Se tu ainda souberes adivinhar a tristeza no coração das minhas águas
podemos ainda ensaiar voos de gaivotas e partir rumo ao futuro.
Excelente, no ritmo e na harmonia das palavras, na beleza e coerência das metáforas, nível a que faz um pequeno quadro, uma pintura a que assiste a graça da animação, como num filme de Andrei Tarkovsky. Na melhor tradição do sempre amado e saudoso Gomes Ferreira, o José -o vélhinho que eu mais admirei ter conhecido e com ele privado, pessoalmente, em múltiplos sentidos, um verdadeiro mestre, para mim é claro, mas isto sem que se trate aqui, no caso da sua peça, de uma imitação do Poeta; nada disso. A delicadeza com que retrata uma aceitação de amor imediatamente lhe confere um toque de singularidade e a pintura que criou para o fazer, retiram qualquer laivo de deja vú ao seu poema, num tema em que, de tão corriqueiro, é sempre mais difícil fugirmos ao que em linguagem simples dizemos, mais do mesmo. Não é o que aqui acontece, pois este é material digno da página de um livro. "-Notaaa deeez!!!" -Na escala brasileira, é claro.
Quando se me alua o ventre
Inspiração, momentos da mais elevada inspiração; abençoados sejam.
Uma pérola preciosa, é o que esta poesia é. Bem-haja por a partilhar com os leitores.
AL = Ana Linda parece que hoje há um complô para me emocionar...estou em fase lunar, tu sabes bem o que isso é, não é??? muito obrigada pela distinção gosto-te bué. beijo-te no <3
Não tem de quê, aliás, quem agradece é o leitor que, sem ter feito nada por isso, recebeu assim, de mão beijada, um presente tão encantador e eloquente no que nos leva a pensar.
Mas a verdade é que se vê o azul do céu, os enleios planantes de duas gaivotas, esseando em pêndulos suaves que sobre e descem na mesma lentidão, tocando-se e por fim se lançando na imensidão, em que podemos imaginar a crepitação azulada do mar, aqui e ali salpicada de brilhos relampejantes da cor do oiro. É o mérito da sua pintura que nos leva ao encontra da beleza das coisas simples.
É uma forma muito elegante de falar do amor e no entanto plena, tão simplesmente aceitar o amado, se também ele ainda amar; claro que sim... Pois é o que diz com um pequeno diamante pictórico. Precioso.
Por isso falei do Tarkovsky que tinha por hábito fazer-nos ver pinturas nas imagens com que compunha os seus filmes; é o que a Ema faz com os seus versos. Muito bonito e as coisas bonitas merecem sempre ser assinaladas.
É claro que a Ema compreende que a minha opinião tem a pequena validade de um olhar pessoal e, como sabe, ou já deve ter percebido, não especialista nestas matérias e aquilo que escrevo decorre apenas do facto de ter opinião sobre aquilo que leio, todavia, suportada pelos parcos conhecimentos que tenho no assunto e por isso se limita a registar mais que a elaboração de uma análise -por muito pouco cuidada que o fosse- tão só as impressões que uma leitura me provoque. A minha opinião é pois muito singela, só por generosidade própria pode a Ema ficar sem palavras.
Está a ver, este mundo pode ser um desvario e nós andarmos foribundos, mas há sempre uma maravilha assim para nos aliviar as canseiras -quantas vezes a palavra nem mesmo tem o mais leve sentido...- e é por isso que eu já lhe disse que aqui me sinto como nos recantos que escolho para repouso de uma caminhada, sombras frondosas em que nos hidratamos e recuperamos, pequenos jardins em que descansamos pela evasão dos traços e dos aromas das geometrias coloridas e onde podemos conversar numa permuta de enriquecimento que é sempre um bónus quando saímos à rua. E com festa, porque nem só de tristezas pode uma pessoa viver e até nisso a Ema tem o cuidado de nos brindar com champanhe. Donde, só pode ser um prazer entrar e estar nesta praça de oliveiras, uma praça de paz.
Andy: podes, claro. mulher é mulher e toda a mulher sofre as suas fases lunares mensais. beijinho, minha querida e não tens que agradecer absolutamente nada! estamos aqui para isso. :) beijo no <3
Em defesa do Ambiente. Em defesa da Terra. Em defesa do Universo.
Campanha
Paz Para A Palestina
Campanha
Solidariedade Com O Povo Saharaui
Campanha
Na compra do livro ajuda a Regaço que apoia crianças em risco...
2010 - Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social
"É proíbida a entrada a quem não estiver espantado de existir." José Gomes Ferreira
Viva A Diversidade
As Minhas Raízes
ÁFRICA
Reticências
"As reticências são os três primeiros passos do pensamento que continua por conta própria o seu caminho..."
Mário Quintana
Exílio
"Quando a pátria que temos não a temos
Perdida por silêncio e por renúncia
Até a voz do mar se torna exílio
E a luz que nos rodeia é como grades."
Sophia de Mello Breyner Andresen
Nos teus olhos
"É nos teus olhos que o mundo inteiro cabe, mesmo quando as suas voltas me levam para longe de ti; Nuno Júdice
Vazio
"A mãe reparou que o menino
gostava mais do vazio
do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores
e até infinitos.”
Manoel de Barros
Poema do Contra
"Todos estes que aí estão atravancando o meu caminho, eles passarão. Eu passarinho!" Mario Quintana
Quando Eu Morrer
"Quando eu morrer voltarei para buscar
os instantes que não vivi junto ao mar."
Sophia de Mello Breyner Andresen
Quem
"...Quem nos deu asas para andar de rastos?
Quem nos deu olhos para ver os astros
Sem nos dar braços para os alcançar?!..." Florbela Espanca
Livro
"O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive." Vieira, António (Padre)
Palavras
"As palavras não dizem tudo quanto é preciso. Diriam mais, talvez, se fossem asas." José Saramago
Escrever
"Escrever é fácil: começas com uma letra maiúscula e terminas com um ponto final. No meio colocas as ideias." Pablo Neruda
Dúvida
"Duvido, portanto penso."
Fernando Pessoa
Sabedoria Africana
Ter sempre pressa não impede a morte, tal como ter vagar não nos impede de viver."
Provérbio Escandinavo
"Visite os seus amigos com frequência. O mato cresce depressa em caminhos pouco percorrido."
Trabalho
"O homem não nasceu para trabalhar, mas para criar."Professor Agostinho da Silva
Futuro
"O Futuro é a solidão por estrear." José Agualusa in Barroco Tropical
Poeta
"Quando já não havia outra tinta no mundo, o poeta usou do seu próprio sangue. Não dispondo de papel, ele escreveu no próprio corpo. Assim, nasceu a voz, o rio em si mesmo ancorado. Como o sangue: sem voz nem nascente."
Mia Couto
Talvez poema
"(...) Osamigosnãomorrem
somosnósquemorremos namortedeles"
Jad
Sensibilidade
"A sensibilidade é a pele da alma..." Miguel Loureiro
Sentidos
"Nós temos cinco sentidos: são dois pares e meio de asas.- Como quereis o equilíbrio?" David Mourão-Ferreira
"Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira. O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos. Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos." Martin Luther King
"To see a world in a grain of sand, and heaven in a wild flower... hold infinity in the palm of your hand, and eternity in an hour." William Blake
Caos
"É preciso muito caos interior para se poder parir uma estrela que dança." Nietzsche
Quase
"Quem quase morre ainda vive. Quem quase vive já morreu." Luís Fernando Veríssimo
O valor das coisas
"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". Fernando Pessoa
Playing For Change
“Behind the storms of daily conflict, crisis and struggle, it is the artist, and the poet and the musician that continues the quiet work of the centuries, building bridges of experience between peoples, and reminding us the universality of our feelings, desires, and despairs, and reminding us that the forces that unite are deeper than those that divide.”
Uau,
ResponderEliminarThis is something...
Se tu ainda souberes
adivinhar a tristeza
no coração das minhas águas
podemos ainda ensaiar
voos de gaivotas
e partir
rumo ao futuro.
Excelente, no ritmo e na harmonia das palavras, na beleza e coerência das metáforas, nível a que faz um pequeno quadro, uma pintura a que assiste a graça da animação, como num filme de Andrei Tarkovsky.
Na melhor tradição do sempre amado e saudoso Gomes Ferreira, o José -o vélhinho que eu mais admirei ter conhecido e com ele privado, pessoalmente, em múltiplos sentidos, um verdadeiro mestre, para mim é claro, mas isto sem que se trate aqui, no caso da sua peça, de uma imitação do Poeta; nada disso. A delicadeza com que retrata uma aceitação de amor imediatamente lhe confere um toque de singularidade e a pintura que criou para o fazer, retiram qualquer laivo de deja vú ao seu poema, num tema em que, de tão corriqueiro, é sempre mais difícil fugirmos ao que em linguagem simples dizemos, mais do mesmo. Não é o que aqui acontece, pois este é material digno da página de um livro. "-Notaaa deeez!!!" -Na escala brasileira, é claro.
Quando se me alua
o ventre
Inspiração, momentos da mais elevada inspiração; abençoados sejam.
Uma pérola preciosa, é o que esta poesia é.
Bem-haja por a partilhar com os leitores.
Hasta luegooooo
Luís Gomes
Em@, querida ..
ResponderEliminarjá me atribuíste tantos prémios, hoje é a minha vez: contemplei-te :-)) com o blogue de ouro, vai buscá-lo ..
bjis
Luís.
ResponderEliminareu fico, assim, sem palavras. nem sei o que dizer para além de obrigada.
paz e saúde.
:)
AL = Ana Linda
ResponderEliminarparece que hoje há um complô para me emocionar...estou em fase lunar, tu sabes bem o que isso é, não é???
muito obrigada pela distinção
gosto-te bué.
beijo-te no <3
Olááá,
ResponderEliminarNão tem de quê, aliás, quem agradece é o leitor que, sem ter feito nada por isso, recebeu assim, de mão beijada, um presente tão encantador e eloquente no que nos leva a pensar.
Mas a verdade é que se vê o azul do céu, os enleios planantes de duas gaivotas, esseando em pêndulos suaves que sobre e descem na mesma lentidão, tocando-se e por fim se lançando na imensidão, em que podemos imaginar a crepitação azulada do mar, aqui e ali salpicada de brilhos relampejantes da cor do oiro. É o mérito da sua pintura que nos leva ao encontra da beleza das coisas simples.
É uma forma muito elegante de falar do amor e no entanto plena, tão simplesmente aceitar o amado, se também ele ainda amar; claro que sim...
Pois é o que diz com um pequeno diamante pictórico. Precioso.
Por isso falei do Tarkovsky que tinha por hábito fazer-nos ver pinturas nas imagens com que compunha os seus filmes; é o que a Ema faz com os seus versos. Muito bonito e as coisas bonitas merecem sempre ser assinaladas.
É claro que a Ema compreende que a minha opinião tem a pequena validade de um olhar pessoal e, como sabe, ou já deve ter percebido, não especialista nestas matérias e aquilo que escrevo decorre apenas do facto de ter opinião sobre aquilo que leio, todavia, suportada pelos parcos conhecimentos que tenho no assunto e por isso se limita a registar mais que a elaboração de uma análise -por muito pouco cuidada que o fosse- tão só as impressões que uma leitura me provoque. A minha opinião é pois muito singela, só por generosidade própria pode a Ema ficar sem palavras.
Está a ver, este mundo pode ser um desvario e nós andarmos foribundos, mas há sempre uma maravilha assim para nos aliviar as canseiras -quantas vezes a palavra nem mesmo tem o mais leve sentido...- e é por isso que eu já lhe disse que aqui me sinto como nos recantos que escolho para repouso de uma caminhada, sombras frondosas em que nos hidratamos e recuperamos, pequenos jardins em que descansamos pela evasão dos traços e dos aromas das geometrias coloridas e onde podemos conversar numa permuta de enriquecimento que é sempre um bónus quando saímos à rua. E com festa, porque nem só de tristezas pode uma pessoa viver e até nisso a Ema tem o cuidado de nos brindar com champanhe. Donde, só pode ser um prazer entrar e estar nesta praça de oliveiras, uma praça de paz.
Aquilo que lhe desejo,
Luís Gomes
posso me juntar à fase lunar? :-)
ResponderEliminartão belo poema!
beijinho Em@ mas sobretudo, obrigada!
Luís:
ResponderEliminar_____________________ + uma vez obrigada!
Saúde e paz!
Andy:
ResponderEliminarpodes, claro. mulher é mulher e toda a mulher sofre as suas fases lunares mensais.
beijinho, minha querida e não tens que agradecer absolutamente nada! estamos aqui para isso. :)
beijo no <3