Bem-vindo(a) - Bienvenido(a) - Welcome - Willkommen - Benvenuto(a) - Bienvenu(e)

sábado, 11 de dezembro de 2010

Nobel Da Paz



Prémio Nobel

"Eu não tenho inimigos, nem odeio ninguém. Nem os polícias que me vigiaram, prenderam e me interrogaram, nem os advogados que me processaram, nem os juízes que me condenaram, são meus inimigos. Embora eu não possa aceitar a vigilância, prisão, processos ou condenação, respeito as suas profissões e as suas personalidades. O ódio corrói a consciência e sabedoria das pessoas; a mentalidade de hostilidade pode envenenar o espírito de uma nação, incitar a uma vida violenta e a conflitos de morte, destrói a tolerância e humanidade de uma sociedade, e bloqueia o progresso de uma nação na senda da liberdade e democracia.
Contudo, eu tenho esperança de conseguir transcender as minhas vicissitudes pessoais na compreensão do desenvolvimento do estado e de mudanças na sociedade, e de denunciar a hostilidade do regime com a melhor das intenções, e de acabar com o ódio através do amor..
Eu não me sinto culpado por seguir os meus direitos constitucionais e o direito de liberdade de expressão, e por exercer em pleno a minha responsabilidade social como cidadão chinês. Mesmo que esteja acusado por causa disso, não tenho queixas.
A reforma política da China deve ser gradual, pacífica, ordenada e controlável, e deve ser interactiva, desde cima a baixo e de baixo a cima. Desta forma terá o custo mais baixo e conduzirá aos resultados mais eficazes. Eu conheço os princípios básicos das mudanças políticas, e que mudanças sociais controladas e feitas de forma ordeira são melhores que aquelas que são feitas de forma caótica e sem qualquer controle. Por isso oponho-me a sistemas de governo que sejam ditaduras ou monopólios. Isto não é incitar à subversão do poder do Estado. Oposição não é equivalente a subversão."

Liu Xiaobo - Nobel da Paz 2010

Comentário:
Quanto ao momento, realcemos esta vergonha , mas não nos esqueçamos da vergonha de todos os outros países que se portam assim na mesma linha da China, às claras ou às escondidas. Não nos esqueçamos de Guantamano, também, por exemplo.

Nota:
Com os meus agradecimentos à Anabela Magalhães,

8 comentários:

  1. Ampliamos a vergonha. Não nos calamos.
    Beijinhos, Em@!

    ResponderEliminar
  2. Esta Paz que se sente aqui com o chilrear dos passarinhos é pena não ser extensível ao Universo.
    Gosto de te visitar!

    ResponderEliminar
  3. Querida Em@,
    Tenho tentado deixar comentário com abraço em seu blog e não consigo. Espero que hoje dê certo. Adorei suas fotos. Você sempre me inspira e os alunos também. Com os devidos créditos da postagem e seu link, partilhei o Nobel da Paz com meu alunos do Brasil para que pensem na sutuação política daqui. Feliz Natal e um 2011 iluminado de muitas cores e pensamentos.
    Sua amiga brasileira,
    Roberta

    ResponderEliminar
  4. Em@
    Só me resta acrescentar: que assim seja.
    Beijinho
    Caldeira

    ResponderEliminar
  5. Anabela,
    ampliemos, pois, que não somos mulheres de engolir e calar, :), valham-nos os deuses.
    beijo, querida!

    ResponderEliminar
  6. FNando,
    obrigada.
    eu também gosto de te sentir por cá, assim como de visitar o teu blog - não tem passarinhos, mas tem sempre imagens muito lindas.
    beijo

    ResponderEliminar
  7. Querida Roberta.
    Muito obrigada pela sua visita e comentário, como sempre, com uma mensagem tão positiva e cheia de incentivo.
    Eu tive problema com o Blogger. Não conseguia responder aos comentários, postar ou comentar nos outros blogs...no entanto, parece que já está tudo normal.
    beijo e o melhor para si, todos os dias!

    ResponderEliminar