Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Do País

"Mário Crespo deixa "JN" e publica crónica censurada Adicionar imagem
A crónica do jornalista da SIC - "O Fim da Linha" - que não foi publicada hoje no "Jornal de Notícias" por decisão da direcção, sairá em livro já no próximo dia 11. A obra reúne mais de cem crónicas publicadas nos últimos dois anos por Mário Crespo e tem prefácio de Medina Carreira. Leia a crónica censurada no final da notícia e a nota da direcção do "Jornal de Notícias".
Rosa Pedroso Lima (www.expresso.pt)
17:42 Segunda-feira, 1 de Fev de 2010"
Daqui

"Mário Crespo abandona colaboração com JN, segundo jornalMário Crespo vai deixar de colaborar com o Jornal de Notícias depois de a publicação ter recusado um texto de opinião onde o jornalista relata um encontro entre Sócrates, Lacão, Silva Pereira e um executivo de televisão, onde Crespo foi referido como um «problema» que tinha de ter «solução», apurou o site do Sol.
O artigo de Mário Crespo, que seria hoje publicado, na coluna de opinião do Jornal de Notícias foi rejeitado pela direcção do referido diário, acrescenta o Sol na sua edição online.
No texto, Crespo alude a um almoço que reuniu o primeiro-ministro José Sócrates, o ministro da Presidência Pedro Silva Pereira, o ministro de Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, e um executivo de televisão. Nesse encontro, num hotel de Lisboa, Mário Crespo terá sido referido como «um problema» que teria de ter «solução».
No artigo, o jornalista enumera exemplos de outros «problemas» que o Governo socialista terá «solucionado»: Manuela Moura Guedes, José Eduardo Moniz, o Jornal de Sexta da TVI e José Manuel Fernandes, ex-director do Público.
O jornalista contou ao Sol que enviou, às 06:00 de domingo, o texto para o «copy desk» do JN. Por volta das 24:00, Mário Crespo recebeu uma chamada telefónica do director do diário, José Leite Pereira, com indicação de que o artigo de opinião não seria publicado.
Questionado sobre as razões para a não publicação, Mário Crespo refere que «não houve uma explicação plausível», por parte do director do jornal. Perante esta situação, o jornalista da SIC decidiu cessar a colaboração com o JN.
segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2010 15:53"
Daqui

"Gabinete do primeiro-ministro não comenta denúncia de Mário Crespo
O Gabinete do primeiro-ministro não quis tecer para já qualquer comentário à denúncia de uma alegada conversa entre José Sócrates, Pedro Silva Pereira, Jorge Lacão e um executivo de televisão em que Mário Crespo, jornalista da SIC, é referenciado como "mais um problema que tem que ser solucionado".
Contactado pelo PÚBLICO, um assessor de José Sócrates adiantou que “é provável que o primeiro-ministro não tenha ainda tido conhecimento” da denúncia de Mário Crespo “porque tem estado ao longo do dia em acções públicas”, no âmbito dos cem dias de Governo. Num texto, intitulado “No fim da linha” e que deveria ter sido publicado na edição de hoje do “Jornal de Notícias”, Mário Crespo relatava uma conversa supostamente ocorrida na passada terça-feira, durante um almoço em Lisboa, e que lhe foi transmitida por algumas testemunhas. O "pivot" da estação de Carnaxide deixa de escrever opinião no "Jornal de Notícias" depois de, ontem à noite, lhe ter sido negada a publicação do texto. O director do “Jornal de Notícias”, José Leite Pereira, remeteu uma posição da direcção do jornal para um comunicado que deverá ser publicada no site do “JN” ainda esta tarde.Ouvido pelo PÚBLICO, Mário Crespo afirma ter sido contactado pelo director do “Jornal de Notícias”, José Leite Pereira, por volta da meia-noite. Nessa conversa, o director do diário informou o “pivot” da SIC que não iria publicar o seu habitual texto de opinião e que “iria investigar” as alegações nele relatados. O jornalista da SIC contrapôs afirmando que se aquela crónica não fosse publicada deixaria de escrever para o “Jornal de Notícias”. Hoje, Mário Crespo confirmou o abandono da colaboração semanal que mantinha com o JN.Questionado sobre se alguma vez se sentiu pressionado sobre a sua conduta nos programas de informação que apresenta na SIC, Mário Crespo afirmou que nunca sofreu nenhum tipo de influência naquela estação de televisão privada e mantém a confiança da direcção de informação, com quem já falou sobre o caso.
01.02.2010 - 18:07 Por Margarida Gomes"
Daqui
Nota:
Obrigada à AL e Anabela Magalhães que me alertaram para esta verdadeira "caça às bruxas".
Porca Miséria!

8 comentários:

  1. Em@,amada,
    a censura, a falta de liberdade expressão,é um retrocesso em qualquer País do mundo!
    bjs ,
    Boas energias,
    Mari

    ResponderEliminar
  2. Pois é, Mari!E pensávamos nós que esses tempos tinham ficado lá muito para trás.
    Obrigada pela visita.
    Beijos, dias claros, noites criativas e sorrisos para si.

    ResponderEliminar
  3. Se todos os que não gostamos do Sol Sócrates (e do seu betão de Obrar) estamos doidos, cabe à Ministra Senhora Ana Jorge incrementar um Novo Manicómio do Tamanho do País, a fim de nos reeducarem a todos, mas com tal esmero que, futuramente, convictos, de cérebros bem lavados, façamos soar, com gritos P.S., o nosso profundo Amém.

    ResponderEliminar
  4. Este caso é rídiculo.

    Ridiculo porque ir para a justiça com estes casos ninguém vai. Falta coragem e, sobretudo, provas. Aliás, o facto de Mário Crespo não ter aceite que o que dizia no seu artigo fosse investigado jornalisticamente é muito interessante. Será que ele queria apenas lançar a farpa?

    Os anos de eleições em Portugal são sempre engraçados. Descobrem-se sempre coisas que de outro modo ninguém saberia. São sempre daquelas coincidências fantásticas.

    Se Mário Crespo tem razão no que diz, e até acredito que tenha, porque não aceitou logo que investigassem?

    Estes e outros casos são baseados no diz que disse e só aparecem em épocas de eleições e curiosamente partem sempre do mesmo espectro politico (o laranja).

    Estas coincidências são todas muito interessantes e a mania de em Portugal se resolver as questões não pela força da razão mas pela lavagem de roupa suja na TV e imprensa já fede.

    Já alguém dizia quando não se consegue destruir os argumentos das pessoas, destroem-se as pessoas.

    Eu não sei quem tem razão aqui, se Mário Crespo, se a pessoa que nós cá sabemos. Honestamente, nesta fase do campeonato já nem importa. Já todos perderam a razão e a politica em Portugal é a politica do arremesso de boatos e do diz que disse.

    O importante seria, mais que debater até as soluções para os males do país, avançar com medidas inteligentes. Mas por alguma razão perde-se tempo a insultar as pessoas. PS insulta Mário Crespo e este devolve o insulto.

    Em vez de se mostrar superior e, tendo razões para isso ir para a justiça, não. Desce ao nível do adversário. Enquanto isso o povinho anda distraido que, ao fim e ao cabo é o que interessa.

    Enfim.

    Em@ desculpa o testamento mas estes casos, vindo de que vêm, só me levantam dúvidas. Nunca vi casos destes a serem divulgados por gente afecta ao BE e PCP e mesmo do CDS não são muitos.

    Isto fede e deixa-me possesso porque lançam-se acusações e nunca se concretiza nada. Fica-se pelo diz que disse. Os grandes culpados destes jogos de secretaria nunca são trazidos à justiça. E entretanto perde-se tempo com estas tretas enquanto o país vai pelo ralo.

    Isto já fede e muito!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. eM@, AGORA A SÉRIO, E, PEGANDO NO POST «STOP» DA NOSSA COMUM AMIGA aNABELA, TE DIGO QUE TALVEZ (OXALÁ NÃO ME ENGANE) tEIXEIRA DOS sANTOS AINDA VÁ A TEMPO DE INVERTER A TENDÊNCIA A DESCALABRO DO DESPESISMO DESTE GOVERNO A HIPOTECAR-NOS FUTURO. e BOM SERIA QUE PARASSEM TAMBÉM COM OS PROJECTOS-CRIME tUA E fRIDÃO! «a VER VAMOS», DIZ CEGUINHO.

    ResponderEliminar
  6. Angel(inh)o:
    Eu não quero embarcar num barco que tenho a certeza de que se vai afundar...Acabei de colocar um post em que digo que estou farta.Temos que ser mais proactivos, exercer os nossos direitos e dever.
    E como o Elenáro diz no comentário dele e muito bem, esta pouca vergonha vem sempre do mesmo quadrante - aquele que se dizendo diferentes, afinal são bem iguais.Farinha do mesmo saco só com rótulo diferente.!
    Fóoooooooooooomix.
    E vou "mazé" fazer um post com coisas bonitas que estes assuntos sujam a cara do meu bloguito :(
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Elenáro:
    Tens muita razão no que dizes.
    Concordo com quase tudo. Faço só uma pequena ressalva, que tem a ver com o tempo que a justiça leva a resolver os casos e com a branqueamento dos mesmos.Nós precisamos de saber o que se passa. Não podemos viver alienados nas mãos de gente que faz o que tem feito...E queiramos ou não, a comunicação social é o 4º poder e se não fosse ela, muita coisa ficava escondida e por resolver. Porque quem faz patifarias, encobre sempre os que são do mesmo género.
    Fóooooooooooonix.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Angelo:
    Eu espero sentada para ver, porque não quero criar varizes.
    Sou muito vaidosa :).
    É que 1º o défice era um, agora já é outro, havia uma pandemia que afinal não era bem isso e gastaram-se fotunas para enriquecer quem nós sabemos, as obras quando são abdujicadas têm um preço e quando terminam inchaaaaaaaaaaaaaram...
    Eu, agora, sou cada vez mais Tomé.
    Beijinho

    ResponderEliminar