Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

domingo, 17 de janeiro de 2010

Da Poesia

Proposta Poética
.
Depois de me ter informado sobre o género poético Haikai, de me ter aventurado numa primeira experiência e do Miguel Loureiro e Jad me terem secundado, pensei lançar um post colectivo de haikais.

Proponho, portanto, aos meus leitores, que se aventurem. Leiam o post sobre este tipo de poesia que postei anteriormente e...avancem.

Podemos começar com:



Está frio lá fora.
Cá dentro também se sente
Na gente com alma.
.
Miguel Loureiro
~
A luz do Inverno
cega na ausência
o calor dum colo
.
Em@
~
A luz da lua
aquece a minha alma
iluminando a tua
.
Andy
~
A claridade
envolve-me
num manto fugaz
.
maria eduarda
(Dudú)
~
O outono caiu
desamparado no carvalho
do meu jardim
*Breve breve
o Inverno cobrirá o chão
do meu jardim
.
jad
~
Levando-me pela mão
a minha sombra volta para casa
cansada de olhar a lua!
*
A minha sombra vai comigo,
cansada de tanta lua
volta para casa sozinha.
.
Sodo (1641-1716)
~
O gelo de fora
cobre dentro a casa
da gente da rua
.
Em@

16 comentários:

  1. A luz da lua
    aquece a minha alma
    iluminando a tua

    ResponderEliminar
  2. Andas muito interactiva Em@. Gosto disso! :) :)

    ResponderEliminar
  3. Amdy:
    Obrigada por teres alinhado.
    Já lá está, desde ontem à noite , mas depois fiquei sem net... por isso não te respondi.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Elenáro:
    Quem me conhece sabe que eu sou assim, em ambiente restrito, apesar de ser um bocadinho bicho-do-mato...:)))
    E onde está o teu haikai??? Lê o post sobre ele e mãos-à obra.Davas-me um grande prazer em ter a tua marca aqui.
    Vou fazer um segundo com exemplos de haikais correctos e incorrectos.
    Besito.

    ResponderEliminar
  5. Dudù:
    Bem vinda ao desafio.:)
    Já lá está.
    Besito

    ResponderEliminar
  6. A iniciativa é interessantíssima, Em@.

    Na linha dos "talvez poemas" aqui vão "talvez haikai".

    O outono caiu
    desamparado no carvalho
    do meu jardim

    Breve breve
    o inverno cobrirá
    o chão do meu jardim

    ResponderEliminar
  7. Levando-me pela mão
    a minha sombra volta para casa
    cansada de olhar a lua!

    A minha sombra vai comigo,
    cansada de tanta lua
    volta para casa sozinha.

    Quem dera ter sido eu! mas foi Sodo (1641-1716)

    ResponderEliminar
  8. Jad:
    ahahaha
    Vão já para lá!Mas lê o último post que fiz sobre o haikai, please.
    Merc.

    ResponderEliminar
  9. O teclado continua a pregar-me partidas:
    O outono caiu
    desamparado no carvalho
    do meu jardim.

    Breve breve
    o Inverno cobrirá o chão
    do meu jardim.

    Era assim, é assim que deve ser. Lamento.

    ResponderEliminar
  10. Já li e já fui visitar um livro de Haiku que tenho cá por casa.
    Porquê o "mas..."?

    ResponderEliminar
  11. Jad:
    Por causa do Futuro (2º haicai).

    ResponderEliminar
  12. Jad:
    Mas onde esá adiferença entre o 1º comentário cm os teus haicais e o 2º. Juro-te que olhoe, olho e não vejo! Credo. Até já 'tou preocupada.

    ResponderEliminar
  13. Bom dia, Em@. Tens razão.

    O futuro escorregou por influência dos haikai do livro que referi (Cem Haiku-antologia) onde há vários com versos no futuro. Em todo o csso pode passar para o presente, se te sentires mais confortável.

    A diferença está no segundo e terceiro verso do segundo "talvez haikai".

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Jad:
    Ora essa, fica assim mesmo.
    E olha que eu olhei e olhei para o segundo haicai e não via onde é que estava a diferença...Preocupante isto, logo para mim que sou tão observadora.

    Abraço

    ResponderEliminar