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segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Da Poesia - Haicai

Haicai - cont
.1 - O haikai é a poesia da Natureza.
O homem deixa de ser o centro do Universo e passa a ser parte integrante da Natureza.
Tradicionalmente, a menção à natureza é feita através de um termo (uma das Estações do ano), mais conhecido pela palavra japonesa kigo.De uma maneira ampla, o kigo é a palavra ou expressão associada a uma entidade natural, capaz de disparar associações afectivas a partir de uma cena concreta, de maneira muito concisa (económica).
Exemplos:
borboleta -kigo de Primavera
.
dia quente - kigo de Verão
.
lago de Outono - kigo de Outono
.
noite fria, noite gelada - kigo de inverno
.
2 - O haikai é a poesia do Presente (exprime o que se passa no momento).
Baseado na Natureza, obrigatoriamente fala de coisas concretas, com existência física. E ao falar do presente através de coisas concretas, necessariamente alude à temporalidade, ao provisório e ao efêmero, marcas do mundo terreno.
O haikai aproxima-se muito da fotografia porque exprime um momento do Presente baseado numa expressão física.
Quando se olha para uma fotografia, a impressão visual reaviva-se e torna-se presente para nós. O haicai faz o mesmo, através da descrição objectiva de uma sensação física, que além de visual, pode ser também auditiva, tátil , olfativa ou de paladar. Esta sensação pode disparar uma lembrança ou um sentimento, o que pode ser expresso no poema. O contrário não é permitido. A sensação psicológica sempre nasce depois da sensação física.
O haicai pode ser comparado a uma fotografia, mas não a um filme. O minúsculo tamanho do haicai não comporta cenários dramáticos, amplos movimentos ou planos em seqüência.
No entanto, também não se trata de suprimir todos os elementos sintáticos como num telegrama, visando comprimir o máximo de palavras dentro de 17 sílabas. A descrição simples e sem artifícios estilísticos de uma sensação, deixando grande espaço para a sugestão, é a regra a ser seguida.

"Haikai não é síntese, no sentido de dizer o máximo com o mínimo de palavras. É antes a arte de, com o mínimo, obter o suficiente". - Paulo Franchetti

Exemplos:
Certo :
Relâmpago azul:
Crescem os olhos da criança
No colo da mãe
(Zuleika dos Reis)
. .
Errado:
Relâmpago. Chuva.
De repente, o rio transborda.
Choro. Desespero.

Certo:
Clara luz da lua
dança nas poças d'água
com o vento suave.
(José Neres Reis).
Errado:
Ainda me lembro:
A lua cheia brilhava
sobre o nosso amor.
.Certo:Vento de verão.
Do capinzal crestado
pula o gafanhoto. .
(Luiz Bacellar)
.
Errado:
Nuvens de gafanhotos
Semeiam a destruição
Por onde passam.
.3 . No haikai EGO.
.Negar o ego não significa proibir o "eu".
A objectividade do haicai deixa pouco espaço para a expressão do universo interior do autor - subjectivismo e sentimentalismo.No entanto, podem existir ajicais na primeira pessoa.
O haicai não serve, também, para expressar juízos ou sentenças visto que a natureza não trabalha assim, pois está acima do bem e do mal, categorias inventadas pelo homem. Por isso, os aforismos e lições de moral estão fora da esfera do haicai.

Exemplos:
Certo:
Nariz na vidraça.
Guri de rua acompanha a
Ceia de natal.
(Hazel de S. Francisco)

Errado:
Que mundo injusto!
o natal, meninos de rua,
Olhando vitrines.

Certo:
Depois da geada,
nas faces do espantalho,
lágrimas geladas.
(Roberto Saito).

.
Errado:
A geada, ao cair
nos olhos do espantalho
formou lágrimas geladas.
.Certo:
A flor do ipê-roxo
cai deixando saudades:
Ah, a moça da tarde.
(Anibal Beça)

Errado:
A bela da tarde
por mim passou. Feito flor,
deixou seu perfume.

Nota:
Resumido Daqui

Nota 2:
Foi difícil acertar a configuração deste post, pelo que peço desculpa a quem o viu desconfigurado...:(

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