Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

segunda-feira, 22 de março de 2010

Do Ambiente: À tarde, um mau exemplo.

Comecei o dia com um bom exemplo.
Gostaria que todos nós o entranhássemos e exigíssemos dos que fazem as leis neste país a cópia desta maneira de ser e estar na política e no governo. E não me venham com bla,blás e coisa e tal, porque passam a vida a copiar os maus exemplos que vão por esse mundo fora.
Chega de bagunça!
...
Falemos agora deste mau exemplo.
Esta é a história de uma das ilhas da Ria Formosa , no Algarve, mais propriamente a da Fuseta.
Cheia de potencialidades a todos níveis, foi assaltada desde há trinta e três/quatro anos, por homens e mulheres que num egoísmo de 'chico-espertismo' edificarem casas, casinhas e casotas em tudo quanto era areal.
A Natureza anda a revoltar-se há largos anos...a ilha foi ficando roída como um caroço de maçã. E, no dia 2 de Março de 2010, uma ilha cheia de mil histórias ficou para a História, na sua destruição, como exemplo da incúria e ignorância humana.
E isto irá acontecer às outras ilhas da Ria Formosa. A de Faro corre riscos idênticos e não tarda nada...Resta-me a mim, e a muitos mais, a saudade...



Nota:
Agora digam mal dos ambientalistas, que andam a falar nisto há anos, e que tão mal-tratados têm sido, muitas vezes!

12 comentários:

  1. O problema dos ambientalistas é que são como a Igreja. Falam mas dão o mau exemplo.

    Em todo o caso o ambientalismo tem um sério problema. Se fizéssemos tudo o que eles propõe teríamos de ir viver para Marte.

    Em todo o caso, penso que é mais importante haver bom senso e solidariedade do que ambientalismo. Com bom senso e sentido de comunidade estas coisas que falas não aconteceriam.

    Com bom senso e sentido de comunidade o Protocolo de Quito teria tido outro desfecho tal como a conferência de Copenhaga.

    Honestamente, Em@, acho que o mundo já tem extremismo que chegue. E os ambientalistas são, por natureza, extremistas independentemente de terem ou não razão.

    A questão que tu falas é, antes de ser ambiental, é de bom senso. Aliás, de ambiental até tem pouco visto que os maiores prejudicados são os próprios que para lá foram construir casinhas.

    ResponderEliminar
  2. P.S.: Dá-me 5 minutos para eu poder fugir antes que tu me comeces a atirar objectos pesados a cabeça. XD

    ResponderEliminar
  3. toíng...tóing..tóing...! partiu, Elenáro?
    Já me fizeste rir.
    ...
    Sabes que eu concordo contigo, em muita coisa, e digo-te. Também discordo de ti, às vezes, e digo-te.

    Agora...alguma vez te atirei alguma coisa que fosse à cabeça? huuuuuuuuuuum, amuei :(

    No que diz respeito aos ambientalistas, diz-nos o bom senso que nem todos são iguais, não é?
    E neste caso das Ilhas da Ria Formosa eles tinham carradas de razão. E o que aconteceu? Não deitaram as casa abaixo por causa dos dividendos políticos, não fizeram nada contra quem ganhou rodos de dinheiro a vender casas férias ilegais ou a quem vendeu lotes para construção que eram públicos e onde era proíbido construír, porque...nem digo.
    Os ambientalistas e coisa e tal.
    Olha no que deu.
    Eu podia ter feito uma casa numa das ilhas ou ter comprado uma - tive montes de ofertas e até eram baratas - comprei-as? E eu com isto não quero dizer que sou melhor do que outros. Só que despertei para as causas ambientais há muito tempo...E detesto radicalismos ou fundamentalisos seja naquilo que for. mas tenho muito respeito pela Natureza e pelas pessoas (mesmo que estas teimem em ser chico-espertas....)
    ...
    Ao menos biste o bídeo?

    ResponderEliminar
  4. Sim, Em@. Aterrador. :(

    Não podemos estar sempre de acordo... :P Já viste a chatice que era? Às vezes é preciso desafinar ;)

    ResponderEliminar
  5. A Ria Formosa é um encanto toda ela ... se desaparecer depois de eu ir para a companhia dos pés juntos ....
    Que a Ilha de Tavira seja a última a desaparecer .... mas isso não vai acontecer!

    ResponderEliminar
  6. nisso tens razão...é uma sensaboria quando tudo está de acordo eheheh.
    mas deixa-me vltar atrás ao teu comentário lá de cima. Os maiores prejudicados não foram os donos das casas que o mar levou...fomos todos nós. A barra deixou de existir, com certeza formar-se-à outra num outro lado, os mariscadores terão problemas assim como os pescadores e não havendo ilha ali, a Fuzeta city fica menos protegida quando for das marés vivas. E os ecosistemas? ai...ai...ai...É melhor parar pr aqui.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Esta erosão costeira não está desligada das barragens que criam barreiras artificiais ao escoamento dos sedimentos até ao mar.
    Mas os ambientalistas são loucos...
    Depois fazem-se para aí obras à pressa, criando barreiras artificiais que pseudo resolvem o problema aqui, para o aumentar ali... e despeja-se areia às carradas para ver se a água nos dá tréguas. Já deviam ter aprendido que não dá. Porque água mole em pedra dura...

    ResponderEliminar
  8. Eu nunca disse que eles eram loucos. Só digo que são extremistas mais nada. Há uma grande diferença entre loucura e extremismo.

    ResponderEliminar
  9. Desculpa , Anabela , só agora responder. Mas a minha net endoidou. é um cai e levanta que nem te digo nem te conto. Mudei eu para a Zonfibra e já em chatiei a bem chatear hoje.É que nem telefone e com o D fora pior.

    E tens toda a razão quanto às barragens e as suas consequências. isto está tudo ligado.
    Porca miséria.

    ResponderEliminar
  10. Elenáro:
    Migo, deixa-me dizer-te que, normalmente, os extremistas são assim um bocado loucos, não?E tu sabes disso muito bem :P
    Estive a ler umas coisas engraçadas e pensei em postar aqui...sobre os "normopatas" serem mais doentes que os que geralmente têm doenças da alma...mas não será hoje.

    ResponderEliminar
  11. LOL

    Pondo as coisas dessa maneira tens razão Em@. :P

    Mas vendo as coisas assim, é preciso dizer que a loucura tem de ser q.b.... qualquer coisa mais do que isso estraga o sabor. XD

    ResponderEliminar
  12. claro. há muitas espécies de loucura. até há a loucura saudável, não é, aquela que torna as pessoa interessantes?
    mas não era dessa loucura que eu falava, falava da loucura que só tende para a destruição...

    ResponderEliminar