexpugnável. Se há ladrões e sempre os houve, devia haver castigo adequado mas, para isso, seria necessário que a Justiça funcionasse e as Autoridades tivessem Poder e Incentivo para cumprirem o seu dever. Mas, assistimos a quê? Quando prendem um ladrão este é libertado pelo Juiz primeiro do que o Guarda que o prendeu, pois este lá fica a preencher questionários e justificações. O que podemos esperar de um regime destes?
    Lamento o que lhe aconteceu e solidarizo-me com o seu desconforto e os seus medos.
    Abraço
    Caldeira

    ResponderEliminar
  16. Anabela:
    foi um baita dum susto, mas só depois, porque na altura, foi tudo tão rápido que nem deu para perceber bem.Já já sabes como é.... sentes que algo de íntimo foi violado e embora eu seja uma pessoa corajosa acabo por ficar hiperactiva (coisa que detesto) e depois quebro porque subi ao máximo da adrenalina.
    O D conseguiu bloquear o cartão logo às 10 horas quando foi a uma loja Vodafone comprar um tlm e pedir uma 2ªvia do cartão. agora vamos a ver se a sorte que tenho faz com que a PSP apanhe o larápio e pelo menos o portátil.
    beijo e obrigada.

    ResponderEliminar
  17. Helga:
    eu percebo-te muito bem. mas eu já vivi em apartamento e detestei.eu não sou nada medrosa, sério. tenho algum cuidado e fui judoca e tirei um curso de defesa pessoal.mas , pronto, sei que não treino como devia e que me posso dar mal se enfrentar um assaltante. Mas já enfrentei e este, se fugiu, foi porque eu apareci eheheh. E, aqui há tempos, socorri uma fulana que estava a ser agredida pelo marido na rua, mal eu gritei ele desapareceu.meto respeito eheheh
    No curso de defesa pessoal aprendemos que o grito é uma das melhores armas porque eles (atacantes)não querem chamar a atenção para cima deles...
    ...
    muito obrigada pela visita e plo rasto com pegada.
    gosto de te sentir cá.
    beijo

    ResponderEliminar
  18. Querida Márcia:
    O problema reside precisamente no facto de nos sentirmos o nosso reduto, aquele onde nos sentimos confortáveis e protegidos violado.
    Eu não choro em cima de leite derramado há muito tempo, aprendi isso com a vida, não resolve nada e só martiriza.No entanto, nestas situações, subo ao pico da adrenalinda e depois quebro. mas passa. andei um bocado abananada, mas tenho coisa mais importantes me que pensar. Perdi há pouco uma pessoa que admirava e tenho uma amiga em estado terminal...um linfoma-não hodgin agressivo (estádio 4) que em 2 meses a pôs assim.É por isso que tenho andado um bocado desaparecida.
    para além da mossa que o calor me faz.

    mas c'ést la vie.
    um beijo grane procê. :)

    ResponderEliminar
  19. Jad:
    poisé. bens facilmente transaccionáveis e ele também não teve tempo para mais nada , felizmente.
    obrigada pela tua solidariedade.
    abraço

    ResponderEliminar
  20. Franck:
    Infelizmente a violência tem aumentado e muito por aqui...quando existe crise ela aumenta sempre, não é?
    Eu que sou uma pessoa pacífica e que quero toda a gente bem, fico sempre a pensar que a selva humana, infelizmente, existirá sempre.
    beijo e obrigada

    ResponderEliminar
  21. Assis:
    Sem dúvida. só a morte nãoo tem remédio.
    um abraço e obrigada.

    ResponderEliminar
  22. JB:
    dizes bem, do mau o menos...eu sou forte. enfrento tudo, mesmo que depois fique com uma ressaca como se tivesse subido aos Himalaias e estado bastante tempo sem o oxigénio necessário....é como me sinto ainda. mas amanhã é outro dia.
    beijo e obrigada

    ResponderEliminar
  23. Dudú!
    eu sou uma verdadeira chicoronha! nada de peripaques.
    beijinho de chicoronha para ti e muito obrigada pelo resto.

    ResponderEliminar
  24. Zé Caldeira:
    Eu não sei quem nos invadiu a casa e qual foi o motivo que o levou a fazê-lo.Sei que veio roubar. por fome? para a droga? para pagar a renda da casa? porque vive daquilo?
    que é uma situação desconfortável, é. Mas...já passou.
    beijo e obrigada

    ResponderEliminar
  25. Fico contente por já ter passado... fiquei preocupada contigo.
    Beijinho, a caminho do SUL...

    ResponderEliminar
  26. Anabela!
    Muitos thankiúuuuuuuuuuuuuuuuus.Mas estou bem.
    ...
    SUUUUUUL , ai quem me dera, desta vez fico-me pelo Norte. Não te esqueças do meu pedido e enche a alma e os olhos de tudo a que tiveres direito.
    beijo no coração e boa viagem.
    ahhhhhhh e óptimas fotografias!

    ResponderEliminar